, 22 tweets, 7 min read Read on Twitter
Comemorar que o PIB cresceu 0,4% ao invés de 0,2% é revelador do estado lamentável da economia brasileira.

Como sair desse buraco? Segue uma thread sobre meu artigo hoje na @folha, em defesa do pragmatismo.

www1.folha.uol.com.br/mercado/2019/0…
1- Criou-se no debate público uma falsa dicotomia entre medidas pelo lado da oferta (que aumentam a capacidade potencial da economia) e pelo lado da demanda (que ocupam a capacidade produtiva existente).

Essa dicotomia é absolutamente falsa (e danosa)!
2- A economia brasileira tem um PIB potencial que cresce pouco (o que exige medidas pela lado da oferta) e um hiato do produto absurdamente negativo (o que exige medidas pelo lado da demanda). O Gráfico mostra diversas medidas de hiato do produto no Brasil.
3- Pouco importa se, no passado, políticos de determinada corrente estimularam excessivamente a demanda em contexto inadequado (entre 2010 e 2015, p. ex., quando o hiato era positivo).

Erros do passado não inviabilizam os instrumentos no contexto atual, totalmente diferente!
4a- É preciso fazer reforma tributária?

Sim, pois o sistema tributário brasileiro é um dos dez mais complexos do mundo, segundo pesquisa do Banco Mundial com 190 países, o que gera ineficiências diversas.

portugues.doingbusiness.org/pt/data/explor…
4b- É preciso abrir a economia para o comércio internacional?

Sim, pois o Brasil é a segunda economia comercialmente mais fechada do planeta, ganhando apenas do Sudão.
4c- É preciso avançar na agenda da educação (muito mal parada, diga-se de passagem)?

Sim, pois a qualidade da nossa educação é terrível, tal como medida nas provas internacionais do PISA.
4d- É preciso ampliar a competição bancária?

Sim, pois o spread cobrado pelos bancos brasileiros é uma aberração em comparações internacionais, inclusive superior ao observado em países em guerra.
4e- É preciso avançar na agenda de infraestrutura?

Sim, pois os dados do Fórum Econômico Mundial sugerem que temos um atraso gritante nessa seara, sobretudo em rodovias e ferrovias.
4f- É preciso avançar na reforma administrativa?

Sim, pois o que o Brasil gasta com funcionalismo (em % do PIB) é algo fora da curva entre países emergentes.
5- Enfim, certamente não são poucas as reformas necessárias para estimular o PIB potencial do país. Pelo contrário, no Brasil, um economista pode morrer de muitas causas, mas nunca de tédio!
6- A questão é que esse conjunto de medidas é politicamente sensível, toma muuito tempo e ataca apenas uma parte do problema.

A outra parte, relacionada à enorme ociosidade da economia (alto desemprego e baixos níveis de utilização da capacidade), depende de aumentos de demanda!
7- O que tem sido implementado nos últimos anos está claramente insuficiente para reverter a calamidade social em que nos metemos.

O PIB cresce a passos de tartaruga e a taxa de desemprego cai muito lentamente.
8- Em termos práticos, isso implica, em 1º lugar, em quedas mais agressivas da taxa Selic. O Banco Central perdeu muito tempo nessa seara, conforme venho argumentando há tempos em artigos no @valoreconomico e no blog do @FGVIBRE.

valor.com.br/opiniao/552452…

blogdoibre.fgv.br/posts/deve-o-b…
9- Mas a queda da Selic pode não ser, sozinha, suficiente para mudar o quadro recessivo. Por uma série de razões bem documentadas na literatura empírica (efeitos assimétricos da política monetária, efeitos da política monetária sob alta incerteza etc).
10- Caso a Selic não se revele um instrumento suficiente, teremos que partir para novos instrumentos, como revisar as regras fiscais, de modo a permitir algum impulso do investimento público. Ou mesmo pensar em um impulso fiscal localizado (carta IBRE).

portalibre.fgv.br/revista-conjun…
11- Ou, de maneira mais fácil, coordenar as atitudes das autoridades de plantão para reduzir a incerteza política no país, que é uma função de polêmicas, disputas e tweets desnecessários. Os efeitos da incerteza na atividade são enormes e incerteza é choque de demanda.
12- Em suma, como dizia um grande economista do passado, "oferta sem demanda é que nem bater palmas com apenas uma mão".

Precisamos bater palma direito, com força, sem preconceito e com pragmatismo!
13- Do contrário, seguiremos nessa década frustrada, em que acumulamos frustração atrás de frustração com o resultado do PIB.

O gráfico mostra como, desde 2011, o PIB efetivo (linha preta) fica abaixo do PIB esperado pelo consenso de mercado (linhas vermelhas).
14-Lembrando que a década frustrada é fruto de uma política econômica que implementou, na 1ª metade da década, estímulos de demanda quando havia insuficiência de oferta (pleno emprego) e que, na 2ª metade, tem focado em medidas de oferta, quando há clara insuficiência de demanda!
15- Para não dizerem que estou criando um espantalho, segue uma entrevista de um membro da equipe econômica em julho desse ano (não vou revelar o nome, pois não há necessidade de tornar o debate nominal).
16- Por fim, para quem não tem acesso ao jornal, segue o artigo por aqui. Que o pragmatismo nos permita bater palmas para o nosso PIB (e não comemorar 0,4% ao invés de 0,2%)!
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Ricardo Barboza
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!