My Authors
Read all threads
A prisão dos brigadistas voluntários de #AlterdoChao e o ataque ao @saudealegria não foi por acaso. Ela faz parte de uma estratégia do governo de impôr sua narrativa desprezando a verdade sobre o #fogo na #Amazônia
Segue o fio:
Na sexta dia 15/11 soltamos um artigo na @GlobalChangeBio mostrando como o enorme aumento das taxas de #desmatamento foi a causa por trás dos grandes incêndios vistos na Amazônia brasileira em agosto:
onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.11…
Na segunda dia 18/11 o @inpe_mct soltou as estimativas oficiais do desmatamento de agosto de 2018 a julho de 2019, que chegou a quase 10 mil km2, ou 8 vezes a cidade do Rio de Janeiro. A maior taxa de desmatamento desde 2008:
sustentabilidade.estadao.com.br/noticias/geral…
Para a imprensa, o Ministro @rsallesmma falou que providências iam ser tomadas para o combate ao desmatamento. Ele só não deixou claro quais medidas e nem quando.
Ontem, dia 26/11, foram então presos 4 voluntários da Brigada de Alter do Chão. Os 4 presos estão sendo acusados de botar fogo na mata pra ganhar dinheiro de ONG. Ou seja, segue a narrativa usada pelo presidente em Agosto, mas que ele mesmo depois assumiu ser infundada.
No mesmo dia, o escritório do Saúde e Alegria em Santarém tb foi surpreendido por um mandato de busca e apreensão de computadores e documentos. Os motivos do mandato não estão claros e nem a ligação deles com a Brigada de Alter.
Agora as grandes questões:
1 - A brigada tem dezenas de pessoas. Pq os presos são os únicos integrantes do Sudeste? Todos bem conectados e com capacidade de mobilizar a mídia?
2 - Pq o ataque ao Saúde e Alegria q é a maior ONG de Santarém e sempre na mídia?
Está claro que essas prisões foram midiáticas, tentando culpar pessoas que conseguiriam atrair a atenção da imprensa. A notícia serve para amenizar as críticas ao governo pelo aumento no desmatamento. Achou-se um bode expiatório. 4 famílias sofrem por isso. Autoritarismo puro.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Erika Berenguer

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!