My Authors
Read all threads
🚨 1/12 Trump afirmou hoje cedo que Brasil e Argentina estão desvalorizando suas moedas e que irá restaurar as taxas de importação sobre aço e alumínio. O pior dessa merda é ver neguim comemorando algo negativo para o Brasil só para comemorar uma suposta derrota do Presidente.
2/12 Quem perde, se as taxas forem realmente restauradas, somos todos nós, inclusive o imbecil que comemora. O anúncio foi feito nesta manhã e o Governo aparentemente ainda não entrou em negociações com os americanos. O jogo entre parceria e soberania é delicado.
3/12 Trump sempre fez questão de anunciar "America first" (América em primeiro lugar). Ele está cumprindo sua promessa e Bolsonaro terá de equilibrar o respeito às soberanias nacionais e sua excelente relação com o atual Governo americano.
4/12 Trump quer atender sua indústria interna e Bolsonaro a dele. Temos uma indústria forte e bons motivos para sermos atendidos. Trump está chamando para a mesa de negociações e não trollando as boas relações com o Brasil.
5/12 Se houvesse uma questão semelhante entre Brasil e outro país, o Governo brasileiro tbm iria privilegiar seu desenvolvimento interno da mesma maneira que Trump faz agora. O retorno da taxa serve para segurar a importação de aço estrangeiro e privilegiar a produção interna EUA
6/12 Em agosto de 2018, Trump ISENTOU o Brasil, a Argentina e a Coréia do Sul de taxas para alumínio e aço em função da pressão da indústria interna, incapaz, à época, de suprir a demanda americana. Segue abaixo a explicação da Casa Branca, em agosto/2018:
7/12 “As empresas [baseadas nos EUA] podem solicitar exclusões de produtos com base na quantidade insuficiente ou na qualidade disponível dos produtores de aço ou alumínio dos EUA. Nesses casos, uma exclusão da cota pode ser concedida e nenhuma tarifa seria devida."
8/12 Não podemos esquecer que a economia americana, desde sua ascensão após a 2ª Guerra, é tratada como uma questão de segurança nacional. Isto tem garantido aos EUA um posto privilegiado como um player no mercado internacional. Eles jogam assim e devemos ir na mesma direção.
9/12 Soltar memes de "não era amor, era cilada" sobre o anúncio do retorno das taxas de importação sobre aço e alumínio brasileiro é BURRICE! É a dinâmica da economia internacional. No momento, os EUA aparentam ter capacidade produtiva de aço suficiente para sua demanda interna.
10/12 A taxação não é quebra de acordo nem de parceria e muito menos da boa relação entre os Governos Americano e Brasileiro. Isto poderá ser mudado esta tarde ou daqui a um ano. Lembre-se de que um ano atrás Trump ISENTOU o
Brasil de taxas e poderá voltar a fazê-lo.
11/12 A economia é assim. Agora é hora de Bolsonaro, Ernesto, Paulo Guedes e Tarcísio colocarem suas mentes para trabalhar, chegar num acordo com o Governo americano e buscar alternativas, caso a situação não possa ser mudada.
12/12 Só mais um detalhe: o Brasil é 2º maior fornecedor de aço e ferro dos EUA. Essa relação não será quebrada. O preço mais alto poderá reduzir as exportações, mas se a demanda da economia americana, que está alta, se mantiver, nossas siderúrgicas ganharão mais e o Brasil tbm.
BÔNUS. Enfim, o jogo econômico é delicado e não é algo certo e fechado. Antes de comemorar essa possível derrota para o atual governo, saiba esperar as negociões, que podem levar dias. Amanhã a coisa pode virar. Trump é negociador nato e Ernesto e Paulo Guedes também. Aguardem!
BÔNUS 2: Trump está em campanha presidencial e tem de atender seu eleitorado. A indústria de aço e alumínio o pressionam e é natural que ele atenda. Se ele vencer ano que vem, o que é MUITO provável, as taxa poderão cair e a coisa voltar ao normal. Calma, negada.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Bernardo P Küster 🇧🇷

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!