, 11 tweets, 2 min read
My Authors
Read all threads
Vamos imaginar uma mulher de 45 anos que mora em uma favela desde que nasceu. Ao longo desse tempo ela viu e sofreu com milhares de tiroteios. Correu risco de vida, seus filhos impedidos de ir pra escola, talvez tenha perdido amigos oi conhecidos para violência.
Depois de cada uma dessas operações policiais, os impactos eram sempre parecidos: mortes, medo, destruição, direitos básicos violados... Nunca, depois de uma operação, as coisas melhoravam pra essa mulher e sua família.
Por vezes os confrontos eram ignorados, outras vezes ela assistia na TV notícias sobre prisões e mortes de traficantes, além de apreensões de drogas e armas comemoradas pela polícia e pelo governo. Mas a vida dessa família não mudava.
Após as operações direitos básicos continuavam sendo violados, a violência não diminuía, e a vida das pessoas não melhorava.
Hoje, 45 anos depois, essa mulher é acusada de "defender a bandidagem" quando se opõe às operações. Dizem que ela "não apoia a polícia" e que "gosta dos traficantes".
Agora pensemos no que no que se cobra dela:

Cobram que ela apoie incondicionalmente a política que ao longo de décadas causou um sofrimento incomensurável e não trouxe nenhuma melhora em sua vida. Pelo contrário, ela viu as coisas piorarem em muitos momentos.
Em função da dinâmica exemplificado acima, é natural que moradores de favelas não apóiem as ações das polícias. Até aqui, diga-se de passagem, eu não citei a corrupção e a violência da polícia, que reforça essa percepção de que as ações policiais não são positivas.
Essa ideia de que os moradores de favelas não gostam da polícia é especialmente grave porque serve pra incentivar comportamentos abusivos de policiais contra moradores de favelas — como vimos recentemente em Paraisópolis e em em inúmeras outras ocasiões ao longo dos últimos anos
Os policiais são contaminados por essa ideia falsa e estúpida de que os moradores "escolheram os bandidos" e isso da com que entrem na favela com ódio, como se estivessem arrisca do suas vidas para proteger pessoas que estão contra eles.
É extremamente importante que se desminta essa ideia absurda, debater a complexidade das circunstâncias que levam moradores de favelas a não apoiarem as ações policiais.
Os moradores apoiam os bandidos e não gostam da polícia?

Espero que tenha ficado claro o proquê dessa frase ser uma grande mentira, que tenham entendido os impactos dessa mentira na vida dos moradores de favelas e a importância de desmentirmos essa ideia absurda.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Guilherme

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!