, 36 tweets, 14 min read
My Authors
Read all threads
THREAD: O MUNDIAL DE CLUBES DE 2000

Em 2020, o primeiro torneio global de clubes organizado pela FIFA completa duas décadas. E a cada ano que passa, mais detalhes sobre sua organização e contexto histórico se perdem, e dão lugar a lendas e teorias furadas. Que tal mudarmos isso?
Antes de começarmos, uma listinha sobre as fontes que vou usar aqui nessa thread:

Mundo Deportivo (sigla MD)
Jornal do Brasil (JB)
Jornal da Tarde (JT)
ABC Madrid (ABC)
Folha de São Paulo (FSP)
USA Today (USA T)

OK, agora vamos lá!
A 1ª coisa importante a falar é:

A FIFA não teve a ideia do Mundial de 2000 do nada, não foi um impulso. Havia esse interesse há décadas, expresso 1º pelo envolvimento importante de gente ligada à entidade em torneios como a Copa Rio de 1951, no Brasil.
"Ah então a Copa Rio foi o primeiro Mundial?"

O presidente da FIFA, Stanley Rous, respondeu: não. A Copa Rio não fora "submetido à FIFA" (MD, 5/4/1951). Ou seja, a responsabilidade pela competição era da CBD.

Posteriormente, ele detalharia essa opinião...
... dizendo que, pessoalmente, apoiava a organização da Copa Rio e desejava seu sucesso, e pensava que ela possuía "relevo mundial", mas que não poderia ser chamada de Mundial pois só a FIFA poderia organizar esse tipo de torneio.

(Não briguem comigo, a fala é dele, não minha)
"Então por que a FIFA não organizou o seu Mundial nessa época?"

Bem, ela quis. Por 3x no espaço de uma década, a FIFA propõs criar um torneio mundial de clubes: em 1962, 1967 e 1970, mas os europeus vetaram. Isso é documentado em parte pelo Mundo Deportivo de 10/4/1975:
Em 1967, a proposta vem de Stanley Rous, após a FIFA ser cobrada pela extrema violência ocorrida na Copa Intercontinental daquele ano. Ele diz que não havia o que fazer, pois a FIFA não reconhecia o torneio como Mundial (ABC, 3/11/1967), o que só ocorreria se ele fosse ampliado.
Aqui tem mais recortes, esses da época, sobre a tentativa de 1970 (JB, 23/1/1970 e MD, 24/4/1970). Neles fica claro que a FIFA não via lógica em o torneio não existir, e que já nessa época a justificativa principal da UEFA para ser contra o torneio era a falta de datas.
A década de 1970 chegou e com ela o desinteresse dos europeus pela Copa Intercontinental atingiu seu ápice. Nessa década, 7 dos 10 campeões daquele continente simplesmente abriram mão de jogar com o campeão sulamericano. Isso motivou mais tentativas de criar um Mundial de Clubes.
Uma dessas propostas veio do jornal francês L'Équipe, que sugeriu uma "Copa do Mundo de Clubes" em Paris, entre setembro e outubro de 1974. A ideia era bem aceita por dirigentes sulamericanos, mas (adivinhem!) rejeitada pelos europeus (MD, 29/1/1973).

Claro, não foi pra frente.
Em 1975 o tema volta à tona, novamente através da FIFA, provocado pelo (já citado) crescente desinteresse dos europeus pela Copa Intercontinental. O Mundo Deportivo, em 10/4/1975, relatava isso, além da expectativa da FIFA em contar com o apoio dos sulamericanos para o projeto.
A abordagem propositiva da FIFA em relação ao Mundial de Clubes diminui um pouco na década de 1980. Com criação da Copa Toyota no Japão, e a imposição da UEFA a seus clubes campeões de disputarem o torneio, ele recupera um pouco do seu prestígio, agradando aos sulamericanos.
Mas isso não impediu que ideias surgissem: em 1983, a Inglaterra planeja um Mundial de Clubes para 1985, mas desiste. Em 1984, a Argentina sugere a realização de um torneio do tipo em 1987, mas a FIFA decide não se envolver (MD, 15/12/1984).
Somente na década de 1990 a FIFA volta a investir no seu projeto, e dessa vez de forma firme e decidida, enfrentando a oposição europeia - que ainda existia: a ideia é lançada em 1993, aprovada pelo Comitê Executivo em 1996 e anunciada em 1997!
Mas ainda faltava muito o que discutir: o 1º esboço previa um torneio bianual, cuja primeira edição seria em julho de 1999 (JT, 24/7/1997). Meses depois, porém, já ocorrem mudanças: o torneio ainda começaria em 1999, mas passaria a ser anual, e no início do ano (MD, 3/9/1997).
Importante: notem que, já em 1997, os critérios para todas as oito vagas do torneio estavam definidas, e não mudaram desde o primeiro esboço: seis campeões continentais, mais o campeão vigente da Copa Toyota e... o campeão nacional do país sede. Que coisa né? Desde 1997...
Mas a UEFA seguia contra. Chegou a falar em não enviar seu campeão para a disputa. Esse impasse, entre outros, atrasou o torneio. Mas a FIFA se impôs e, ao invés de cancelar o projeto, confirmou o I Mundial de Clubes para janeiro de 2000, tendo o Brasil como sede (MD, 8/6/1999).
Devido ao adiamento do Mundial de 1999 para 2000, nem todas as confederações continentais indicaram os times que seriam os seus campeões "vigentes" na época do torneio. Foi o caso da Conmebol e da AFC, que escolheram enviar os seus campeões de 1998 (Vasco e Al-Nassr).
E aí, em outubro de 1999, foi realizado o sorteio dos grupos, em um evento cheio de personalidades do futebol e transmitido para praticamente o mundo inteiro.

Disputado entre 5 e 14 de janeiro, o torneio realizou 14 jogos, onde foram marcados 43 gols. Mais de 360 mil torcedores compareceram às partidas, mas o sistema de rodadas duplas sofreu críticas, pois os jogos preliminares tiveram públicos muito pequenos, em sua maioria.
Os jogos mais esperados foram os confrontos entre europeus e sulamericanos: Real Madrid x Corinthians e Manchester United x Vasco. Ambos renderam à Bandeirantes, TV que transmitiu o torneio, audiências históricas, chegando a ameaçar a liderança da Globo em audiência.
A grande final, Corinthians x Vasco, foi vista por mais de 73 mil torcedores no Maracanã, sendo decidida apenas nos pênaltis. Na TV, o jogo fez a Band se tornar líder em audiência, fato nunca mais repetido pela emissora.

uolesportevetv.blogosfera.uol.com.br/2012/12/15/ha-…
Desse texto do UOL, linkado acima, vale destacar esse trecho: como forma de mitigar a audiência dos jogos do Mundial pela Band, a Globo adotou em seu noticiário uma linha editorial no sentido de tratar a competição como um "torneio de verão", para diminuir sua relevância.
Ou seja: você, que trata o Mundial de 2000 como "torneio de verão" se achando o supra sumo da zoeira, saiba que só está repetindo algo que a Globo inventou na época pra tentar impedir que a Band roubasse audiência de Terra Nostra. E NÃO RESOLVEU 🤣
Enfim. Muitos falam que, após o fim do torneio, o saldo foi negativo e ele foi mal avaliado, especialmente pelos europeus. Mas o fato, mesmo, é que ainda em 2000 a FIFA confirmou a sua continuidade. E a segunda edição seria na Europa. E com mais times (MD, 4/8/2000)!
A Federação Espanhola tentou até que, ao invés de 12 times, fossem 16 os participantes, sendo cinco europeus. Pra quem não gostava do torneio, até que se empolgaram rápido... (ABC, 7/11/2000)
Mas não rolou, e o II Mundial de Clubes seria com 12 times mesmo. Estava tudo certo pra realização. Os grupos foram sorteados, o calendário foi definido, e o Palmeiras (único brasileiro) já havia até preparado material gráfico e pacote de viagem pros torcedores.
Só que aí, a dois meses do jogo de abertura entre Deportivo La Coruña e Boca Juniors, a bomba: o torneio era adiado pela FIFA. Entre os motivos, a falência da ISL (sua parceira de marketing) e um "problema de datas" com as ligas europeias. (FSP, 18/5/2001 e MD, 19/5/2001).
A expectativa da FIFA era que, no seu Congresso de dezembro daquele ano, fosse confirmado o adiamento do Mundial para o início ou meio de 2003, com 16 times, com sede "provável" na Espanha. "Provável", pois havia mais 11 países querendo receber o torneio (USA T, 10/8/2001).
A proposta, porém, não foi aprovada, devido ao calendário de 2003 estar "muito cheio". A opção era realizar o Mundial no lugar da Copa das Confederações, mas a própria FIFA entendia que essa possibilidade era remota (FSP, 1/12/2001). E de fato, não aconteceu.
No final, o II Mundial de Clubes só ocorreria em 2005, após o fim da Copa Toyota, e na mesma época (dezembro). Isso também foi possível graças à parceria firmada entre a FIFA e a montadora, que passou a patrocinar a competição. E o resto é a história que conhecemos.
Moral da história: o Mundial de 2000 não foi um torneio qualquer. Ele foi fruto de pelo menos 35 anos de projetos, tentativas e lobbies da FIFA, barrados por muito tempo pelos sulamericanos e por mais tempo ainda pelos europeus. Ele era um sonho e foi uma vitória da persistência!
Sua criação só ocorreu em 2000 porque a FIFA não teve coragem para enfrentar os interesses dos europeus antes disso. E seu futuro deveria ser brilhante, não fosse o cancelamento da edição de 2001. Nada do que existe hoje, sobre o tema, existiria se não fosse 2000. NADA!
Portanto, valorizem o Mundial de 2000, sua história, organização e realização. Pois ele foi muito mais que um torneio, e seu legado vai ser eterno, mesmo com a reformulação da disputa em 2021. Respeitem!
CORREÇÃO: esse print está errado. O ABC Madrid publicou duas matérias sobre Stanley Rous em 3/11/1967, e eu postei na thread a box onde ele fala da Copa de Seleções. Essa aqui sim, é a matéria onde ele fala sobre a necessidade de um Mundial ter campeões de todos os continentes:
Voltando! Pra acrescentar uma informação:

A Globo fez de tudo pra evitar que o seu público migrasse pra Band durante a transmissão do Mundial 2000, mas falhou. Então ela teve que abandonar a narrativa do "torneio de verão".

Globo Esporte de 15/1/2000:

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Daniel Keppler

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!