, 21 tweets, 5 min read
My Authors
Read all threads
FILTRO DE GORDO NO INSTAGRAM É GORDOFOBIA? a thread.
Cês devem ter visto por aí esse vídeo do primeiro close errado de 2020, a mana que tentou lacrar em cima de pessoas gordas, negras e/ou que se automutilam. O vídeo é equivocado em muitos níveis, mas eu vou me concentrar na parte que o menino aparece usando filtro de gordo.
Pessoas brancas que pintam o rosto para representar pessoas negras é uma atitude racista chamada Black Face. É algo historicamente usado para estereotipar e depreciar pessoas negras.
Hoje, já é tão absurdo fazer black face, que é difícil aparecer na midia alguém fazendo, e quando faz, já é logo apontado e combatido.
Algo equivalente para pessoas gordas seria a utilização de roupas ou acessórios que fazem pessoas magras parecerem gordas. Isso, a gente chamada FAT SUIT, ou “roupa de gordo” em tradução livre.
Assim como no black face, o fat suit não é só uma “representação”, é uma forma de trazer junto VÁRIOS ESTEREÓTIPOS de pessoas gordas para a pessoa ou o personagem em questão. Quer exemplos?
Em Friends, o passado tarado e vergonhoso da Mônica é conhecido como “Fat Mônica”, a atriz Courtney Cox usando fat suit.
A mesma série já usou fat suit também pra representar um possível futuro catastrófico do Joey.
Já em How I Met Your Mother, o futuro depressivo e infeliz de Barney também usa fat suit e ainda mostra o personagem comendo de forma animalesca.
O fat suit tá presente em VÁRIOS filmes e séries, SEMPRE pra representar versões PIORES dos personagens, versões sujas, porcas, feias, desengonçadas, engraçadas, infelizes, depressivas...
Tá presente inclusive em um dos filmes mais nojentos e gordofóbicos já produzidos até hoje: “o amor é cego”.
“Ah Bernardo, mas isso tudo é antigo, hoje em dia não é mais assim”. Ah é? E que tal esse aqui...
“Fat Thor”, a versão gorda, suja, deprimida, desleixada e SUICIDA do deus nórdico. E detalhe, AINDA ASSIM, ele é o alívio cômico do filme.
Mas tem versões que parecem “menos explícitas” do fat suit. E elas estão disponíveis largamente no instagram.
O mesmo instagram que baniu filtros de cirurgia plástica para preservar a saúde mental dos usuários, ainda permite filtros que engordam a cara da pessoa, SEMPRE utilizados de forma engraçada.
Quer dizer, a gordofobia até hoje é tão normalizada e aceita na nossa sociedade, que ainda julgamos normal ver pessoas gordas serem utilizadas como fantasias e serem associadas a caracteristicas absurdas e degradantes.
Se você nunca tinha se ligado nisso até hoje, tudo bem. Fat Suit é tão inaceitável quanto desconhecido. Mas agora que você leu isso tudo, não dá mais pra alegar inocência na próxima vez que assistir ou até reproduzir fat suit. E é sempre bom lembrar:
✨ PESSOAS GORDAS NÃO SÃO FANTASIA✨
✨ USAR FILTRO DE GORDO NO INSTAGRAM É GORDOFOBIA SIM ✨
✨ SE VOCÊ SE CALA DIANTE DA GORDOFOBIA, VOCÊ É TÃO GORDOFOBICO QUANTO ✨
É isto, vamos começar 2020 sendo mais conscientes ❤️ E se você aprendeu algo com essa thread, me ajuda compartilhando. Brigado e beijos no coração. ☺️
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with blogueira fitness

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!