, 49 tweets, 19 min read
My Authors
Read all threads
Estava de bobeira aqui lendo um texto do Professor Umberto Eco sobre o Ur-Fascismo, que seria a manifestação do Fascismo nos dias de hoje. Vivemos chamando pessoas e grupos de fascistas. Mas o que define o Ur-Fascismo neste texto primoroso de Eco?

Segue a #AulaFio.
Em abril de 1995, Umberto Eco (1932 – 2016) proferiu um discurso para uma conferência na Universidade Columbia, numa celebração da liberação da Europa. Depois, a transcrição foi publicado no livro Cinco Escritos Morais, publicado pela Editora Record em 2002.
Vou me concentrar na segunda parte do texto, onde o professor Eco descreve as 14 características básicas do Fascismo. Mas antes, observe a tabela abaixo.
Para ser considerado uma ideologia fascista, não é preciso preencher o bingo das 14 características. Na verdade, precisamos observar grupos que cooperam e ver se alguns destes aspectos estão em cada um deles.
No exemplo de Eco, o grupo 1 não possui nenhuma afinidade direta com o grupo 4. Porém ambos têm afinidade com os grupos 2 e 3. Um grupo político não necessariamente é cópia exata do outro, mas possuem interesses afins.
Portanto você não encontrará todos os aspectos em apenas um grupo tão facilmente. Mas quando observa o espectro geral, pode assustar-se, percebendo que todos as características ganhando força na sociedade. Vamos lá?
Eco deixava claro que achava bem difícil que o Fascismo voltasse com a mesma estética da década de 1930. Mas também acredita que muitas características do fascismo não só perseveram como prosperam ainda hoje. A realidade atual não nos permite discordar dele.
Por isto ele fala do “Ur-Fascismo, ou fascismo eterno, que é definido pelas 14 características que resumo e ilustro a seguir:
1)O culto da tradição
A verdade e a bondade estão aqui desde tempos imemoriais. Não devemos questionar esta verdade pois isto seria anti-natural. Por isto os cruzados, por isto os vikings...
2)Irracionalismo
É a própria negação dos valores iluministas. Rejeita-se todos os avanços dos últimos séculos. Se o nazismo valorizava a tecnologia, ele também produzia muito obscurantismo através da negação da própria Ciência.
3)Anti-intelectualismo
Tudo o que vale é a ação, pois a reflexão antes desta, seria uma “emasculação”. A Cultura e a Ciência são tratadas com desprezo e até mesmo violência, pois são geradoras de crítica ao status quo.
4)Engajamento total
Se a Ciência vê o desacordo como possibilidades de avanço através do debate, o Ur-Fascismo não tolera qualquer crítica, que sempre são tratadas como traição.
5)Intolerância
O Ur-Fascismo cresce exacerbando o medo da diferença. O outro, seja ele qual for (religião, nacionalidade, etnia, orientação sexual, vertente política), é um inimigo a ser exterminado.
6)Revanchismo.
Se antes o Fascismo usou a frustração do proletariado para conseguir adesão, hoje o Ur-Fascismo consegue apoio nas classes que não sentem-se representadas ou mesmo se veem como injustiçadas.
7)Conspiracionismo nacionalista
O Ur-Fascismo precisa de um inimigo, de preferência externo, que demonstre como ele é o salvador de um estado de sítio que estava estrangulando a Nação.
8)Contra os gigantes de pés de barro
O Ur-Fascismomsempre se coloca contra um inimigo que ao mesmo tempo é formidável é que será esmagado por causa de suas falhas estruturais. O inimigo deve sempre ser temido mas também ridicularizado.
9)Beligerância
Sempre estão em guerra, ou campanha, contra o inimigo que nunca é definitivamente derrotado, mesmo com todo o esforço e competência da liderança. Os ataques e ultrajes nunca cessam, pois é no clima belicoso que o Ur-Fascismo prospera.
10)Elitismo de massa
Os membros do grupo Ur-Fascista sempre são os melhores cidadãos. Não existe um elitismo de classe aparente, pois todos devem sentir-se iguais, mas é criada uma hierarquia, onde os que estão acima são melhores do que os correligionários logo abaixo.
11)Heroísmo mórbido
Todo fascista deseja a morte tanto sua quanto a do inimigo como forma de corar seu heroísmo. Pode ser um desejo meramente retórico, mas que pode tornar-se real. E os líderes estimulam esta cultura da morte em sua estética e retórica.
12a)Frustração machista
Como o heroísmo não é para todos, o fascista muita vezes transfere sua vontade de poder para o sexo. E como o sexo pode ser difícil para alguns, alguns fascistas partem para o machismo tolo, tentando reprimir e agredir quem negam que sejam seus iguais.
12b) E existem outros que tentam curar suas frustrações com joguinhos onde fingem guerrear. Usam uma retórica, uma dinâmica é uma estética de guerra, mas não passam de brincadeiras tolas de almas vazias.
13)Populismo qualitativo
O indivíduo perde seus direitos enquanto o líder apresenta-se como intérprete da vontade do povo, que ele diz representar. O povo deixa de ser agente político e passa a ser apenas uma ficção teatral que respalda as arbitrariedades cometidas em seu nome.
14) Novilíngua
O conceito criado por Orwell em sua famosa distopia, aparece aqui na forma de uma comunicação simplista que limita qualquer oportunidade de crítica, debate ou diálogo. Precisamos ficar atentos para identificar este tipo de comunicação e combatê-la de forma efetiva.
A transcrição integral do discurso, traduzida para o português, você consegue no link abaixo. Recomendo a leitura. Eco foi brilhante e ler este texto é ainda é muito necessário.

cartamaior.com.br/?/Editoria/Pol…
Na imagem, o professor Umberto Eco.
Capa do livro onde está o texto base do fio: Cinco escritos morais .
Na imagem, uma tabela que divide 6 aspectos políticos entre 4 Grupos políticos, de forma que nem todos compartilham aspectos, mas cooperam entre si.
No GIF, O personagem Hans Landa de Bastardos Inglórios diz “That’s a bingo!”
No GIF, o, na época candidato, João Amoedo.
No GIF, Adam Sandler dizendo “Let’s Go!”
Na imagem, foto recente de um trio de integralistas fazendo a saudação característica.
Na imagem, Tweet onde o chanceler cita a expressão “Deus vult!”
Na imagem, homem segurando um modelo da Terra Plana.
Na imagem, tweet do presidente Bolsonaro alegando que livros didáticos em seu governo serão “mais baratos e sem política ou ideologia de gênero (sic)”.
Na imagem, tweet onde Eduardo Bolsonaro chama antigos correligionários de “traidores”.
Na imagem, tweet onde o usuário pergunta onde está o “nosso papa Urbano II” ao comentar uma notícia, que é falsa, sobre a criação de um partido para islamizado o Brasil.
Na imagem, meme da Barbie, onde a boneca está caracterizada como uma. Pessoa rica e com os dizeres: “Aqui é trabalho mesmo, não fico mamando na teta do governo (sic)”.
Na imagem, tweet do chanceler brasileiro onde ele fala da conspiração globalizara contra o agronegócio brasileiro.
Na imagem, o GIF “E o PT hein? E o Lula?”
Na imagem, tweet enquete de uma deputada governista querendo saber a opinião de seus seguidores sobre uma eventual intervenção militar brasileira na Venezuela.
Na imagem, foto de um casal com camisetas verdes e amarelas indo protestar sendo seguidos pela baba de seus filhos.
Na imagem, o logo do novo partido de Bolsonaro, feito com cartuchos de balas.
Na imagem, uma foto de Bolsonaro e a frase dele quando disse que tem “4(filhos) homens, no quinto eu dei uma fraquejada e veio uma mulher (sic)”.
Na imagem, o deputado Eduardo Bolsonaro cercado por armas.
Na imagem, esquente de tweet onde o presidente pergunta aos seus seguidores se eles são favoráveis “ao retorno dos radar móveis em rodovias federais”.
Na imagem, o então deputado Jair Bolsonaro segura uma edição do livro “A verdade sufocada” do coronel Carlos Alberto Ustra.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Dennis Almeida

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!