, 19 tweets, 4 min read
My Authors
Read all threads
ROGER SCRUTON NA GAZETA DO POVO — A THREAD
Se faz uma confusão danada sobre o que é ser conservador e o que é o conservadorismo. Não é um problema exclusivamente brasileiro, mas, como o termo entrou em voga recentemente por aqui, parece que a falta de clareza atingiu a todos.
Confunde-se direita, reacionarismo e outros termos e conceitos com o conservadorismo. A bagunça é geral. O conservadorismo é pop e o pop não poupa ninguém.
Por isso, se você ainda não conhece ou não leu a obra de Sir Roger Scruton, que infelizmente morreu (🔗gazetadopovo.com.br/ideias/morre-a…) neste domingo (12), aos 75 anos de idade, chegou a hora.
A Gazeta do Povo publicou um extenso ensaio sobre o pensamento do filósofo britânico, chamado de “o maior conservador de sua geração”, e vários textos de sua autoria, todos obrigatórios para quem deseja entrar em contato com o melhor do pensamento realmente conservador.
Neste texto (🔗gazetadopovo.com.br/ideias/o-que-p…), Martim Vasques da Cunha (que verteu para o português o livro ‘A Alma do Mundo’) mostra como o filósofo ganhou notoriedade no Brasil, a ponto de ter quase todas as suas obras publicadas por aqui.
Outro texto (🔗gazetadopovo.com.br/ideias/roger-s…), um perfil póstumo escrito por Michael Brendan Dougherty, do National Review, revela como Sir Roger Scruton se descobriu conservador, em plena Paris de 1968, quando a juventude rebelde elegeu Foucault como seu guia ideológico.
Scruton resume bem a contaminação gerada pelo teórico: “‘As Palavras e as Coisas’, de Foucault, a Bíblia dos soixante-huitards [os manifestantes de 1968], o texto que parecia justificar toda forma de transgressão, mostrando que obediência é apenas derrota.
É um livro ardiloso, escrito com uma mendacidade satânica, apropriando-se seletivamente de fatos para mostrar que cultura e conhecimento nada mais são do que "discursos" de poder. O livro não é uma obra de filosofia, mas um exercício de retórica.
Seu objetivo é a subversão, não a verdade, e argumenta que "a verdade" requer vírgulas invertidas, que muda de época para época, e é ligada à forma de consciência, a "episteme", imposta pela classe que lucra com sua propagação.
O espírito revolucionário, que busca coisas no mundo para odiar, encontrou em Foucault uma nova fórmula literária. Procure poder em todos os lugares, ele diz a seus leitores, e você o encontrará. Onde há poder, há opressão. E onde há opressão há o direito de destruir.”
Também publicamos o último discurso de Sir Roger Scruton (🔗gazetadopovo.com.br/ideias/roger-s…), quando o filósofo recebeu o prêmio de Defensor da Civilização Ocidental. Ele tinha sido recentemente diagnosticado com câncer.
O texto (🔗gazetadopovo.com.br/ideias/roger-s…) faz uma defesa apaixonada do legado e da importância da nossa civilização. Vale se demorar em cada frase: “Quanto mais você analisa, mais você percebe quão abrangente e universal é a herança da nossa civilização.
E isso é algo que tendemos a esquecer hoje em dia. Não é um legado restrito. É algo que está realmente aberto a todos os tipos de inovações, que aceita a totalidade do ser humano como seu tema.”
Neste outro artigo de Scruton (🔗gazetadopovo.com.br/ideias/sir-rog…), ele defende a ideia de que o perdão e a ironia são dádivas da nossa civilização. “A ironia é algo bem diferente do sarcasmo: é uma forma de aceitação, e não uma forma de rejeição.
Ele também aponta para dois caminhos: por meio da ironia, aprendemos a aceitar tanto o outro, para o qual volto meu olhar, quanto a mim mesmo, aquele que está olhando.”
Ao longo desta semana vamos publicar diariamente alguns dos melhores textos já escritos por Sir Roger Scruton, textos que fazem a defesa e definem o verdadeiro conservadorismo.
Se você já é nosso assinante, aproveite o que nenhum outro veículo de imprensa brasileiro faz. Acesse todos os artigos aqui ➡ gazetadopovo.com.br/ideias
Se você ainda não é, assine e desfrute o melhor do conservadorismo mundial. ➡bit.ly/2t5mxEe
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Ideias

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!