, 20 tweets, 4 min read
My Authors
Read all threads
🇺🇸 Muita gente mandando perguntas com dúvidas sobre as primárias democratas. Ao longo das primárias, tuitarei tentando esclarecer o processo. O negócio é meio bizarro mesmo. E o + louco de todos é o q acontece no primeiro Estado a votar: o pequeno e agrário estado de Iowa.🧶
Primeira coisa a entender é a importância de Iowa por ser o 1º Estado a votar nas primárias. Quem vence em Iowa, recebe muita atenção da mídia, aparece como viável, e pode ter sua candidatura catapultada. Foi o q aconteceu com Barack Obama em 2008. Até Iowa, Hillary era favorita.
Desde que um relativamente desconhecido Jimmy Carter ganhou em Iowa e acabou levando a nomeação do partido em 1976, ficou claro p/ os candidatos a importância de vencer no Estado. Dos últimos 8 candidatos à presidência pelo Partido Democrata, 6 começaram vencendo Iowa.
Isso inclui todos os últimos 5 Democratas nomeados: Gore (2000), Kerry (2004), Obama (2008), e Hillary Clinton (2016). A vitória apertada de Hillary sobre Bernie Sanders em 2016, serviu p/ jogar desconfianças sobre sua campanha e ela sofreu p conseguir 1 nomeação q parecia fácil.
Perder em Iowa pode sepultar uma candidatura e catapultar outra. Em 2004, Howard Dean era o favorito para a nomeação do partido e pouco se falava em John Kerry. Isso até Kerry vencer em Iowa e Dean ficar em 4º e ver sua candidatura afundar. Kerry acabou nomeado.
Iowa leva tão a sério o fato de ser o primeiro Estado a votar, q eles passaram uma legislação determinando q as primárias lá devem acontecer pelo menos 8 dias antes de qualquer outro Estado. Esse ano elas acontecerão em 3 de fevereiro, uma segunda-feira.
O que se costuma dizer é: Iowa não é o primeiro Estado a votar porque é o mais importante, é o mais importante porque é o primeiro.
A outra coisa crucial para entender sobre Iowa é q lá não acontece exatamente uma primária. Ou seja, os eleitores não vão às urnas, selecionam um candidato e aquele com mais votos ganha. Em Iowa o sistema de seleção é via "caucus". Aqui q a coisa fica bizarra.
Um "caucus" é basicamente uma reunião de bairro. O termo tem origem indígena-americana e remete à ideia de "conselho". A coisa tem realmente um caráter tribal. As pessoas se reunem em igrejas, ginásios, escolas, bibliotecas, etc, e debatem sobre suas escolhas. Não há urnas.
São ao todo 1678 locais de encontro. Em cada um deles, um grupo de pessoas se reune p/ discutir e defender seus candidatos. Discursos são feitos visando persuadir os presentes a apoiar esse ou aquele candidato. Isso pode durar horas. E normalmente dura.
Feitos os discursos e debates, começa uma votação q lembra um game show. Coloca-se uma plaquinha com o nome do candidato em cada canto do lugar, e as pessoas fisicamente se colocam debaixo da placa do escolhido. Aí um oficial do partido conta qtos se colocaram em cada canto.
Aquele q obter menos de 15% dos votos é eliminado, e faz-se uma nova rodada de votos. Nesse momento pode-se tentar convencer aqueles q votaram no eliminado a apoiar o seu candidato, ou ainda persuadir quem parece indeciso. Vai de novo todo mundo p/ baixo da plaquinha escolhida.
Feita novamente a contagem, os votos são distribuídos por uma fórmula matemática e aquele que obtiver mais votos é considerado o vencedor. Em 2016 Hillary Clinton acabou com 49,84% contra 49,59% p/ Sanders, a margem mais estreita da história.
Em alguns casos, p/ a coisa ficar ainda mais bizarra, os votos chegaram a ser decididos no cara-ou-coroa. Não, não estou brincando: marketwatch.com/story/coin-tos…
Quem quiser detalhes sobre o processo, incluindo a fórmula para atribuir delegados, está tudo aqui: iowademocrats.org/wp-content/upl…
Por conta desse complicado processo, q exige a presença física dos eleitores e a disposição de debater por horas (numa 2ª feira), o comparecimento é historicamente baixo, em torno de 20-30% dos registrados. Em 2016, apenas cerca de 170 mil pessoas participaram (15% da pop)
Isso significa q alguém pode vencer em Iowa com +/- 50 mil votos. Resumindo: Dada a importância de vencer no Estado, isso significa q na maior democracia do 🌎, 1 punhado de plantadores de milho reunidos numa igreja tem peso desproporcional na escolha do candidato à presidência
Como os partidos nos EUA chegaram a esse sistema de primárias? Sempre foi assim? Num próximo tweet tentarei responder essas perguntas, com foco no conturbado ano de 1968, onde podemos encontrar a origem disso tudo. Tem muito assunto...
Meio isso aqui (os menos jovens entenderão)
E aqui um video de um caucus em 2008, num ginásio esportivo:
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Carlos Gustavo Poggio

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!