, 25 tweets, 8 min read
My Authors
Read all threads
O nude que mudou o rumo da história🧵. Longo fio para fechar os 2010s
Em maio de 2011, vazou um nude do deputado por NY Anthony Weiner. Em novembro de 2016, Trump foi eleito. A relação entre o pênis de Weiner e a eleição de Trump é uma das coisas mais inusitadas desse século.
Eleito em 1999 para o Congresso, Weiner ganhou 7 eleições seguidas, sempre com mais de 60% dos votos em seu distrito. Nos início dos 2010s, ele era uma estrela em ascensão no Partido Democrata. Sonhava em ser prefeito de Nova Iorque. E quem sabe, alçar vôos mais longos.
Em 2010, ele tornou-se um dos primeiros congressistas a viralizar na internet, com um vídeo em q chamava, aos gritos, os Republicanos de "covardes" durante uma votação no Congresso. Foi um sucesso entre a base Democrata
talkingpointsmemo.com/dc/anthony-wei…
Naquele mesmo ano, ele havia se casado com Huma Abedin, uma das principais assessoras de Hillary Clinton. Quando começaram a namorar em 2008, a imprensa os classificava como "dois dos solteiros mais cobiçados de Washington"
observer.com/2008/01/its-on…
O casamento de Weiner e Abedin em 2010 foi oficiado pelo ex-presidente Bill Clinton, um sinal claro tanto do prestígio de Weiner como da proximidade de Abedin com os Clinton.
nydailynews.com/new-york/queen…
Tudo mudou em 2011 quando vazou um nude que Weiner (q em inglês se traduz como "salsicha") mandou para uma estudante de 21 anos pelo Twitter. Quem primeiro mostrou o caso, foi o site de notícias Breitbart, que se tornaria o principal veículo de mídia da direita radical dos EUA
Com a visibilidade dada pelo site de Breitbart, Weiner chamou uma conferência para se explicar. Enquanto a imprensa aguardava o congressista, o próprio Breitbart subiu ao pódio, se apresentou, e começou a responder os repórteres
Quando Weiner chegou para falar, ele admitiu (após dias negando) q os nudes eram dele, q havia mandado fotos sexuais para "cerca de 6 mulheres", pediu desculpas para sua esposa Huma Abedin, mas disse q não renunciaria
politico.com/story/2011/06/…
Apesar dessa declaração, duas semanas depois ele não aguentou a pressão e renunciou.
latimes.com/politics/la-xp…
Esse episódio catapultou nacionalmente o site de Breitbart, que morreu alguns meses depois daquela conferência, quando a empresa foi então assumida por Steven Bannon. Em 2016, o site seria central para a eleição de Trump. Mas a história não acaba aqui.
abcnews.go.com/US/andrew-brei…
Em 2013, Weiner volta à cena pública, dizendo q "aprendeu a lição" e pedindo por uma "segunda chance". Finalmente ele vislumbarava a possibilidade de atingir o seu grande sonho: a prefeitura de Nova Iorque.
politico.com/story/2013/05/…
Aparentemente ele não aprendeu a lição, porque aí aconteceu o seguinte: mais nudes vazaram. Sob o codinome "Carlos Danger", Weiner continuava mandando fotos de caráter sexual para outras mulheres.
theguardian.com/world/2013/jul…
Em conversa com repórteres ele admitiu dessa vez que mandou nudes para algo como "6 a 10" mulheres. Não mais do que isso. Apesar da pressão ele não renunciou às primárias p/ a prefeitura, mas despencou nas pesquisas nydailynews.com/news/politics/…
Isso foi em 2013. Apesar de ter dito à época que tudo eram águas passadas, em 2016 o q acontece? Mais nudes. Um deles, enviado em 2015, enquanto seu filho de 4 anos dormia ao seu lado nypost.com/2016/08/28/ant…
Só q dessa vez a coisa se complicou um pouco. Descobriu-se que uma das pessoas para quem Weiner mandou nudes era uma adolescente de 15 anos, com quem ele manteve conversas de teor sexual por 1 mês dailymail.co.uk/news/article-3…
Ao envolver uma adolescente de 15 anos, as ações de Weiner passavam a constituir um potencial crime de pornografia infantil. Isso levou a uma investigação do FBI.
wsj.com/articles/prose…
Foi aí que a coisa começou a envolver diretamente as eleições de 2016. O FBI apreendeu o computador de Weiner. Nesse computador, o FBI encontrou e-mails enviados a ele por sua então esposa, Huma Abedin. A essa altura, Abedin era peça central na campanha presidencial de Hillary.
Esses e-mails foram considerados pelo FBI como sendo "pertinentes" a uma outra investigação: a do uso de servidores e e-mails privados por Hillary Clinton para comunicação oficial quando ela era Secretária de Estado de Obama.
edition.cnn.com/2016/10/30/pol…
No final de outubro de 2016, o diretor do FBI, James Comey, manda uma carta ao Congresso informando que irá investigar esses e-mails, trazendo à tona um tema politicamente sensível a poucos dias das eleições presidenciais.
edition.cnn.com/2016/10/30/pol…
Essa história acabou dominando o noticiário, com manchetes pouco favoráveis a Hillary Clinton em um momento crucial da campanha. A foto que acompanha essa manchete de capa do NYT é de Clinton com Abedin. Isso em 29 de outubro. As eleições seriam 6 de novembro.
Ainda que a liderança de Hillary estivesse diminuindo nas semanas decisivas, a queda foi mais acentuada logo após a carta de Comey ao Congresso
De acordo com o analista Nate Silver, se não fosse por essa carta, Hillary Clinton seria eleita. Para ele, o impacto político da carta de Comey, teria sido suficiente para a estreita margem de vitória de Trump em Michigan, Pensilvânia e Wisconsin
fivethirtyeight.com/features/the-c…
A própria Hillary Clinton frequentemente coloca a culpa pela sua derrota na carta enviada por Comey ao Congresso. nytimes.com/2016/11/13/us/…
Essa história toda foi contada brilhantemente no mês passado por Matt Berman do Buzzfeed buzzfeednews.com/article/mattbe…
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Carlos Gustavo Poggio

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!