, 27 tweets, 8 min read Read on Twitter
Com o crescimento de Elizabeth Warren nas primárias Democratas, a candidata deve esperar um maior escrutínio sobre sua carreira. Uma história q certamente vai reemergir, caso ela seja nomeada, é o rolo sobre sua alegada ascendência indígena. A história é complicada.👇
O assunto apareceu durante sua campanha ao Senado de Massachussets em 2012. Seu adversário, o Republicano Scott Brown, a acusava de ter se declarado de ascendência indígena para avançar sua carreira na academia, aproveitando-se de políticas afirmativas. politico.com/blogs/burns-ha…
A base para acusação de Brown era um artigo publicado em 1996 no "The Harvard Crimson", o mais tradicional jornal estudantil da instituição, q criticava a ausência de diversidade entre os professores da escola de direito, e apresentava Warren como uma exceção.
No artigo, o porta-voz da instituição rebatia a noção q faltava diversidade citando especificamente Warren como "Native American", sendo ela portanto um exemplo para provar que havia sim diversidade na escola de direito de Harvard.
thecrimson.com/article/1996/1…
Em 2018, o Boston Globe fez uma investigação e concluiu q a ascensão de Warren como professora não se deu por conta de políticas afirmativas. Mas o artigo trás um documento de 1989 mostrando q ela mudou sua etnia de "white" para "native american" bostonglobe.com/news/nation/20…
Com o tempo, algumas coisas complicadas foram sendo descobertas. Qdo trabalhou na Universidade da Pennsilvânia entre 1987-1995 ela foi listada entre os apenas 8 recipientes de prêmios para professores de "grupos minoritários", de um total de 112 prêmios
politico.com/story/2012/05/…
Em um artigo de 1997, ela chegou a ser descrita como a primeira "woman of color" da escola de direito de Harvard. A citação é: "Harvard Law School hired its first woman of color, Elizabeth Warren, in 1995." politico.com/blogs/burns-ha…
Em um livro de receitas de 1984 com o título "Pow Wow Chow", q ela alegava serem coisa de família, há 5 receitas de Warren, em q ela assina "Elizabeth Warren - Cherokee". Das 5, 3 parecem ter sido plagiadas de outros lugares, palavra por palavra dailymail.co.uk/news/article-2…
No concurso da "OAB" do Texas em 1986, ela se auto-identifica formalmente e de próprio punho como "American Indian".

Com o surgimento desses documentos, as críticas foram crescendo.
Trump, q não perde oportunidade de dar apelidos infantis para adversários, começou a chamá-la de "Pocahontas" e a desafiou a fazer um teste de DNA. cnn.com/videos/politic…
É nesse momento q Warren comete um erro estratégico. Ela decide fazer o teste de DNA, em outubro de 2018. O resultado inicial parecia ter vingado Warren. Ela de fato tinha ascendência indígena. Mas "há 6 ou 10 gerações passadas" g1.globo.com/mundo/noticia/…
A imprensa amiga tentou dar o assunto como encerrado, mas com o tempo, ficou claro q a ascendência era muito distante e não muito diferente do americano médio de origem europeia. A comunidade indígena nos EUA não ficou nada feliz com essa história.
O representante dos Cherokees reagiu imediatamente, rechaçando a iniciativa de Warren e dizendo q um teste de DNA não pode determinar pertencimento a uma tribo
Desde q lançou sua candidatura à presidência, Warren admitiu ter errado e fez alguns pedidos de desculpas por ter se identificado como indígena no passado. O primeiro em fevereiro
bbc.com/news/world-us-… e o mais recente em agosto
nytimes.com/2019/08/19/us/…
Mas muitos "native americans" de verdade não ficaram satisfeitos. Um artigo especialmente crítico de uma representante Cherokee destaca q antepassados de Warren lutaram e tomaram terras dos Cherokees huffpost.com/entry/elizabet…
Se Warren confirmar a sua ascenção na corrida pela nomeação Democrata - além de ser mais clara sobre a necessidade de aumentar impostos para financiar seus diversos planos - ela certamente terá q enfrentar esse tema. Uma coisa é certa: Trump não vai deixar essa história passar.
Por fim: Até por volta de 40 anos, Warren era registrada pelo Partido Republicano, defensora do livre mercado, e caracterizada como conservadora por muitos colegas. Seu primeiro e único cargo eletivo foi o Senado por Massachussets, em 2012, aos 63 anos. Em 2018, foi reeleita.
Update: Recebi algumas perguntas sobre a afirmação acima, de q Warren tem q "ser mais clara sobre necessidade de aumentar impostos para financiar seus diversos planos". Me mandaram o plano dela de taxar grandes fortunas como a resposta. Vamos então ao fio dentro do fio👇
Em diversas entrevistas, Warren vem fugindo do tema sobre aumentar impostos para a classe média. Aqui, após o último debate Democrata, ela se recusa a responder mesmo pressionada várias vezes
A mais recente, foi em sua passagem pelo talk show de Stephen Colbert. A ABC News fez uma reportagem sobre o tema. O título: "Warren won't say if she'd raise middle class taxes to pay for Medicare for All" abcnews.go.com/Politics/warre…
Bernie Sanders, ao contrário, é mais claro (ou honesto?). Disse claramente q sim, terá q aumentar impostos para todo mundo, incluindo a classe média, para financiar seus programas. news.yahoo.com/sanders-admits…
Afinal de contas, o próprio Sanders admitiu q só o seu plano de saúde, "Healthcare for All", deve custar "entre 30 e 40 trilhões" ao longo de 10 anos. TRI-lhões.
Lembrando q em 2016, o valor alardeado pela campanha de Sanders era 28 trilhões
O problema é q Warren, q gosta de dizer q ter um plano para tudo, ainda não detalhou qual seu plano para a saúde, sabidamente o mais custoso. Isso é curioso, dada a centralidade do tema para o eleitor Democrata economist.com/democracy-in-a…
Assim fica difícil ter 1 dimensão exata dos custos do plano de Warren p/ saúde. De qualquer forma, análises de especialistas sobre alguns aspectos do q Warren tem dito, jogam o custo em pelo menos 15 trilhões em 10 anos. Perto dos "30 a 40 trilhões" de Sanders, soa até razoável.
Muito bem, quanto o plano de Warren para taxar grandes fortunas deve arrecadar, de acordo com a sua própria equipe? Cerca de US$ 2,75 trilhões. Ficam faltando uns 12 trilhões aí. Isso só p/ saúde. Warren ainda tem q responder de onde virão esses recursos.
warren.senate.gov/imo/media/doc/…
Não vou entrar nos méritos do extenso debate sobre a eficácia desse tipo de imposto e se as estimativas são muito otimistas. Deixo isso para os especialistas. Mas o fato é q o plano de Warren para taxar grandes fortunas não é suficiente para financiar seus planos.
Isso sem falar q tanto Warren, como Sanders terão q combinar com o Congresso como farão para aprovar todos os aumentos de impostos que prevêem para financiar seus planos.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Carlos Gustavo Poggio
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!