, 18 tweets, 3 min read
My Authors
Read all threads
1- A ideia canalha de que o Governo Bolsonaro seria “autoritário” tem origem em uma narrativa adotada pelo PT em meados de 2015. A novidade é que ela foi seguida pelo Dorianato/establishment/ isentoleft já em 2018.
2- Assim que o PT percebe que não poderá mais solapar os fatos- mesmo tendo uma feroz hegemonia cultural ao seu favor- parte para uma aventura alucinada: dobra a aposta e constrói a narrativa do “golpe”.
3- A estratégia era trazer novamente o ambiente de 64, a morada eterna da esquerda. Assim o PT conseguiu sobreviver sem grandes mea culpas perante a sociedade brasileira. O partido que deveria estar fechado, tem uma grande bancada na Câmara.
4- O frame do “autoritarismo” associado ao “fascismo” foi sendo construído no imaginário de forma muito intensa. A desumanização do grupo politico que viria a ser poder, começará lá atrás. A facada no então candidato Jair Bolsonaro nada mais é do que um capítulo dessa construção.
5- “Fascistas não devem viver”, “como se combate fascistas”, um imaginário violento, com gatilhos emocionais para claramente fomentar conflitos físicos.
6- Adelio(creio eu, a mando de alguém), usa exatamente esse “motivo” para alegar a facada no nosso atual Presidente. A desumanização como arma psicológica já rende justificativa para atentados que poderiam mudar a história do País.
7- Eis que em 2018 um outro grupo resolve usar a “carta do autoritarismo”, o Dorianato. Establishment e isentoleft se veem esmagados pelo espaço ocupado pela direita e usam como base para a sua sobrevivência política o mesmo frame petista que tem origem em 2015.
8- A imprensa ajuda e muito nessa construção, artigos e noticiais sempre levam para o norte “autoritario”. “Economia vai bem mas ajuda a sedimentar o autoritarismo”. Uma clássica adesivagem do caso Chileno ao Brasil.
Artistas e parte desse novo time(Huck) que foi destacado para restaurar a hegemonia das esquerdas no país se jogam de cabeça na narrativa. Fritam o país para o mundo. Brasileiros que viajam ao exterior tem que explicar que não estámos em uma “ditadura”.
Esse frame é usado pelo establishment contra o governo, medidas simples como o fim de um imposto ou até coisas mais graves como a tentativa de tirar do executivo a prerrogativa de escolher ministros do STF são colocadas como “medidas cautelares”.
11- A agenda ganhadora da eleição nas questões morais justamente é combatida com a desculpa da “carta do autoritarismo”. A democracia e a vontade popular por uma alternância de poder real é sufocada por uma poderosa figura de linguagem.
12- O imaginário psicológico construído espera por qualquer gatilho que lhe ofereça uma pequena possibilidade de ser realidade. O caso do Alvim justamente forneceu esse elemento. Aquele delírio petista começado lá em 2015 agora tem um arremedo de possibilidade.
13- O Dorianato investe pesado na narrativa do autoritarismo. Arregimenta os desafetos do governo e oferece para a sociedade o que? “Diálogo”. O fantasma da hegemonia nos ronda novamente.
14- RenovaBR e afins, com quadros politicos já formados atua exatamente nesse front. Com uma nova esquerda formada não se dizendo ser, passar a lâmina na direita bolsonarista significa a volta da social democracia como opositora do PT- o que todos sabem ser uma mentira.
15- Foi tão forte essa retórica que conseguiram fazer uma CPI para censurar comuns nas mídias sociais dizendo-se vítimas de “milícias”. Qualquer semelhança no termo usado pelo PSOL e isentoleft não é mera coincidência.
16- A grande novidade é a resiliência popular em meio a esse jogo sujo de linguagem e controle cognitivo, a maioria consegue perceber o embuste é mesmo quase criminalizado, segue militando nas mídias sociais.
17- Agora temos que ficar atentos para o nível de retórica violenta que está sendo criada. São códigos diários para o confronto. Tudo como manda o imaginário de 64, algo que o PT lá atras resolveu retomar para sua sobrevivência.
18- Até Sérgio Moro e a Lava Jato foram arrastados como prova de “estado de exceção”. Inclusive o caso Intercept teve adesão por parte da isentoleft.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Felipe Cruz Pedri

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!