My Authors
Read all threads
Tem um instagram mara instagram.com/feminismomarxi… que tem um destaque com diferenças entre feminismo radical e feminismo marxista. A Cinzia Arruzza na entrevista comigo já aponta que materialismo histórico é uma coisa e materialismo francês (influencia do feminismo radical) é outra.
Existe uma porrada de debates que diferenciam o feminismo radical do feminismo marxista e eles não vão se tornar a mesma coisa simplesmente porque concordam em algumas pautas, até porque discordam da raíz e do projeto de emancipação de várias delas. Favor não misturar as coisas.
Inclusive, citando a Cinzia novamente, ela é uma das maiores teóricas do feminismo marxista a traçar críticas ao período de tentativa de síntese entre o feminismo radical e o marxista conhecido como "feminismo materialista". Tem artigo e livro dela discutindo isso.
A gente rala rala rala pra construir uma vertente com teoria sólida e visão de mundo coerente com o marxismo e essa mania de querer misturar feminismo radical e feminismo marxista é uma forma de apagar o trabalho de desenvolvimento teórico de tanta gente.
Feminismo marxista não é feministas radicais que por acaso se reivindicam marxistas também. É uma concepção sobre o patriarcado, sobre gênero, sobre opressão que parte diretamente do materialismo histórico. Não é uma coincidência de gostos, é outro desenvolvimento.
No começo do feminismo marxista moderno, teve muita semelhança e aprendizado com o feminismo radical, mas depois se percebeu que ao beber da fonte do feminismo radical, perdia-se da fonte do materialismo histórico. E era necessária uma teoria que fugisse da de dois sistemas.
Existem autoras que insistem que feminismo radical e marxista são compatíveis? Existem. Existem autoras feministas marxistas que alegam total incompatibilidade? Existem. São debates teóricos e pela distinção entre o materialismo delphiano e o materialismo histórico, já se percebe
Então um pouco de leitura talvez ajude a aprofundar esse debate (muitas vezes espinhento na internet). O que não rola é fazer afirmação que confunde as vertentes como se fosse uma mera diferença de nomes e identidade no movimento. São debates seríssimos.
Crítica da Arruzza ao materialismo de Christine Delphy: outubrorevista.com.br/wp-content/upl…
Entrevista da Arruzza no @teseonze
Livro da Arruzza sobre a formação do feminismo marxista:
usinaeditorial.com.br/comprar/ligaco…
Uma das primeiras críticas (ainda na década de 80) ao feminismo radical por uma marxista é essa aqui:

monthlyreview.org/2005/07/01/wha…
Sem querer isso virou um fio 😂 enfim, sigam o fio.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Sabrina Fernandes

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!