My Authors
Read all threads
Por que a luta do ecossocialismo precisa apoiar greves como a greve dos petroleiros?

Leia o fio:
1. Às vezes, porque nós ecossocialistas estamos sempre pautando a necessidade urgente de transição da matriz energética, o que inclui moratória para novas explorações e investimento pesado em alternativas, as pessoas acham que a Petrobrás não nos interessa. Mas interessa muito.
2. Embora haja bastante investimento privado em energia renovável, o investimento público é aquele com real capacidade dealterar a matriz energética (Quando digo alterar, isso implica em mais investimento em renovável que energia suja e não seguir investindo pesadamente em ambas)
3. Entendendo o papel do público nisso, sabemos que nossa possibilidade de direcionar a Petrobrás para o investimento em novas tecnologias e coordenar sua transição junto a medidas nacionais depende de uma Petrobrás brasileira, pública e no controle dos trabalhadores.
4. Os trabalhadores da Petrobrás estão em greve há 13 dias. São 20 mil petroleiros em greve. 108 unidades paralisadas. A Petrobrás tenta classificar a greve como ilegal e jogar a população contra os petroleiros. Ameaçam cortar ponto e tentam contratar temporários.
5. Enquanto isso, alguns sindicatos tem ajustado o preço do gás e da gasolina, demonstrando como a política de preços da Petrobrás atual não interessa à população nem mesmo aos trabalhadores da companhia. Das 15 refinarias da Petrobrás, 8 estão em processo de venda.
6. Os petroleiros exigem retomada de acordos coletivos, readmissão dos companheiros da Fafen, e uma nova política de produção de combustíveis de interesse nacional. Essas são demandas justas e devem ser apoiadas, mesmo que nós ecossocialistas discordemos de um ponto. (Veja o 7)
7. Os petroleiros argumentam que o pré-sal dará autonomia de 100 anos de consumo para o Brasil e que a política atual desmonta nossa indústria a favor dos interesses estrangeiro. Tudo isso é verdade. Porém, não temos o luxo de colocar mais 100 anos de CO2 assim na atmosfera.
8. O que entendemos, é que dialogando com os trabalhadores, será possível reestruturar o modelo de produção da Petrobrás rumo à transição, garantindo também a transição desses empregos do setor de óleo e gás. Já com o petróleo e gestão com interesses privados, a batalha se perde.
9. Os petroleiros pensam uma Petrobrás para 100 anos e nós uma Solarbrás ou algo assim. Mas uma coisa não se opõe a outra quando a gestão de trabalhadores e a transição energética andam de mãos dadas. É o mesmo interesse: bons empregos e soberania energética. Só muda o modelo.
10. Por isso, devemos apoiar firmemente a greve dos petroleiros que está em curso, fortalecer seu poder de decisão como trabalhadores, enquanto dialogamos sobre as alternativas tecnológicas, de treinamento e as garantias de emprego para um Acordo Verde nos moldes brasileiros.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Sabrina Fernandes

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!