, 37 tweets, 8 min read
My Authors
Read all threads
Ae seus emocionado, acalmem o cu com esses trending topics de “Terceira Guerra Mundial”.
A situação é séria sim, mas deixa tia Mari te explicar pra tu não cair no senso comum e te desesperar à toa.

Segue o fio.
Vamos aos fatos:

- os EUA realizaram um ataque com drones ao aeroporto de Bagdá (Iraque)
- dentre outras vítimas (como Abu Mahdi al-Muhandis, líder de uma milícia combatente do ISIS), foi morto o general Qasem Soleimani

Guardem esse nome.
Tá Mari, quem é esse cara?

Soleimani era do alto escalão das Forças Armadas Iranianas, comandante da inteligência iraniana, e liderou operações militares no Oriente Médio com a Força Quds, unidade de elite da Guarda Revolucionária do Irã.
Ok, mas pq isso importa?

Soleimani não era apenas uma figura importante para o ambiente militar. Era uma figura popular pela luta contra o ISIS. Era considerada a 2ª pessoa mais poderosa no Irã depois do aiatolá Khamenei.
A influência de Soleimani vem da Força Quds, nos conflitos na Síria (onde defendeu a permanência de Bashar al-Assad, armando xiitas muçulmanos que lutaram junto ao reforço militar russo) e no Iraque (onde apoiou um grupo paramilitar xiita que ajudou a combater o ISIS).
A Força Quds se estende tb à Arábia Saudita e Israel, e até mesmo fora do Oriente Médio, (ataques nos EUA e espionagens na Alemanha), tendo em 2019 sido listada por Mike Pompeo, secretário de Estado dos EUA como uma organização terrorista.
Mas e qual a motivação do ataque dos EUA?

Segundo o Pentágono, seria um ato reativo à invasão da embaixada dos EUA em Bagdá, dias atrás, em protesto contra os bombardeios às bases do Hezbollah, matando 25 civis. O Pentágono acusou Soleimani de ter aprovado as invasões.
Conforme nota do Pentágono “Este ataque teve como objetivo impedir futuros planos de ataque iranianos”, pois Soleimani estaria “desenvolvendo ativamente planos para atacar diplomatas e militares americanos no Iraque e em toda a região” (BBC).
Em contrapartida, o Ministro das Relações Exteriores iraniano Javad Zarif classificou o ataque como "ato de terrorismo internacional", afirmando em um tweet que os EUA “são responsáveis ​​por todas as consequências de seu aventureirismo desonesto”.
Após os ataques as tensões se escalaram após as manifestações de Mohsen Rezaee, militar sênior da Guarda Revolucionária Islâmica, e do aiatolá Khamenei pedindo "vingança" contra os EUA
Em poucas horas a situação se agravou:

- Exército dos Estados Unidos em alerta máximo
- Em Israel, militares em nível de alerta.
- Hezbollah e outras milícias regionais pró-Irã também em alerta máximo
Além disso:

- Irã convoca o Conselho de Segurança Nacional
- Congresso dos EUA acusa Trump de declarar guerra sem aprovação, pois não houve notificação sobre o ataque
- EUA recomenda que os cidadãos estadunidenses no Irã e no Iraque deixem os países imediatamente
Tá Mari, mas quais as chances reais de guerra?

As possíveis retaliações imediatas do Irã:
- ataques aos navios e bases dos EUA no Golfo Pérsico
- bases dos EUA na Síria e no Iraque
- Israel/Arábia Saudita
- via Hezbollah com alcance global

Nenhuma ficaria sem resposta dos EUA
Ok, mas o que de fato motiva essa tensão entre os dois países?

Ela mesma meus amores. A Geopolítica.
O Irã está geograficamente situado numa das regiões mais estrategicamente importantes do mundo por suas reservas de petróleo e gás natural.
Cês tão lembrados do q sempre falo na minha agenda de pesquisa né? Recursos naturais sempre motivaram conflitos desde os primórdios da civilização.
Não seria diferente agora q os sistemas econômicos são extremamente dependentes de recursos naturais, e principalmente energéticos
E não é segredo pra ninguém q hj o recurso mais disputado mundialmente é o petróleo né?

Pois então, o Irã é o 4º maior produtor de petróleo do mundo e 2º maior no âmbito da OPEP.
A OPEP, Organização dos Países Exportadores de Petróleo, é quem controla os preços a que são negociados internacionalmente os barris de petróleo. E o interesse dos EUA é justamente em conseguir manter esses preços atrativos.
Os EUA conseguem parte desse controle via Arábia Saudita (maior produtor da OPEP e aliada dos EUA), porém com o Irã como 2º maior produtor, tem um obstáculo à sua influência pois trata-se de uma potência regional que se opõe aos EUA. Briga antiga já.
Os EUA optam então pelo que?

Desestabilizar o Irã por meio da guerra, isso mesmo. País desestabilizado é mais suscetível à influência extrarregional. Essa estratégia já não é nova, vide Kuwait, Líbia, Iraque, Síria…
Mas o que eu quero que vcs entendam é que quando eu falo em guerra eu não to falando só de contingente militar, teatro de operações, canhão, míssil, tiro porrada e bomba...
O conceito de guerra que tá na mente de vcs é só mais um tipo: a guerra convencional.

O que não significa que não hajam outros conflitos entre os EUA e o Irã há décadas (como guerra comercial, proxy wars*, lawfare**, etc...).
*Proxy war - fazer a guerra por meio de terceiros (Estados, organizações, grupos paramilitares, grupos de insurgência)

**Lawfare - usar as próprias instituições político-jurídicas de um Estado contra ele, de forma constitucional financiando golpes de Estado, etc
Então gente, a situação é tensa? Sim.

Agrava uma relação que já não é boa entre os dois países? Sim.

Vai ter a Terceira Guerra Mundial? NÃO. DEFINITIVAMENTE NÃO.
Existe um abismo de diferença entre desestabilização e instauração de conflito regional (com objetivos muito claros) e o escalonamento de guerra pro nível global. A guerra antes de mais nada é a instrumentalização da política por outros meios, não esqueçam disso (Clausewitz ♥)
Ou seja, essa guerra será mantida enquanto for benéfica a uma das partes (no caso os EUA que já conseguiu aumentar a valoração das transações dos barris de petróleo em U$ 1,23 desde o ataque, por exemplo).
E não, eu não to dizendo que os EUA são o vilão e o Irã é a vítima.

Não existe vilão e mocinho quando se trata de Estados. Não existe amizade quando se trata de Estados.

Tudo se move com base no teu interesse nacional.
Porém, pra uma guerra mundial se instaurar teriam que ter questões cruciais em jogo, que envolvessem os interesses nacionais de todos os outros países. Seria simplista demais reduzir as guerras mundiais somente a uma única disputa regional.

Pauta pra uma outra thread futura.
Então pode ter escalada de conflito regional?

Essa é uma possibilidade, diante da violação da soberania iraniana, e que, como bem alertou minha querida @mariliacloss, foge do padrão r2p* da ONU.
@mariliacloss *R2P

“Responsibility to Protect” - é compromisso político de alcance global, que foi firmado pelos membros da ONU para impedir genocídio, crimes de guerra, limpeza étnica e crimes contra a humanidade.

Autoriza o uso da força apenas como >>último recurso<<.
@mariliacloss Agora conflito global, gente?

Dificilmente ocorreria.

Nem a Rússia e a China q têm fortes interesses na região se posicionaram de forma hostil. Nem a OTAN que é a maior organização de instrumentalização da força dos EUA se posicionou.
@mariliacloss Enfim, no caso aqui os EUA só decidiu variar um pouquinho, e em vez agir via Arábia Saudita e Israel como sempre, realizou um ataque convencional direto pra criar a comoção e a tensão imediata por Soleimani se tratar de uma figura muito influente.
@mariliacloss Perigoso claro. Mas é importante discernir ameaças concretas de sensacionalismo.
@mariliacloss Não caiam na baboseira liberal de q a guerra é economicamente insustentável. É insustentável pro lado mais fraco. Pros EUA é só mais uma estratégia de política externa. Em ano de eleição presidencial, diga-se.

Mas tb não caiam no surto coletivo de q vai virar uma guerra mundial
@mariliacloss É isto.

Se quiserem saber mais detalhes sobre, sigam a @lgcerioli que estuda Oriente Médio e está fazendo discussões pertinentes obre.

Eu estudo guerra, mas não estudo Oriente Médio, então minha análise pende mais pro lado das práticas do que pra análise regional em si.
@mariliacloss @lgcerioli E se quiserem se manter o fluxo constante de notícias sobre o conflito, sigam o @lucasrohan e o @valavitor que estão fazendo uma cobertura excelente sobre o assunto
That's all, folks
@ohyeahgi ae, chuchu
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Mar & Anna 🌻

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!