My Authors
Read all threads
Um fio explicando pq cotas devem ser primariamente raciais, usando tb critérios de renda, mas secundariamente. Explico, usando, como sempre, artigos científicos para embasar a explicação. O resultado é simples: cotas raciais > cotas para pobres. Segue o fio: (1/n)
No fundo, o argumento de que cotas deveriam ser para pobres, com corte de renda, se alicerça em três bases: discriminação contra brancos necessitados, favorecimento contra negros ricos, e comportamento anti-ético de caucasianos que se declarariam pretos (ou indígenas, etc) (2/n)
Vamos debelar o primeiro argumento “contra” cotas raciais. Para isso, vamos assumir dois irmãos, um negro e outro branco, igualmente pobres. Se houvesse cota via renda, somente, ambos teriam a mesma probabilidade de entrar na universidade via cota. (3/n)
Contudo, os resultados científicos são claros: para as mesmas condições, um negro sempre vai ser discriminado em educação e no mercado de trabalho! O trabalho de Francis-Tan mostra isso de forma clara. Ele estudou irmãos de cores diferentes. (4/n)
Ele mostrou que não há muita diferença educacional na adolescência. Entretanto, o que acontece quando esses irmãos, com o mesmo grau de educação e renda familiar, entram no mercado de trabalho? (5/n)
O racismo vem com força. Os irmãos negros passam a conseguir menos empregos formais e, quando conseguem, têm postos de menor qualificação, tendo dificuldades para continuar estudando. Se a cota não for racial: (6/n)
O irmão negro dificilmente vai conseguir ter o mesmo salário que seu mano branco. É necessário, então, cotas para, sim, discriminar a favor dos negros para que a entrada dos menos favorecidos seja incentivada. Cotas por estrato de renda são incapazes de lidar com racismo. (7/n)
Passamos para: e o favorecimento dos negros ricos? Infelizmente, no Brasil racista, não há muitos negros ricos para que haja qqer distorção. Negros são somente 17% dos mais ricos do país. (8/n) agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/…
Se esses negros forem tentar vaga por cota, os prejudicados não seriam os brancos! Seriam outros negros que estivessem competindo com os ricos pelas vagas para cotistas. A razão para isso é simples, como mostra Alice Lopes (2015) (9/n)
tandfonline.com/doi/abs/10.108…
Negros e brancos não necessariamente competem nos mesmos cursos! A maioria dos que entram por cota vai para cursos de menor prestígio. Provavelmente os negros mais ricos iriam, se fossem tentar entrar por cota, fazê-lo nos cursos de medicina, engenharia, etc. (10/n)
Ou seja, as cotas conseguiriam manter sua função de aumentar a proporção de negros e pobres sem criar distorções (resultado esse que é consenso na literatura, como escrevi no primeiro fio sobre cotas) (11/n)
Por último, e a fraude de brancos se passando por negros? Com certeza, esse problema existe. Todavia, não é um problema generalizado. Sarah Lemp (2019) mostra como funcionam as comissões que julgam pedidos de candidatos que se declaram negros. (12/n)

tandfonline.com/doi/full/10.10…
O artigo tenta abrir a caixa preta dessas comissões. Uma coisa é clara: a existência das comissões limita e muito o número de fraudes. Elas ainda existem, mas são poucas e, então, irrelevantes para o sistema na sua totalidade. (13/n)
Também não há tanta discriminação contra brancos pobres. Brancos são menos de 25% dos mais pobres no Brasil. E assim como negros pobres, acabam fazendo vestibular para os cursos menos concorridos. De fato, para brancos pobres cotas podem ser muito boas! (14/n)
Cotas acabam criando uma reserva de mercado para brancos pobres em alguns cursos, já que retira grande parte dos concorrentes! Os que são prejudicados são uma parcela pequena o suficiente para continuar justificando a existência de cotas raciais. (15/n)
Por último, toco num ponto que é uma grande dissimulação: “o de que as cotas ampliariam diferenças entre brasileiros; que todos somos iguais; e raça não existe.” Esse argumento ou é fruto de racismo, ou pura ingenuidade. Pra quem é negro, raça não só existe, (16/n)
Como define muito da sua vida: oportunidades de estudo e trabalho, chances de ser parado pela polícia e ir preso por crimes que não cometeu, etc. Alguém dizer que raça não existe num dos países mais desiguais do mundo é um verdadeiro absurdo. (17/n)
E pra quem está preocupado com qualidade do ensino, olhem o resultado de Valente e Berry (2017): “Nossa análise revela que os estudantes que foram admitidos em universidades públicas através de ações afirmativas têm o mesmo desempenho acadêmico (18/n)
de estudantes que não se beneficiam de ações afirmativas, enquanto alunos cotistas em universidades privadas têm um desempenho ligeiramente melhor do que alunos admitidos através de métodos tradicionais.” (19/n)

larrlasa.org/articles/10.25…
E o mecanismo de cotas pode ser melhorado! O excelente artigo de Aygun e @inaciog mostra que a competição por vagas de cotistas em alguns cursos pode ser tão alta que a nota de corte para cotistas acaba por ser maior que a de não-cotistas! (20/n)
papers.ssrn.com/sol3/papers.cf…
O artigo deles é bem técnico mas eles mostram como resolver isso. Como @inaciog diz: Você precisa sempre dar a chance de alguém q/ tem uma característica associada c/ uma cota competir com base em sua nota do ENEM nas vagas reservadas para alguém sem essas características. (21/n)
Interessante tb é McLaughlin (2016), que estudou a percepção dos “cotistas”. Eles afirmam com todas as letras que ações afirmativas ajudaram-lhes a ter uma educação. Mais importante, os pais os incentivaram, pq agora havia uma avenida um pouco menos difícil. (22/n)
E eles acreditam que tais ações ainda são necessárias, principalmente pela falta de diversidade das universidades. (23/n) search.proquest.com/docview/186462….
Por último, vale a máxima de Gary Becker, um dos maiores economistas de todos os tempos: mercados tendem a fazer a discriminação desaparecer, mas isso pode demorar séculos pra acontecer. Assim, posso dizer q cotas raciais são FUNDAMENTAIS para diminuir injustiça histórica (24/n)
Argumentos contra elas não se sustentam. A ideia de que somos todos iguais é muito bonitinha no mundo platônico, mas o setor público deve sim implementar cotas raciais em todos os níveis que isso fizer sentido. Talvez, um dia, possamos retirá-las. (25/n)
Mas vai demorar. O Brasil é muito desigual e as políticas de cotas raciais tornam o país um pouco menos injusto. Fico por aqui. Repassem e me sigam! Qt mais gente compartilha o que escrevo, mais vontade me dá de escrever. Até a próxima. Fin.
@silviolual, @Leoni_a_jato e @rosana, o complemento do outro fio sobre cotas. Nesse eu mostro que as cotas devem sim ser preferencialmente raciais. Critérios de renda são complementares, mas só isso. Cotas raciais têm importante papel em diminuir a histórica injustiça brasileira.
@silviolual @Leoni_a_jato @rosana @goescarlos aqui o complemento do fio sobre cotas, agora com resposta pro argumento de q as cotas deveriam ser somente sociais (por renda). Nada disso. Eu explico pq, tb baseado em evidências científicas.
Que português ruim o do começo do fio. Me perdoem.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Rodrigo Zeidan

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!