, 26 tweets, 8 min read Read on Twitter
Rina Sawayama e o impacto da internet no comportamento e nos relacionamentos dos millennials. Essa thread contém informações e curiosidades sobre 'RINA' o primeiro EP da Rina Sawayama. 📱
Em seu primeiro projeto, contendo 8 faixas, Rina Sawayama desbrava o mundo online e traz reflexões sobre como nos comportamos na era digital, onde temos o mundo em nossas mãos.
Para esse trabalho, o foco de Rina foi escrever sobre as outras pessoas, o que ela vê na mídia e também no dia a dia. Não é um trabalho cem por cento pessoal, mas sim universal, pois todos nós passamos pelas situações cantadas aqui.
Para encontrar uma direção, Rina passou muito tempo estudando sobre a internet e como as pessoas se comportam nas redes-sociais, ela leu vários e vários livros e artigos científicos para organizar tudo isso em um lugar só.
Rina abre o EP com 'Ordinary Superstar', a faixa é uma critica sobre as personalidades de mídia que tentam sempre mostrar que são pessoas comum, assim como você.
Durante a música, Rina satiriza como essas pessoas apresentam suas vidas perfeitas em publicações nas redes sociais e negligenciam totalmente os aspectos negativos e a pressão, criando uma imagem artificial do que é ser "comum".
Em 'Take Me As I Am' temos a faixa mais pop do EP, onde Rina aborda a falta de representação asiática na industria musical.  — “As influências sônicas estão vindo de um lugar onde não havia política nas letras. Eu queria usar esse som irônico para transmitir uma mensagem."
A mensagem é a de como artistas asiáticos são esquecidos nessa industria, a letra mostra os sentimentos de Rina sobre seu trabalho ser desvalorizado e subestimado. No final da música, ela reintegra uma nova visão da vida, não se importando com o que os outros pensam dela.
A terceira faixa é a melancólica '10-20-40', aqui Rina fala sobre a depressão e o uso de antidepressivos através de uma metáfora relacionada a carros e velocidade. É um comentário sobre como nos sentimos tristes e muitas das vezes vazios nas redes sociais.
"A metáfora é sobre estar a beira do abismo, mas também sobre o romance de dirigir... E o romance de tomar Citalopram ou ficar deprimido nas redes-sociais, quando na verdade todo esse sentimento é tão mundano." — Rina comenta sobre a música.
Durante a música, Rina cita a 'pílula branca' que é o antidepressivo citalopram, o nome da canção '10-20-40' vem das dosagens em que o remédio pode ser consumido. Os efeitos colaterais do remédio podem se ligar ao refrão "10, 20, 40 feliz, triste, louco, entorpecido".
Em 'Tunnel Vision' temos uma ode as colaborações de R&B dos anos 90's, para compor a canção Rina contou com a presença de Shamir. A mensagem principal da faixa é a de como manter relacionamentos durante a era das redes sociais.
Aqui Rina alude a forma moderna de se relacionar, o "benching" que consiste em manter alguém interessado em você no mundo online. Rina tem vários relacionamentos que se movimentam, assim como as guias na parte superior da tela do computador.
Desta forma, ela pode rapidamente "clicar" entre cada relacionamento, a fim de tentar encontrar o melhor. Rina quer que eles saibam que, embora as outras “abas” estejam fechadas atualmente, elas são apenas negócios temporários.
Em linhas gerais, a música trata a forma como nos relacionamos com os outros e como usamos aplicativos de relacionamentos, como o tinder, onde você distribui likes e consegue manter a atenção de várias pessoas mas sem muito desprendimento ou envolvimento emocional e físico.
O nome 'Tunnel Vision' vem das pessoas que a todo tempo mantém sua atenção voltada para a tela do telefone e o mundo virtual, ao invés de prestar atenção no que acontece ao seu redor, daí vem o referenciamento do fenômeno social apelidado de “ visão de túnel”.
Em 'Time Out' Rina se mostra otimista e livre, destacando sua independência afetiva. Ela é livre para fazer o que ela quiser sem qualquer restrição imposta por seu ex-amante (que foi apresentadx em Tunnel Vision).
A faixa também pode ser lida como Rina dando um 'ghosting' em seus relacionamentos criados pelas redes, ela queria algo para se entreter (em Tunnel Vision) mas isso tudo era tempo perdido (ela canta em Time Out) então simplesmente abandona as pessoas com quem se relacionava.
Em 'Alterlife' com instrumentais pop-punk, Rina explora as várias identidades que ela adotou ao longo de sua jornada para finalmente abraçá-las. A faixa parece uma conversa estimulante de Rina com ela mesma, mas a mensagem subjacente de permanecer fiel a si mesmo é universal.
A mensagem que a música traz é a de se encontrar, conhecer, curar e aprender a lidar com suas frustrações, traumas e com quem você é quando está sozinho. Também podemos referenciar a como comportamos online e criamos várias camadas, muitas vezes até esquecemos a nossa essência.
Na penúltima faixa, 'Through the Wire', Rina tenta contato com a pessoa com quem se relacionava, mas o telefone está ocupado agora. Durante a faixa, Rina da uma explicação sobre nunca mais ter respondido as mensagens (Time Out) e sobre como ela se sentia com o relacionamento.
Por ser um relacionamento online, a única conexão que eles tinham era através de seus telefones, o que limitava a capacidade de se relacionarem entre si. Durante a faixa, Rina diz que continuará presente e acompanhando a pessoa online, mas sem se envolver amorosamente.
Rina finaliza o EP em um tom agridoce, 'Cyber Stockholm Syndrome' sintetiza tudo o que foi cantado nas sete faixas anteriores falando sobre a explosão de sentimentos online, o pessimismo, otimismo a ansiedade e liberdade.
O nome da canção referência a síndrome de estocolmo, que é o nome dado a um estado psicológico particular em que uma pessoa, submetida a um tempo prolongado de intimidação, passa a ter simpatia e até mesmo amor ou amizade perante ao que te faz mal, no caso do EP, a internet.
'CSS' é sobre a dualidade do mundo digital, que pode oferecer redes de apoio, vozes de solidariedade, fuga e refúgio para pessoas socialmente ansiosas. Sobre como a internet pode ser tão ameaçadora e obscura mas ao mesmo tempo tão brilhante e acolhedora.
É isto, fim da thread obrigado pela atenção.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Rina Brasil
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!