My Authors
Read all threads
Sai o marasmo da renda fixa; entram as turbulências diárias da renda variável! Com tanta liquidez, quem não aprender a nadar, vai sofrer!

Reportagem do FT sobre o novo momento da economia brasileira: inflação e juros baixos implicam uma mudança no financiamento do investimento.
Como mostra o gráfico a seguir, há muito recurso ainda a fugir dos baixos rendimentos da renda fixa (linha azul), conforme este títulos forem vencendo. O potencial de crescimento (linhas vermelha e azul clara) é enorme.
Os brasileiros já dominam o volume de ativos na B3, mostrando este deslocamento de recursos da renda fixa para a renda variável.
Este deslocamento de recursos vai inflando os preços dos ativos. A dúvida é saber se esta elevação do q de Tobin pode gerar no crescimento efetivo da riqueza para o país. Se isso ocorrer, melhoram os fundamentos macro e a chance de bolha estourando diminui.
Reportagem do G1 mostra que, pela 1ª vez em quase 10 anos, a "rentabilidade" dos investimentos ficou no azul.

g1.globo.com/economia/notic…
Este "q de Tobin" maior que um indica que o "retorno supera custo de captação", tornando o investimento atrativo para as empresas.
Mas não nos enganemos, este é apenas um cálculo de viabilidade. É mera questão de preço (juro em queda). O investimento está se pagando. Isso não significa que haja "vontade" empresarial de investir, dada a ampla ociosidade da estrutura atual e com o comércio tropeçando.
Afinal, Ferrari em promoção (50% off) não faz dela um carro popular. É cara, custo de manutenção elevado e retorno (psíquico e social) incerto. Será que vale a pena?

Similarmente, investimento barato sem expectativa de demanda para a produção adicional não anima empresário.
Capacidade ociosa elevada é parcialmente compensada pela elevação confiança do empresariado no futuro da economia. Agora veremos quanto os empresários privados terão seus "espíritos animais" afiados para, como se espera, assumir o motor do crescimento da economia.
O FT mostra que o nível de endividamento empresarial agregado está subindo (dobrou nos últimos 4 anos), o que pode ser indício de uma mobilização maciça de recursos para uma nova onde de investimentos. Há riscos de alavancagem excessiva, como o caso das Rod. Tietê.
O setor habitacional vai substituindo o financiamento público pelo privado (linha azul escura).
E o rápido desmonte do papel do BNDES como provedor de crédito em larga escala e a juros subsidiados...
Vai dando lugar ao setor bancário privado (barra azul escura).
A reportagem desconfia da firmeza destas mudanças, caso reformas fiscais profundas não consigam reduzir o déficit público...
E aponta a rigidez à baixa das taxas cobradas pelos bancos privados (linhas azuis no alto) como um obstáculo à retomada do ainda frágil crescimento.
Conclui o artigo: "Qualquer revés minaria a confiança na recuperação ainda anêmica do Brasil. (...) Enquanto isso, a revolução que varre os mercados de capitais do Brasil ainda não chegou a outras partes do sistema financeiro."
Segue o link da reportagem

ft.com/content/0cb457…
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with André Roncaglia

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!