My Authors
Read all threads
O GURUFIM DE PÂNTICO
1) Foi pelo @afonsoborges que assisti ao vídeo do gol marcado por um defunto plantado na pequena área. Dentro do caixão. A cena inusitada comoveu, de início, por conter em 15 segundos todo o amor de um brasileiro e seus amigos pelo futebol.
2) E remeteu ao realismo fantástico de Jorge Amado em "A morte e a morte de Quincas Berro D'Água", sobre a noitada boêmia do finado Joaquim Soares da Cunha. A impressionante despedida guardava mais tragédia que romance brasileiro.
3) A partida era a despedida tão lúdica quanto indignada de Jardeson Rodrigues Martins, 21 anos, jovem morador de Padre Andrade, favela de Fortaleza (CE), que agora engrossa as estatísticas de mortes decorrentes de intervenção policial. @isabelcrostina comentou, fui atrás.
4) Ele foi alvejado no início da madrugada da última quinta-feira, 13, por agentes da Força Tática da PM-CE. Gilson Martins dos Santos, pai de Jardeson, disse ao "Diário do Nordeste" que o filho saiu de casa para comprar um lanche na esquina.
5) "Um policial já desceu do carro atirando. Meu filho saiu correndo e conseguiu ir para outra rua. Ficou abaixado, escondido. Quando pensou que a Polícia já tinha passado, se levantou. Foi quando um policial atirou na nuca dele".
bit.ly/2SE2jLz
6) Continua o pai: "Me contaram que quando viram que tinham matado, trocaram de viatura e ainda levaram meu filho para a UPA do Pirambu. Só para dizer que tinham socorrido, mas ele já estava morto".
7) A PM alegou que foi acionada para atender ocorrência nos arredores da Areninha da Lagoa do Urubu. Jardenson, com antecedentes criminais por roubo e desacato, teria corrido com a mão na cintura em atitude suspeita e, mais tarde, atirado contra os policiais.
8) PMs entregaram uma arma no 7º Distrito Policial. Um vídeo mostra o momento do disparo: a vítima é atingida pelas costas. Depois de cair, Jardeson foi retirado do local pelos policiais. No vídeo não há arma de fogo com o jovem.
9) A comunidade se indignou com a morte de Rodrigo e protestou nas ruas de Padre Andrade, onde vivem 16 mil habitantes. Até os anos 1950, o bairro se chamava Cachoeirinha. A mudança de nome foi homenagem ao Padre Francisco Juvêncio de Andrade, morto precocemente, aos 28 anos.
10) Em Padre Andrade, operações policiais são frequentes. A área marcada por estatísticas de violência. Em 2017, foi cenário da Chacina do Padre Andrade, que deixou três mortos e três feridos em disputa pelo tráfico de drogas na região. Três homicidas foram condenados.
11) Na última sexta, 14, amigos de Jardeson organizaram a homenagem na Areninha. O caixão foi coberto com a bandeira do Center City, time local. Vestindo camisa com o nome de Rodrigo impresso nas costas, encenaram o gol.
12) Houve queima de fogos. Em seguida, se reuniram em torno do morto, emocionados, e rezaram o Pai Nosso. Os vídeos foram exibidos no Instagram @padreanchietaordinario, que traz notícias da comunidade. A missa de sétimo dia de Pantico será nesta quinta, 20, às 19h.
13) O corretor me traiu. O perfil no Instagram é @padreandradeordinario
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Flávia Oliveira

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!