My Authors
Read all threads
Se a história é cíclica...@jairbolsonaro

De fato, a história é cíclica. Talvez a única diferença é que, no momento político atual, vieram com força total.

Estamos revivendo 1961!

A verdade, porém, é que estão sempre a postos para não repetirem os erros do passado.
@jairbolsonaro Segundo o filósofo e orador romano Marco Túlio Cícero (106-43 a.C.), em seu “Historia Magistra Vitae”, a história é a testemunha dos tempos, a luz da verdade, a vida da memória, a mensageira da velhice.
@jairbolsonaro Para Cícero, conhecer a história é se deparar com as ações de várias pessoas, independentemente da distância espacial e temporal que a separam.
@jairbolsonaro Teria, a história, uma função pedagógica, de instruir o indivíduo a pensar acerca de seu presente e planejar seu futuro tendo como referência o passado.
@jairbolsonaro Coadunando com essa linha de pensamento, o historiador alemão R. Koselleck (1923-2006), afirma que a história nos deixa livres para repetir os sucessos do passado, ao invés de incorrermos presentemente nos velhos erros.
@jairbolsonaro As teorias de Cícero e Koselleck, negadoras de um movimento linear da história, parecem ter tido suas origens no filósofo jônico Heráclito de Éfeso (535-475 a. C.), para o qual ninguém pode entrar duas vezes no mesmo rio, ...
@jairbolsonaro ...pois, quando nele se entra novamente, não se encontra as mesmas águas, e o próprio ser já se modificou.
@jairbolsonaro Ninguém pode fugir à História. Clara ou oculta, essa ”senhora”, está presente em todas as nossas vidas. Sempre considerei importante. Não só ela, mas também esse cavalheiro, mais misterioso ainda, sem o qual ela não poderia existir: o Tempo.
@jairbolsonaro Nelson – Chamada de “espórtulas constrangedoras”?

JÂNIO QUADROS: – “Eu só tomei conhecimento disso (que a Câmara ia transformar-se em Tribunal Regional de Inquérito) quando cheguei ao Palácio, cerca das sete horas da manhã.
@jairbolsonaro Então tinha duas hipóteses: 1) fechava o Congresso, o que seria fácil, mas teria consequências imprevisíveis. 2) renunciava ao poder, já que tinha tido a minha autoridade alcançada.
@jairbolsonaro Cair à frente do Congresso Nacional de joelhos eu nunca faria, porque significava abrir o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal à voracidade da politicalha.”
@jairbolsonaro Nelson – Espórtulas constrangedoras?
JÂNIO QUADROS: – “É só conferir! Enviei ao Congresso os projetos de lei antitruste, a lei de limitação e regulamentação da remessa de lucros e royalties, e a pioneira proposta de lei de reforma agrária.
@jairbolsonaro Naturalmente nenhum desses projetos jamais foi posto em votação pelo Congresso – hostil a meu governo –
@jairbolsonaro ...que os engavetou, uma vez que eu recusava a contribuir com o que chamava de espórtulas constrangedoras que os congressistas estavam acostumados a exigir para aprovar Leis de interesse da nação”.
@jairbolsonaro Eis o documento (Memorando de Convocação)
@jairbolsonaro Nelson – Frente Ampla? Lacerda?
JÂNIO QUADROS:- “Não sei o que o trazia a minha casa. À minha casa. Sem que eu o tivesse provocado ou o tivesse visitado no Rio de Janeiro. Só o vi no Rio numa conferência de governadores, presidida por mim. Não sei.
@jairbolsonaro Certa vez o Carlos apareceu no Palácio do Alvorada para conversar comigo. Era urgentíssimo, mandei até um avião buscá-lo. Pedira audiência à Eloá, minha esposa. Era urgentíssimo, sentou-se à minha frente e não disse nada. Mas nada mesmo.
@jairbolsonaro Tinha apenas o problema financeiro do filho, ao que respondi: “Mas você vem conversar comigo? Clemente Mariani, o Ministro da Fazenda, não é sogro do seu filho?”
@jairbolsonaro A essa altura, Jânio deveria meditar a lição de Nietzche, no “Alegre Saber”: – Tu visas a glória? Fixa-te então no seguinte: renuncia a tempo, espontaneamente, à honra! Jânio, porém, jamais foi nietzcheano. Buscou conciliar o inconciliável: o real e o legal.
@jairbolsonaro Seu espírito, sensível às influências da filosofia política que fez a grandeza, a decadência e a agonia da Inglaterra, subordinou-se ao princípio que Aldous Huxley enuncia em “Os fins e os meios”:
@jairbolsonaro Na verdade, as primeiras dificuldades do Governo Federal de então com o Governo da Guanabara surgiram diante do escândalo do jogo do bicho, praticado no Estado, em benefício, total ou parcial, da Fundação Otávio Mangabeira, mas com a intermediação de Carlos Lacerda.
@jairbolsonaro O rumor preocupou ao Presidente Jânio Quadros e a mim, Ministro da Justiça. Fui ao Rio, almocei com o Governador no apartamento do amigo Deputado Rafael de Almeida Magalhães.
@jairbolsonaro Interpelei o Governador acerca da atoarda que ecoava nos jornais e sobre os reflexos nocivos da mesma, para Governos, política e afetivamente identificados, o da União e o da Guanabara. Tranquilizou-me o Governador:
@jairbolsonaro – ‘Tudo isto não tem importância. Sou um homem julgado pelo Rio de Janeiro. Metade da população aplaude o que faço e a metade restante condena.’
@jairbolsonaro Retomando o assunto: jogo do bicho na Guanabara, surgiu um delegado de polícia, em franco antagonismo com o Governador, formulando lhe acusações assaz ásperas. O Governador puniu-o administrativamente. Ambas as autoridades, Governador e delegado, adotaram a via criminal.
@jairbolsonaro O delegado defendeu-se, comprometendo-se a fazer a prova das suas alegações.
@jairbolsonaro Na semana que se seguiu à renúncia do Presidente Quadros, Lacerda achou vagar e tempo para cancelar a punição administrativa, aposentar o delegado e, de comum acordo com este, requerer o arquivamento do processo criminal.
@jairbolsonaro Aí está um modelo de vigilância legado aos administradores coevos e pósteros, uma demonstração da eficiência administrativa guanabarina!
@jairbolsonaro Jânio Quadros: espórtulas constrangedoras via @DiariodoPoder diariodopoder.com.br/janio-quadro-e…
@jairbolsonaro @DiariodoPoder Jânio Quadros nunca perdeu a chance de amaldiçoar os partidos políticos e o Congresso, e de tanto fazê-lo, acreditava piamente no que dizia. Jânio sempre demonstrou desprezo pelos partidos e pelo Poder Legislativo.
@jairbolsonaro @DiariodoPoder Ao longo de sua carreira trocou de legenda sucessivamente. Renunciando a todos e no mesmo estilo de carta que imprimiu sua marca pessoal.
@jairbolsonaro @DiariodoPoder O desprezo de Jânio Quadros pelo Congresso — “um clube de ociosos” — era tão grande que che­gou a indagar a seu perplexo Chanceler – Afonso Arinos: “Ministro, V. Exa. pegaria em armas para defender este Congresso que aí está?”
@jairbolsonaro @DiariodoPoder Jânio Quadros, levou adiante duras investigações de corrupção no Congresso Nacional.
@jairbolsonaro @DiariodoPoder Os parlamentares, que apareciam em quase todos os processos de desvios de verba, principalmente no que se refere à polêmica máfia das construtoras durante as obras de criação de Brasília, foram desmoralizados publicamente, o Legislativo entrou em crise.
@jairbolsonaro @DiariodoPoder A reação dos parlamentares oposicionistas, muitos dos quais estavam politicamente vinculados às realizações da última administração, foi imediata.
@jairbolsonaro @DiariodoPoder O fato de o Legislativo não ter sido consultado irritou a muitos congressistas, já que, segundo estes, seria possível ao governo averiguar quaisquer irregularidades por meio de Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI).
@jairbolsonaro @DiariodoPoder Além disso, a presença de militares nas chefias das sindicâncias – gerou maiores tensões.
@jairbolsonaro @DiariodoPoder Os relatórios finais, divulgados pela imprensa, chegaram a envolver o nome do vice-presidente (notoriamente comprometido com a política trabalhista e previdenciária dos governos anteriores), o que provocou uma virtual ruptura entre Goulart e o presidente Jânio Quadros.
@jairbolsonaro @DiariodoPoder JÂNIO QUADROS: – “Houve ainda um erro maior, tão sério e tão grave que me levou a considerar a hipótese de não tomar posse. O povo elegera como vice-presidente o Sr. João Goulart, com quem eu não tinha relações de nenhuma espécie".
@jairbolsonaro @DiariodoPoder A figura de Jango é cristalizada em apenas dois dias – o primeiro é o dia 31 de março, data do golpe. O segundo, 1º de abril, a fuga. Lembra-se dele de duas maneiras: ou de maneira positiva, o líder reformista, a vítima.
@jairbolsonaro @DiariodoPoder Ou então de maneira negativa, fugiu, não resistiu, permitiu a vitória do golpe. Mas sempre nesses dois dias. Está ali. Sempre nos extremos.
@jairbolsonaro @DiariodoPoder Jânio renunciou há 57 anos e a corrupção continua via @DiariodoPoder diariodopoder.com.br/janio-renuncio…
@jairbolsonaro @DiariodoPoder “Aliança para o Progresso”. São os seguintes, em resumo, os dez pontos mencionados por Kennedy: ...

5° colaboração do exame sério e minucioso dos problemas relacionados com o comércio exterior de produtos primários; petróleo e seus derivados;
@jairbolsonaro @DiariodoPoder Os discursos atuais são os mesmos de 1961 - por contiguidade e similaridade - dizem que é o novo, mas o que é o novo? O novo é a coisa velha reinventada.
@jairbolsonaro @DiariodoPoder Entre tempo, memória e história se constroem as narrativas do passado.
@jairbolsonaro @DiariodoPoder Isso quer dizer que, como a memória se prende a um espaço-tempo, a um passado que não existe mais, suas narrativas se constroem a partir da percepção que se tem dessa memória no presente e ...
@jairbolsonaro @DiariodoPoder ...sobrevive porque são intensos os trabalhos de construção e reconstrução das lembranças e das recordações passadas.

Quais as implicações disso?
@jairbolsonaro @DiariodoPoder Passam a surgir muitos discursos justificando a necessidade de preservação da memória para garantir a existência da história e, assim, generaliza-se o uso da palavra memória esvaziando seu sentido teórico.
@jairbolsonaro @DiariodoPoder Esse descuido pode fazer com que a memória acabe se ajustando ao senso comum, atravessada pelo caminho da retrospectiva descuidada, reprodutiva ou seletiva.
@jairbolsonaro @DiariodoPoder JQ - A partir da sua posse como presidente da República, em 31 de janeiro de 1961. No mesmo dia em que assumiu o cargo, Jânio proferiu, à noite, no programa de rádio Hora do Brasil, um violento discurso contra o Governo Juscelino.
@jairbolsonaro @DiariodoPoder No ato da posse. JK reagiu ameaçando esbofetear Jânio. Com isso, a bomba de Jânio não explodiu durante a posse, mas à noite, em discurso pelo programa radiofônico A Voz do Brasil, com JK já fora do País.
@jairbolsonaro @DiariodoPoder O déficit orçamentário na posse de JK era de 29 bilhões de cruzeiros; na transmissão do cargo havia subido para 193 bilhões de cruzeiros (965 milhões de dólares).
@jairbolsonaro @DiariodoPoder Além de apresentar a “terrível situação financeira do país”, criticou a “crise moral, administrativa e político-social” reinante, bem como ressaltou a necessidade de se multiplicarem “órgãos da mecânica democrática, ...
@jairbolsonaro @DiariodoPoder ...fazendo que surjam, ao lado dos tradicionais, outros, mais próximos das massas”.
@jairbolsonaro @DiariodoPoder E Jânio segue em seus ataques: – “Em novembro último, não dispúnhamos de 47 milhões e 700 mil dólares para cobrir os ajustes com o Fundo Monetário Internacional. Faltaram, igualmente, recursos para quitar duas obrigações doEximbank (…) s.
@jairbolsonaro @DiariodoPoder Tomou-se apenas a providência de descarregar as faturas vencidas sobre a administração que ora se instala.
@jairbolsonaro @DiariodoPoder Devo pagar, entre 1961 e 1965, 1 bilhão, 853 milhões e 650 mil dólares de prestações, o 95 que significa, fazendo a conversão do dólar à taxa do câmbio livre, na base de 200 cruzeiros o dólar, 370 bilhões e 730 milhões de cruzeiros”.
O pior é que esses números não eram fabricado
@jairbolsonaro @DiariodoPoder Assim é que a varredura da corrupção passa a significar a instrução de dezenas de inquéritos admi­nistrativos (em grande maioria presididos por oficiais militares). Assim ocorreu com as sindicâncias da COFAP (Comissão Federal de Abastecimento e Preços), ...
@jairbolsonaro @DiariodoPoder ...no Instituto Brasileiro do Café, no IBGE, na SUMOC (Superintendência da Moeda e do Crédito), no Conselho Nacional de Pesquisas, na SPVEA (Superintendência pela Valorização da Amazônia), Rede Ferroviária Federal, na Cia. Siderúrgica Nacional, na Cia. Vale do Rio Doce, ...
@jairbolsonaro @DiariodoPoder ...no Departamento Nacional de Obras contra as Secas, Petrobrás, entre outros.

Os diversos Institutos da Previdência Social foram os mais atingidos.
@jairbolsonaro @DiariodoPoder No Governo de Juscelino Kubitscheck (1956-1961), os escândalos ocorreram em função da construção de Brasília, a nova Capital Federal. As rendas fáceis dos empresários, cresceram porque as obras de Brasília eram dispensadas de licitações.
@jairbolsonaro @DiariodoPoder Deixa também um rastreamento dos resultados das Comissões de Sindicância instauradas pelo governo Jânio Quadros — as recomendações, e as últimas pistas de cada relatório. Ainda aguardam que, um dia, os pesquisadores vão atrás.
@jairbolsonaro @DiariodoPoder OPINIÃO: Ação moralizadora de Jânio Quadros - oparana.com.br/noticia/opinia… via @XplodedThemes
@jairbolsonaro @DiariodoPoder @XplodedThemes Enfim, nada mudou... Presidente @jairbolsonaro O mesmo Congresso Nacional e as "espórtulas constrangedoras".
@jairbolsonaro @DiariodoPoder @XplodedThemes Nelson, amigo.

Você é sábio. Eu o sou porque sou velho. É o caso do diabo.
Parabéns. Pensamos junto. Da mesma forma.

Abraça-o ,

Jânio Quadros
05-X-1984
@jairbolsonaro @DiariodoPoder @XplodedThemes Jânio Quadros: “Encontrei a Petrobrás de joelhos, ou de rastros, sobre a barriga, pedindo um bilhão de cruzeiros ao Banco do Brasil. Quebrada, falida.

CIA. Siderúrgica Nacional
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Prof. Nelson

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!