Funções da linguagem é um assunto que vai muito além da gramática. Para entendê-lo plenamente, precisamos entender o processo de comunicação.
A comunicação ocorre quando um emissor emite uma mensagem a um receptor que a compreende.
O processo de comunicação possui elementos básicos que estão interligados e são interdependentes.
Receptor – É aquele que recebe a mensagem, o seu destinatário. Os ouvintes da rádio no momento da execução da música são os receptores dela.
A função referencial é aquela que possui como destaque o referente. A mensagem procura apenas passar informações sobre o assunto tratado. Costuma ter uma linguagem mais objetiva e formal, para evitar desvios do referente e mal-entendidos.
Acontece quando o destaque da mensagem é o próprio emissor. Seu objetivo é fazer com que o receptor se sinta “na pele” do emissor.
Esse tipo de função tem como foco o receptor, procurando sempre chamar sua atenção, persuadi-lo ou influenciá-lo de alguma forma. Utiliza bastante o modo imperativo dos verbos e quase sempre é desenvolvido na segunda pessoa.
É a função que tem como foco o canal, e normalmente é usada quando o emissor testa o funcionamento do canal.
O código se destaca nesta função, pois o referente da mensagem se volta para seu próprio código. Caracteriza-se por apresentar “a linguagem falando da própria linguagem” (metalinguagem), como por exemplo.
A função poética é centrada na mensagem, e caracteriza-se por ser expressa na própria estrutura da mensagem, seja em letras, ritmo, melodia, tonalidade etc. @Alvaro_de_Faria