Profile picture
, 31 tweets, 5 min read Read on Twitter
FUNÇÕES DA LINGUAGEM

Funções da linguagem é um assunto que vai muito além da gramática. Para entendê-lo plenamente, precisamos entender o processo de comunicação.
Diferente do que muitos acreditam, comunicação acontece em tudo o que fazemos para nos expressar, e não só na língua falada ou escrita. Há comunicação em um gesto, um desenho, uma pintura, uma escultura, uma melodia, um grito.
Nós, humanos não somos os únicos seres vivos que se comunicam, mas com certeza desenvolvemos como nenhum outro os processos comunicativos.
A comunicação ocorre quando um emissor emite uma mensagem a um receptor que a compreende.
Apesar de parecer simples, existem diversos elementos que podem influenciar na comunicação, e a mudança de apenas um deles é capaz de produzir uma mensagem diferente ou uma modificar a compreensão do receptor.
Elementos da mensagem
O processo de comunicação possui elementos básicos que estão interligados e são interdependentes.
Tomemos como exemplo uma música com letra, gravada por uma determinada banda e executada no rádio. Nesse contexto, os elementos do processo comunicativo podem ser identificados.
Emissor – Aquele que envia a mensagem. No exemplo em questão, o emissor é a banda.
Receptor – É aquele que recebe a mensagem, o seu destinatário. Os ouvintes da rádio no momento da execução da música são os receptores dela.
Canal – É meio pelo qual se transmite a mensagem.
No caso da música, as ondas de rádio correspondem ao canal por onde se transmite a mensagem, mas o aparelho de rádio também é um canal, já que é usado para receber essas ondas e decodificá-las de modo que sejam captadas pela audição dos ouvintes.
Código – É o conjunto de sinais e suas regras de combinação usados para compor a mensagem. No caso da música, as notas musicais e o código verbal (que, por sua vez, permitem a composição de melodia, arranjo e letra) são códigos.
Referente – É o assunto, o contexto da mensagem, a coisa ou pessoa a respeito de quem ela trata. Uma música sobre paixão pode ter a pessoa amada do eu-lírico como referente.
Mensagem – É o objeto da comunicação, o que será transmitido do emissor ao receptor. No exemplo da música, a mensagem é o que ela diz, o sentido de sua letra combinada à parte instrumental.
Vamos reunir os elementos acima para compreendermos com mais firmeza o conceito de cada um deles e como eles se relacionam quando tomados como um processo de comunicação: uma banda (emissor) gravou uma música (mensagem) que possui melodia, arranjo e letra (códigos) ...
e fala sobre a pessoa amada (referente) do eu-lírico. A música chega aos ouvintes (receptor) do rádio (canal).
Função denotativa ou referencial
A função referencial é aquela que possui como destaque o referente. A mensagem procura apenas passar informações sobre o assunto tratado. Costuma ter uma linguagem mais objetiva e formal, para evitar desvios do referente e mal-entendidos.
Exemplos: Podemos visualizar bem a função referencial em jornais, fotografias documentais e documentários, pois eles procuram sempre passar a informação de forma mais imparcial, evitando a expressão de emoções e com o mínimo de ruído possível.
Função expressiva ou emotiva
Acontece quando o destaque da mensagem é o próprio emissor. Seu objetivo é fazer com que o receptor se sinta “na pele” do emissor.
Os textos emotivos são caracterizados por uma linguagem subjetiva e bastante pessoal, e neles é frequente o uso da primeira pessoa. A pontuação é bem particular, com muitos pontos de exclamação, interrogação e reticências.
Pelo seu forte caráter subjetivo e pessoal, é bastante usada em textos líricos, relatos sobre memórias e autobiografias.
Função conativa ou apelativa
Esse tipo de função tem como foco o receptor, procurando sempre chamar sua atenção, persuadi-lo ou influenciá-lo de alguma forma. Utiliza bastante o modo imperativo dos verbos e quase sempre é desenvolvido na segunda pessoa.
Como tem um poder persuasivo muito grande, é o discurso mais utilizado nas campanhas publicitárias, políticas e qualquer outro tipo de texto que queria chamar o receptor para fazer alguma coisa.
Função fática
É a função que tem como foco o canal, e normalmente é usada quando o emissor testa o funcionamento do canal.
Mais recentemente, também passaram a ser considerados casos de função fática os casos em que o canal é posto em destaque, como, por exemplo, um anúncio publicitário veiculado em uma revista que traz uma área com textura diferente do restante do papel, representando algo ...
...que deve ser experimentado pelo tato, e estimula o leitor a tocá-la, fazendo com que ele explore mais o canal.
Função metalinguística
O código se destaca nesta função, pois o referente da mensagem se volta para seu próprio código. Caracteriza-se por apresentar “a linguagem falando da própria linguagem” (metalinguagem), como por exemplo.
É uma função que não pode ser identificada apenas por aspectos da forma de expressão, mas sim por seu referente direcionado ao próprio código.
Exemplos: Textos que abordam a atividade da escrita, programas de TV que falam sobre a televisão e filmes sobre a indústria cinematográfica.
Função poética
A função poética é centrada na mensagem, e caracteriza-se por ser expressa na própria estrutura da mensagem, seja em letras, ritmo, melodia, tonalidade etc. @Alvaro_de_Faria
As rimas são um bom exemplo de função poética e muitos poemas usam e abusam desta função, mas não são as únicas formas de comunicação que a utilizam. A função poética também costuma acontecer em campanhas publicitárias.
Para entender melhor a função poética veja o exemplo, o poema “Pêndulo” de Ernesto Manuel Geraldes de Melo e Castro, poeta português.
Vale a pena lembrar que os elementos do processo comunicativo estudados existirão em qualquer tipo de comunicação, independente do tipo de função usado.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Escritor
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!