My Authors
Read all threads
#FORAGUEDES

A semana começou com a economia mundial sofrendo um baque devido a um novo choque do petróleo.

Preparamos uma thread para que você entenda melhor esse cenário. Segue o fio:
Com a queda da cotação do barril, provocada deliberadamente pela monarquia saudita, apostando-se na queda da demanda dessa commoditie devido ao surto mundial de coronavírus, bolsas do mundo inteiro despencaram.
Mas a economia brasileira despencou mais e a nossa moeda se desvalorizou ainda mais, em tendência contrária a outras moedas emergentes.
A bolsa de São Paulo opera com queda de 11% e o dólar chegou a bater próximo dos R$ 4,80. Isso certamente terá impacto na inflação e no bolso dos/as trabalhadores/as.
Já não é de hoje que a economia brasileira dá sinais de extrema fragilidade. Só nos primeiros três meses do ano já saíram mais investimentos estrangeiros do país do que em todo o ano de 2019.
E, dentre outras, por uma razão óbvia: o parasitismo financeiro, representado pela política econômica ultraliberal de Paulo Guedes, tem inviabilizado uma atividade econômica interna mais vigorosa, minando a confiança de investidores produtivos no Brasil.
Os objetivos principais de Paulo Guedes são enfraquecer algumas empresas brasileiras, para possibilitar sua compra por estrangeiros, além de nutrir o vampirismo financeiro com o sangue dos recursos públicos chupinhado pelas "reformas".
Vamos repetir mais uma vez: as "reformas" são parte do problema da economia brasileira, não da solução. A política de cortes de gastos públicos permanentes ajuda a cavar ainda mais profundamente o buraco para onde estamos nos dirigindo.
Em um cenário externo extremamente desfavorável, não há outra saída senão apostar de maneira inteligente e responsável na demanda interna.

É preciso revogar a Emenda Constitucional 95, o famigerado "teto de gastos", que está desabando sobre nossas cabeças.
É preciso retomar os investimentos públicos, porque o investimento privado não virá em uma situação de penúria generalizada da população e ele também não virá de fora, pois, como estamos observando, está em curso uma enorme fuga de capitais!
Agora vamos ver se o capitão expulso do exército vai assistir o navio da economia brasileira afundar fazendo piada ou se vai ter o pragmatismo esperado de alguém que teve formação militar.
Não temos bons pressentimentos. De todo caso, fica o nosso apelo, pelo bem do Brasil: com paulo Guedes não dá mais! #ForaPauloGuedes
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Política Econômica da Maioria - POEMA

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!