My Authors
Read all threads
🇺🇸🗳️ ELEIÇÕES AMERICANAS

Você tem curiosidade de saber como funciona o processo eleitoral dos Estados Unidos?
Se sua resposta foi sim, preparamos uma #thread explicando o passo a passo do rumo à Casa Branca. as.

Segue o fio. 👇
🇺🇸🇺🇸

Diferente do que ocorre no Brasil, nos EUA o voto não é direto nem obrigatório. As eleições ocorrem a cada quatro anos por meio de um processo que envolve "delegados" que formam um “Colégio Eleitoral”. Na prática, eles elegem o presidente.
COMO FUNCIONA O SISTEMA

Cidadãos elegem, em seus estados, representantes conhecidos como “delegados”; são eles que votam para eleger o presidente. Geralmente os delegados acompanham o voto da maioria da população, mas não são obrigados constitucionalmente a fazê-lo.
PARTIDOS

Existem mais de dois partidos nos EUA. A questão é que apenas dois, mais tradicionais, têm força para emplacar presidentes; são eles: o Democrata, mais progressista, e o Republicano, mais conservador. Além deles, temos por exemplo os partidos Libertário e Verde.
POR QUE O VOTO É INDIRETO?

Os responsáveis pelo modelo, que remete à criação da Constituição do país em 1787, são os chamados “pais fundadores”. Na época, fazer campanha era inviável por limitações de logística e comunicação.
Na época, o país não tinha o entendimento de identidade nacional, o que fez os estados ficarem temerosos sobre seus direitos e rechaçarem o voto popular devido a sua imprevisibilidade. O meio-termo encontrado foi eleger representantes (delegados) para eleger o novo presidente.
QUEM PODE SE CANDIDATAR?

Para concorrer à presidência é necessário ter nascido no país, ter pelo menos 35 anos e residir nos EUA há pelo menos 14 anos. A campanha pode começar a qualquer momento e o vencedor é definido por uma eleição à parte, e interna, chamada de primárias.
QUEM E QUANTOS SÃO OS DELEGADOS?

Delegados são pessoas atuantes nos partidos e na sociedade. A quantidade é definida pela população de cada estado; o que garante a alguns maior relevância. Quanto mais delegados, maior o número de votos.
Ao todo são eleitos 538 delegados no país, para se eleger presidente é necessário conquistar 270 delegados. O voto da população serve mais como direcionamento para que os delegados votem por eles.
COMO FUNCIONAM AS PRÉVIAS?

Os sistemas mais utilizados são "primárias" e "Caucus". No caso das primárias, o voto é secreto. Elas podem ser abertas – o participante vota independentemente do partido ao qual esteja filiado – ou fechadas, quando é exigida filiação partidária.
Nos chamados “caucus”, ocorrem convenções partidárias para discutir o apoio a determinados candidatos. Uma curiosidade sobre o termo “Caucus” é que ele tem origem indígena e significa algo como "conselho".
SUPERTERÇA

É a principal disputa das prévias, quando 14 estados e um território, realizam suas primárias. Após a Superterça, geralmente ambos os partidos encaminham seus candidatos para a disputa da Presidência.
CONVENÇÃO NACIONAL

É o momento que define os representantes de cada partido. Normalmente as legendas chegam à Convenção Nacional com um candidato vencedor depois do processo das primárias. Se isso não aconteceu, as candidaturas podem ser submetidas a uma nova votação.
ELEIÇÕES GERAIS E COLÉGIO ELEITORAL

Definidos os candidatos, começam as campanhas e também ocorrem debates. A eleição nos EUA acontece tradicionalmente na primeira terça-feira depois da primeira segunda-feira de novembro. Neste ano, será no dia 3/11.
O estado com mais votos no Colégio Eleitoral é a Califórnia, estado mais populoso do país, com 55 delegados. Delaware é um dos que têm menos votos, com três delegados.
Normalmente, os estados votam pelo sistema “winner-takes-all”. Por exemplo, se, no estado de Minessota, que tem 10 votos no Colégio Eleitoral, o candidato X teve 60% dos votos e o Y 40%, todos os delegados de Minessota vão para o candidato X.
EXCEÇÕES AO "WINNER-TAKES-ALL"

As exceções são Nebraska e Maine, ambos divididos por distritos eleitorais. Nebraska tem três distritos, cada um dá um delegado ao nome mais votado. No Maine são dois distritos; o candidato mais votado em todo o estado leva mais dois delegados.
E SE NINGUÉM CHEGAR AOS 270 DELEGADOS?

Neste caso, a escolha ficaria a cargo da Câmara dos Deputados; diferentemente do Colégio Eleitoral, cada estado teria direito a um voto. Ou seja, para ser eleito o candidato teria que contar com 26 votos (metade dos Estados mais um).
Você tem alguma curiosidade sobre as Eleições Americanas? Pergunta aí.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with O POVO Online

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!