, 25 tweets, 11 min read
My Authors
Read all threads
THREAD

Como Beyoncé representou o matriarcado utópico e a luta contra o racismo em "Freedom". Entenda todas as referências da obra.
Continuando com essa sequência de THREADS. "Freedom" é a décima música, do décimo capítulo do "Lemonade", "Hope" (Esperança). Nesse momento da obra, mais uma vez Beyoncé introduz o capítulo com um poema de Warsan Shire. Porém, pela primeira vez ela recita o poema completo.
O poema em questão se chama “Nail Technician as Palm Reader" e TODA a concepção do vídeo se baseia no entendimento dele. É possível entender inclusive o motivo pelo qual Beyoncé utilizou essa imagem para anunciar a "Formation Tour", como veremos a seguir. Segura a informação.
Outra informação que eu preciso que vocês guardem é a aparição deste bebê no frame inicial do vídeo de "Freedom". Nós só conseguimos DECIFRAR a presença dele com o decorrer do poema.
A personagem em questão começa a recitar o poema e somos levados à construção de um ambiente feminino de época. Aqui eu já trago a primeira referência do vídeo, que diz respeito à produção "Daughters of the Dust", um filme independente de Julie Dash, de 1991.
As personagens de "Freedom" são todas inspiradas nesta obra. No filme em questão nos é mostrado como as raízes africanas foram mantidas em algumas comunidades na América. A história de três gerações de mulheres de uma família é contada por um bebê DENTRO do ventre de sua mãe.
E assim a gente observa vários elementos desse filme no "Lemonade", não só nas vestimentas, mas no conceito e representatividade em si. Inclusive recomendo que vocês assistam esse longa.
Outra inspiração para o clipe de "Freedom" foi a obra "Beloved" (Amada), da escritora Toni Morrison. Ela foi a primeira escritora negra a ganhar um Nobel de Literatura em 1993. Essa obra em questão foi ganhadora do Prêmio Pulitzer e talvez seja seu livro mais reconhecido.
A obra é um livro que tem uma narrativa difícil pois não segue uma linearidade, um fato depois outro fato. A narradora conta algo, pensa algo, lembra algo, tudo isso de forma misturada. Mas de forma geral apresenta uma perspectiva diferente da escravidão.
Dito isso, voltamos para o vídeo em si. O poema se inicia e nele nos é apresentado a "esperança" das "filhas e netas", ou seja, das futuras gerações de mulheres, que continuarão lutando para colocar um fim a todas as formas de opressão das mulheres (negras).
Na segunda estrofe, a personagem descreve um sonho bastante surrealista e cheio de imagens perturbadoras,
onde a voz poética dá à luz através de uma "fenda" no estômago.

"That night, in a dream, the first girl emerges from a slit in my stomach..."
Através de uma análise complexa, a personagem descreve o nascimento de duas crianças. A primeira nasce como o resultado doloroso e biológico. De uma forma surreal esse nascimento é comparado ao ato que as manicures fazem nas unhas das mulheres, polindo e dando novas formas.
O curioso é que o amante é descrito nesse nascimento como aquele que ajuda a fechar as feridas do parto COM AS UNHAS. Ele não é mais retratado como um personagem negativo, mas como um amante solidário. Pela primeira vez a personagem cita o "nós" pra descrever sua relação.
Apesar da dor física envolvida, enquanto a mulher dá à luz através da fenda no estômago, o amante permanece ao seu lado (tanto física quanto emocionalmente), e ele até puxa os pontos. Tudo isso se realiza num sonho. A primeira criança nasce num sonho.
Até que a personagem acorda e a segunda criança nasce. O segundo o nascimento da menina é apresentado literalmente como um despertar ("eu acordo enquanto a segunda menina rasteja"). Enquanto a primeira garota "emergiu"do útero, a segunda garota rastejou.
Ou seja, ela lutou tentando se mover para fora até sair da garganta da mulher "até a cabeça", para finalmente FLORESCER na boca da personagem. Aqui nos damos conta que não estamos falando de um nascimento físico. Mas sobre a NECESSIDADE de se manifestar perante a dor.
E o capítulo da "esperança" é sobre isto. Uma espécie de matriarcado utópico representado por mulheres de diferentes de cores, de várias idades e estilos de vida que lutam. Esse poema ecoa como o despertar da Beyoncé enquanto feminista e ativista da justiça social.
Então basicamente o nascimento doloroso da primeira criança diz respeito ao momento que a Beyoncé toma conhecimento das dores do passado, das injustiças, da maldição citada em momentos anteriores e o nascimento da segunda criança é o seu ato de se MANIFESTAR.
E é justamente o que ela faz em "Freedom", talvez seja a música mais forte de todo o "Lemonade" justamente por carregar essa mensagem necessária, de quebra de um ciclo. Todas as mulheres em torno da mesa simbolizam que a união feminina é capaz de mudar o futuro.
E a presença da árvore não é atoa. Cada personagem num galho, seguindo seus caminhos, de diferentes formas, mas UNIDAS por uma força maior. É a constante luta contra o racismo e contra toda e qualquer forma de opressão.
Outro ponto é que as mulheres se reúnem para prestigiar um show, neste espetáculo Beyoncé pede por liberdade e toda a mensagem do vídeo se desenrola com muita facilidade e clareza. "Iremos continuar lutando porque vencedores nunca desistem de seus sonhos!"
É isso amigas, só relembrando, o bebê que aparece no primeiro frame do vídeo representa o NASCIMENTO da liberdade, a esperança em si. "Freedom" se desenvolve nesse aspecto. É isto, muito obrigado por terem acompanhado até aqui!
Como de costume, peço que fiquem pois vai ter bolo, sigam aí também, compartilhem e votem na próxima THREAD do "Lemonade". Estão faltando poucas músicas agora. Votem <3:
Lembrando que todas as demais THREADS estão anexadas aqui, só arrastar pra baixo! Bjs ❤️❤️❤️✨

Ai gente só pra lembrar o quanto essa música é tudo pra mim! ❤️❤️❤️❤️❤️

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with ARTH

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!