My Authors
Read all threads
1- Há três curvas para amortecer. A primeira é da epidemia. A segunda é a da recessão. A terceira é a da instabilidade política que vai resultar disso tudo. As três exigem que medidas comecem a ser tomadas agora.
2- Achatar as três curvas tem preço, não sai grátis. Portanto, é melhor começar logo a planejar onde será preciso gastar. O fato é que o Brasil não levou a sério e está ficando atrasado demais para agir....
3. Contratar gente. A epidemia deve durar e o sistema de saúde ser facilmente sobrecarregado. É preciso aumentar a contratação temporária de pessoal em saúde, além de mudar marcos legais, como o de telesaúde. Contratação ajuda inclusive no combate à recessão.
4. Expandir assistência. Imediatamente, dá pra fazer algo que cobre 1/3 da população e cabe bem no orçamento. Mas a @bollemdb está correta no que tem dito, isso é só o começo, provavelmente vai precisar mais.

5. Não é Disney. A crise já está posta e a confiança já era. Dólar a 5 não são empregadas domésticas comprando para ir a Disney. Os parâmetros mudaram e a política econômica tem que mudar junto. Construir confiança agora é mostrar que a recessão vai ser enfrentada com seriedade.
6. Cobrir dívida. Quanto do PIB vale gastar para evitar 1% de crescimento, acumulado para sempre? Enfrentar tudo vai custar dinheiro = dívida. Cobrir dívida = cedo ou tarde, elevar tributos. Não é o fim do mundo, e certamente melhor que recessão.
7. Tributos. Vamos parar com isso de "tributos estrangulam a economia". Tributar transferência de dividendos e lucros para pessoas, por exemplo, induz reter lucros na empresa para reinvestimento, pode ser um estímulo à economia, o contrário do que se diz.
Há tributos melhores e piores. Progressivos, como Imposto de Renda, são melhores para aumentar a arrecadação. Afetam menos a economia que os demais. Especialmente se o aumento for via redução de isenções tributárias aos mais ricos.
8. Só no IR PF as isenções a planos de saúde equivalem a 13 bilhões de reais, meio Bolsa-família gasto com menos de 7% da população. Juntanto IR PJ e outras isenções relacionadas à saúde, deve passar um pouco de 20 bilhões. Daria para aumentar o Bolsa para 1/3 da população.
9. Isso sem contar a mudança na tributação suavizada para investimentos de aplicações e a o grande montante de dinheiro da isenção de tributos sobre lucros na Pessoa Física. e último.
Falta dinheiro agora, mas há de onde tirar no futuro para pagar o que for usado na crise.
10 e último. O que está em jogo é mais do que uma gripe forte. É um projeto de nação, a escolha por quem deve sofrer para que alguém possa ganhar.
Aqui a Monica de Bolle argumentando que é preciso mais:
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Marcelo Medeiros

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!