Natan tem sido impressionante até aqui.

Subiu na fogueira, mas se mostrou sempre rápido, seguro, tranquilo, eficiente... E o mais importante: testado em vários contextos diferentes e sempre se saindo bem.
Em sua estreia, pegou um contexto muito específico: com o time de garotos, o Flamengo recuou, se fechou e forçou o Palmeiras a forçar o jogo pelo lado.

Jogou pelo lado direito da zaga. Ele e Otávio foram quase impecáveis defendendo a área.

Já contra o IDV no Maracanã, jogou pelo lado esquerdo, ao lado de Noga.

O time que até subia o bloco de marcação, mas não pressionava intensamente. Preparava uma arapuca para contra-atacar mortalmente. Neneca teve que fazer até mais defesas, mas a zaga também foi segura.
Contra o Athletico-PR, mais uma vez ao lado de Noga, o teve que jogar mais adiantado, com espaço às costas.

Além disso, foi forçado a mostrar repertório na saída de bola, já que o adversário fazia uma marcação-pressão mais interessante.
Já contra o Sport, aquele tipo de jogo que o Flamengo vem se acostumando há algum tempo: muita posse de bola, adversário recuado, time precisando criar, pressionar, abafar, claro e, claro, proteger as costas da defesa, que precisava jogar bem mais adiantada.
A principal chance do Sport, inclusive, logo no começo do jogo, veio de uma cabeçada errada de Arão para trás, que acabou encontrando Hernane, correndo nas costas do próprio Natan. A recuperação foi rápida e imponente, atrapalhando o centroavante, que precisou fazer o passe.
Natan foi bem em todos esses contextos.

Com a bola, se mostra muito confortável, não se desespera sob pressão.

Além disso, tem uma característica incomum e interessante: é quase ambidestro. Por isso, joga dos dois lados da defesa.
Isso é especialmente raro em jogadores canhotos. Como existem muito mais destros do que canhotos, é muito raro um canhoto ser obrigado a jogar do lado direito durante o seu desenvolvimento.

Destros, zagueiros e laterais, às vezes precisam inverter por necessidade.
Sem a bola, tem vigor e firmeza, mas duas características têm impressionado por serem dificuldades comuns de zagueiros jovens: a noção de posicionamento e a comunicação constante com a defesa. Natan mostra segurança nos dois aspectos.
Natan tem apenas 19 anos e quatro jogos no time profissional. Ainda vai oscilar. É importante que a gente entenda isso e ajude a criar um ambiente fértil para que ele possa evoluir.

Talento tem. Personalidade também. Já é meio caminho andado!

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Téo Benjamin

Téo Benjamin Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @teofb

10 Oct
Flamengo e Vasco vivem trajetórias inversas no campeonato. Um começou oscilando e vem se afirmando, o outro começou voando e vem caindo. Na verdade, ambos começam a gravitar suas posições "naturais" na tabela.

Não é surpresa para quem vinha prestando atenção nos números… Image
Logo no início do campeonato, um assunto começou a chamar a atenção: a falta de pontaria do Flamengo vinha incomodando. Mergulhei profundamente no tema para entender onde estava o problema.

De fato, o Flamengo ainda não era completamente dominante (como ainda não é) nos jogos, mas já era um time que ficava bom a bola, conseguia progredir razoavelmente, criava chances, finalizava... A bola simplesmente não entrava. Faltava o toque final.

Read 22 tweets
30 Sep
Existe empate com gosto de vitória? Sinceramente não sei.

Mas certamente existe jogo com gosto de Flamengo.
O rubro-negro terminou a exaustiva semana das liminares com um sorriso no rosto. Não (apenas) pelo ponto conquistado, mas por um verdadeiro domingo de Flamengo. Image
Com todos os problemas, o Fla foi a campo um time de garotos.

Alguns completamente desconhecidos de boa parte da torcida. Há quem diga que “o time foi reforçado por quatro jogadores experientes”, mas a verdade é exatamente oposta. Eram sete moleques da base, a maioria estreando.
E o domingo foi todo deles. Entraram em campo contra um grande rival, colocaram a bola no chão e jogaram com toda a calma do mundo. Nada de bicões desesperados, de jogadores intimidados, de movimentações aleatórias… Para a surpresa de todos, o Flamengo jogou como um time.
Read 25 tweets
26 Sep
Pelo jeito, o futebol brasileiro decidiu que vale a pena ter um jogo em que o assunto menos discutido, o que menos importa, é o futebol. O tal jogo jogado. Aquilo que deveria ser o mais importante.

É o que acontece quando fazemos as perguntas erradas...
Pelo jeito, o protocolo atual prevê todo tipo de situação, menos uma: surtos coletivos dentro de um elenco.

Pelo que tem sido dito, não há plano para esses casos, não há diretrizes claras, não há linha de corte, objetividade.
Acontece que estamos lidando com um tipo de problema específico: é um problema encadeado.

Isso significa que cada pessoa só é infectada pela pessoa ao seu lado. Ou seja, os casos não aparecem de maneira uniforme e aleatória por aí.
Read 15 tweets
20 Sep
Quem achou que o vício ia acabar com a vida, errou. Só joguei uma temporada e depois fiquei três meses sem sequer abrir o jogo, mas voltei hoje. Será que agora engrena? Hehehe
Comecei um novo save com o Swansea. O objetivo é usar e abusar das categorias de base e fazer as contratações mais realistas possíveis como meu camarada @GuCarratte ensina. Até agora, pré-temporada perfeita e ótimo início na liga jogando com uma formação pouco usual...
Metade da temporada se foi, chegou o Natal e o Swanseão da massa tá lá, contra tudo e contra todos, desafiando a lógica e as expectativas, firme e forte na zona dos play-offs! Image
Read 4 tweets
18 Sep
Um show de horrores. Deu tudo errado em para o Flamengo em Quito. O resultado assusta, mas o desempenho é o mais importante e, infelizmente, talvez assuste ainda mais.

O ótimo Del Valle se preparou para uma partida histórica e conseguiu seu objetivo.

Há muito a ser dito...
Como normalmente acontece nessas goleadas, há dois jogos dentro de um. Duas derrotas em uma.

Até o segundo gol, foi uma derrota futebolística. Depois do segundo gol, veio a derrota anímica: a vaca foi pro brejo e o time simplesmente desligou.
A segunda normalmente ganha mais destaque, até pelas circunstâncias e pelo placar final, mas a primeira é mais importante.

Quem vê os melhores momentos pode até achar que o IDV achou dois gols soltos e matou o jogo. Não é verdade. O Fla foi superado desde o primeiro minuto.
Read 27 tweets
14 Sep
Um jogo morno, um gramado péssimo, uma derrota decepcionante e uma lição: o futebol é o esporte de uma bola.

O Flamengo precisa jogar mais do que jogou, mas também precisa reencontrar a sua força mental.

Segue o fio...
O primeiro tempo foi mais chato do que horroroso.

O Flamengo mantinha seus dois pontas bem abertos e procurava o jogo por ali. Até os encontrava, mas a marcação dobrava, o gramado atrapalhava e a noite estava pouco inspirada…

Quando saía alguma coisa dali, o Ceará defendia bem a área e neutralizava o perigo. O sistema defensivo como um todo foi bem, mas Luiz Otávio e Tiago, os zagueiros alvinegros, fizeram um primeiro tempo de almanaque.
Read 18 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!