Sessão 2 sobre a atualização do #InfoGripe ref. semana 40.
Um olhar para o estado de São Paulo, em função do anúncio recente das bandeiras. Lembrando que os dados de SRAG são de extrema importância mas não são e nem devem ser os *únicos* dados a serem levados em conta.
Segue o 🧶
Começando pela capital: sinal de possível estabilização, em valores relativamente altos ~8 [5 - 14] novos casos semanais por 100mil habitantes. O fato de termos duas semanas consecutivas com as tendências de longo e curto prazo indicando estabilização é relevante.
Não há indício significativo de retomada do crescimento, mas há forte indício de interrupção da tendência de queda, e possivelmente mantendo um patamar elevado. "Ah, mas no pico era muito mais."
Que bom, né? Mas isso não significa que agora seja pouca coisa.
O fato da capital ter conseguido manter um longo período de queda deve ser enaltecido, mas sem perder o cuidado em relação a possível nova fase de estabilização. O fato de estar com patamar relativamente elevado pode dificultar ações de monitoramento para evitar repique.
A análise de tendência em relação às macrorregiões de saúde também sugere um cenário em geral positivo *em relação à tendência*. Pq o destaque? Pq tendência não é tudo. Importante avaliar a intensidade atual tbm, como sinalizado para a capital.
Nem todas as macros q estão com sinal de estabilização ou queda já estão em situação confortável. Algumas recém iniciaram o processo de queda.
Alguns exemplos de locais que inspiram cuidado (não são os únicos).
No repositório de boletins, imagens e dados podes conferir cada uma.
O #InfoGripe é uma ferramenta desenvolvida por pesquisadores do #MAVE (#FIOCRUZ e #FGV) através de parceria com o #GT_Influenza da SVS/Ministério da Saúde para monitoramento de #SRAG no país que nasceu lá em 2014. É o #SUS e a pesquisa brasileira a serviço da população.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Marcelo F C Gomes

Marcelo F C Gomes Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @marfcg

9 Oct
Boletim InfoGripe semana 40 (27/09 - 03/10).
Florianópolis, Aracajú, Fortaleza, Macapá e Manaus mantiveram o sinal de crescimento na tendência de longo prazo.
Belém e Brasília apresentam 1a semana com sinal cresc no longo prazo.
Recife e Rio mantiveram interrupção do crescimento.
Manaus mantém cenário bastante preocupante, tendo inclusive perdido o sinal de provável queda no curto prazo. Isso reforça a importância da interpretação adequada do indicador de curto prazo, que é mais suscetível às oscilações e ruídos do dado.
Floripa, embora esteja com 2a semana consecutiva com sinal de crecimento na tendência de longo prazo, a série sugere q pode ser uma estabilização em valor acima da mínima da semana 35. Ou seja, pode não ser uma retomada do cresc, mas está bem sugetiva a interrupção da queda.
Read 11 tweets
6 Oct
Tocando em um ponto potencialmente polêmico porém importante: é sim esperado observar retomada do crescimento no número de novos casos após um determinado período de flexibilização. A questão é o que fazer a partir daí.
Segue o 🧶:
Para que não houvesse retomada do crescimento após flexibilizações necessitaríamos:
1) Imunidade temporária ao menos dentro do período em questão ~3-6 meses;
2) Prevalência alta o suficiente para atingir imunidade de grupo.
OU
3) População completamente isolada, constantemente.
+
(1) é razoável supor que se cumpre.
(2) *torcemos* para que não seja verdadeiro. Pq? Porque do contrário não fizemos nossa parte para minimizar o impacto da 1a onda. Deixamos o vírus "correr solto" e gerar casos e óbitos evitáveis.
(3) não é razoável nem saudável por longo tempo+
Read 16 tweets
2 Oct
Infelizmente tivemos alguns contratempos que atrasaram a publicação da atualização do InfoGripe referente à semana 39 (20/09 - 26/09). Segue o 🧶
Os dados do país como um todo continuam caindo, porém localmente ainda temos muitos regiões em situações preocupantes.
5 capitais com sinal de crescimento na tendência de longo prazo, e mais 2 com estabilidade após 5 semanas consecutivas com sinal de crescimento. Image
Por ordem alfabética:
Aracaju (SE): sinal de crescimento na tendência de longo prazo presente nas últimas 3 semanas Image
Read 24 tweets
4 Sep
#InfoGripe semana 35:
Segue fio com alguns detalhes sobre a situação nas capitais e macrorregiões de saúde de cada estado para os dados de #SRAG, q serve como parâmetro para #COVID19 no BR.
Resumo do boletim: bit.ly/mave-infogripe…
Boletim completo: bit.ly/mave-infogripe…
Tendências de curto (últimas 3 semanas) e longo (últimas 6 semanas) prazo para as capitais
Belém (PA), Macapá (AP), Palmas (TO), Maceió
(AL), Recife (PE), São Luís (MA), e Rio de Janeiro (RJ) já ñ apresentam queda há várias semanas, algumas tendo registrado inclusive crescimento. Nenhuma dessas capitais voltou a cair de maneira clara desde então.
Read 18 tweets
26 Aug
Sobre os dados da capital do Rio de Janeiro, segue momento "elucidar é preciso". 1/n
2/n Sim. Mudanças de critério de classificação de caso impactam na contagem de novos casos, principalmente quando se usa data de divulgação (digitação no banco de dados) ao invés de data de ocorrência (1os sintomas ou óbito).
3/n Sim. Dados apresentados por data de divulgação/digitação não necessariamente refletem a situação atual, pois lá dentro tem casos de toda uma gama de datas de ocorrência. Da semana passada, retrasada, mês passado, ...
Read 15 tweets
25 Aug
Alguns comentários breves (pelo menos espero que sejam, mas ñ garanto...) sobre uma eventual imunidade de grupo em estados/municípios Brasileiros.
1o) Sem dados sólidos de testagem de ampla cobertura populacional, acho precipitado supor que um local já tenha atingido. Pq? Análise de risco. Fazer essa suposição para embasar reabertura ampla e descobrir que estava errado tem um custo humano altíssimo (e econômico tbm).
2.a) Caso um determinado local tenha de fato atingido imunidade de grupo, mas em algum momento tenha sofrido colapso do seu sistema de saúde, isso significa que as iniciativas de controle implantadas falharam. Ou seja, ñ é motivo de alegria, mas de muita tristeza.
Read 10 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!