Convido a todos que se importam com a decadência do Rio de Janeiro para participar do lançamento do livro “Maravilhosa para Todos: políticas públicas para o Rio de Janeiro”, que tive o prazer de organizar. Amanhã, dia 14/10, às 20 horas, ao vivo no link: m.youtube.com/channel/UCTlpK… Image
O livro foi escrito por 42 especialistas em diversos temas que afetam a cidade:

Educação - Vitor Pereira (@vit_pereira)

Contas Públicas - Vilma Pinto (@Vilmauerj).

Mercado de Trabalho - Bruno Ottoni (@ottoni_bruno), Gabriel Ulyssea (@GUlyssea) e Daniel Duque (@dannielduque).
Políticas de Gênero - Maria Oaquim (@mariaomed), Renata Avila, Maria Eduarda Couto e Helena Arruda.

Segurança Pública - Daniel Cerqueira (IPEA) e Vinícius Peçanha (@viniciuspecanha)

Meio ambiente - Arthur Bragança (@arthurbraganca7), André Sant’Anna (@DecoSantanna) et al.
Políticas públicas - Francisco Costa (@_FranciscoCosta) e Ana Luiza Pessanha (@AnaLuizaPessan8).

Cultura - Ana Cristina Bloquiau (Université Paris-Dauphine).

Assistência Social - Romero Rocha (UFRJ), Pedro Hemsley (UFRJ) e Marcio Gold Firmo (@marciofirmo) et al.
Acima, mencionei apenas alguns dos autores que estão nesta rede, mas a lista é muito maior.

Vejam uma parte de quem são os autores do livro aqui 👇 ImageImageImageImage
A outra parte dos autores aqui 👇 ImageImageImageImage
O prefácio do livro foi escrito pela Marina Silva (@MarinaSilva) e a contracapa foi feita por Fabio Giambiagi, Eduarda La Rocque, Ricardo Paes de Barros e Laura Carvalho (@lauraabcarvalho).

O livro está bem legal; é um verdadeiro convite para um diálogo franco sobre a cidade. ImageImage
Por fim, gostaria de mencionar meus co-organizadores, Eduardo Bandeira de Mello (@mello_bandeira) e Andrea Gouvêa Vieira (@andrea_gv). Foi uma honra poder dividir esse aprendizado em companhia de pessoas que levam a sério a ideia de fazer políticas públicas baseadas em evidência.
Como já disse antes e repito: Bandeira de Mello é candidato a prefeito do Rio. E no livro está uma parte da equipe que está assessorando ele. Eu sei que é difícil diferenciar candidatos apenas com discursos, mas o Bandeira tem um histórico que depõe muito favoravelmente a ele.
Bandeira foi o Presidente do Flamengo responsável pela transformação do clube.

O Rio de Janeiro está hoje para as cidades assim como Flamengo estava para os clubes de futebol: ambos muito abaixo do potencial.

@mello_bandeira transformou o Flamengo e pode transformar o Rio.
Veja as nossas ideias para reverter a decadência da cidade no livro que será lançado amanhã. O livro será gratuito e ficará disponível em diversos lugares, como no página oficial do Bandeira (bandeira18.com.br)
O lançamento amanhã contará com a participação especial da Marina Silva (@MarinaSilva), cuja forma de fazer política engrandece o país e nos inspira a buscar uma sociedade cada vez mais desenvolvida, fraterna e respeitosa.

Espero que gostem do livro. Todos convidados!

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Ricardo Barboza

Ricardo Barboza Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @menezes_barboza

29 Jul
A atuação do BNDES tem provocado um debates entre economistas, políticos, formadores de opinião e na população de forma geral.

Esses debates são saudáveis e devem ser estimulados, pois o BNDES é uma instituição pública.

Mas o que realmente aprendemos sobre o BNDES?
No artigo abaixo, feito por mim, em parceria com Samuel Pessoa (FGV/IBRE), Eduardo Pontual (UFRJ) e Fabio Roitman (BNDES), resenhamos toda a evidência empírica causal sobre o principal banco de desenvolvimento do Brasil. Foram 70 papers ao todos.

Link: agenciadenoticias.bndes.gov.br/detalhe/blogde…
O paper também está disponível em inglês no site do IBRE/FGV (blogdoibre.fgv.br/posts/o-que-no…) e no site do Instituto de Economia da UFRJ (ie.ufrj.br/images/IE/TDS/…).
Read 4 tweets
28 May
O que está acontecendo com a taxa de desemprego?

Taxa de desemprego responde a dois mestres: (i) taxa de ocupação (medida pela razão PO/PIA); (ii) taxa de participação (PEA/PIA).

Qd a taxa de ocupação cai, o desemprego aumenta. Qd a taxa de participação cai, o desemprego cai.
A taxa de ocupação está caindo devido à pandemia. Como o movimento é intenso, a alta do desemprego deveria ser grande.

Mas o desemprego no trimestre móvel até abril com ajuste sazonal foi de 12,1%, o que representa um aumento de apenas 0,5 p.p, ante o trimestre móvel anterior.
Acontece que a taxa de participação está desabando no Brasil. A quarentena e as transferências de renda estão mantendo as pessoas que perderam emprego sem procurar novas ocupações. Isso diminui a população economicamente ativa e a taxa de participação (ver grafico)
Read 5 tweets
6 May
Queria comentar a decisão do Copom.

Antes de tudo, quero relembrar a comunicação feita em março: o BC havia que quedas da Selic abaixo de 3,75% poderiam ser contraproducentes.

Hoje, não só reduziram para 3%, como já prometeram mais um ajuste, não maior que o atual.
Isso sugere que o discurso do BC para não reduzir mais a taxa de juros era tão somente um discurso. Uma desculpa, como tantas outras que temos assistido nas discussões de política monetária. Como tenho dito com meu amigo Bráulio Borges, é a inflação de desculpas.
Isto posto, o BC reduziu a Selic em 75 bps. Há claramente espaço para juros menores, vide as projeções do cenário híbrido. Mas sabia que o BC estava na dúvida entre 50 bps e 75 bps - essa era a discussão relevante no mercado. Dentro desse leque, foi bom.
Read 11 tweets
18 Feb
Há capacidade ociosa na economia brasileira? Tenho respondido que SIM. Para isso, recorro a uma média de várias estimativas de hiato do produto no Brasil (como há incerteza sobre essa variável, a média é uma boa escolha). No último dado: PIB ainda 4,3% abaixo do potencial
Na última ata do comitê de política monetária (Copom), o banco central externou preocupação sobre a possibilidade das medidas tradicionais de hiato estarem superestimando a ociosidade da economia.
Hoje, relatório da área macro do Banco Itaú, muito bem feito, mostra que a elevada taxa de desemprego, combinada com o NUCI em níveis mínimos históricos é compatível com significativa capacidade ociosa na economia brasileira.
Read 7 tweets
17 Feb
O crescimento econômico de 2020 vai frustrar mais uma vez. Como tenho repetido frequentemente, estamos em plena década frustrada: desde 2011, projetamos um crescimento do PIB (linhas vermelhas) sistematicamente acima do PIB efetivo (linha preta). Não aprendemos com nossos erros!
Esse foi tema do meu artigo no @valoreconomico em abril de 2019 (…odemenezesbarboza.files.wordpress.com/2019/05/barboz…).

O @joaovillaverde também escreveu sobre o assunto em artigo no @Poder360. (poder360.com.br/opiniao/econom…).
Em 2020, o ano começou com o consenso de mercado esperando 2,3% de crescimento para 2020. Hoje, o consenso de mercado revisou essa expectativa para 2,23%. E novas revisões devem acontecer nas próximas semanas.
Read 7 tweets
7 Feb
Falar um pouco da inflação de janeiro de 2020: o IPCA veio bem abaixo das expectativas (0,21% contra 0,35%). Foi o menor resultado para janeiro desde 1994.
Mais importante, no entanto, do que discutir a inflação cheia, é valioso olhar para os núcleos de inflação. Como disse no meu último artigo do @valoreconomico, a média dos 7 núcleos segue flutuando bem abaixo da meta: 2,96% nos últimos 12 meses até janeiro.
Quando olhamos para as medidas de núcleo mais sensíveis ao ciclo econômico, a situação é um pouco mais dramática, pois a flutuação dos núcleos ocorre ao redor do piso do intervalo de tolerância do regime de metas.
Read 9 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!