Bruno Pet Profile picture
16 Oct, 26 tweets, 7 min read
Menos de 48h após a última partida, o Flamengo novamente entrou em campo. Ignorar o contexto na análise desse jogo seria leviano, já que ele afeta diretamente o rendimento do time. Vamos trocar uma ideia sobre esse contexto e o que aconteceu dentro das quatro linhas nesse empate.
Não bastasse o elenco todo ter sido infectado por COVID recentemente e o já insano calendário devido a pausa da pandemia, a “cereja do bolo” foi ser submetido a jogar uma partida 48h após o término da anterior. Mas qual é o problema disso?
Estudos fisiológicos indicam que o ápice da fadiga muscular e da sensação de cansaço físico ocorre justamente 48 horas após uma partida. É quando o atleta apresenta maior queda de rendimento. Não há tempo para o cara se recuperar fisicamente.
Isso porque durante uma atividade de alto rendimento, o atleta sofre uma série de microlesões musculares. Essas microlesões são medidas através da análise do volume sanguíneo de CK (creatinoquinase). E quando esse volume CK atinge o ápice? Justamente 48 h após uma partida.
Exigir que o atleta volte a jogar em alto nível exatamente nesse intervalo em que o volume CK está no ápice é insano. Fora que há um aumento considerável de probabilidade de o atleta apresentar contusões musculares. Por um jogo pode-se perder um jogador por semanas ou até meses.
O segundo problema está relacionado ao regulamento da competição. Segundo o Artigo 25 do Regulamento Geral das Competições da CBF deveria ser respeitado um intervalo mínimo de 66 h entre jogos. O motivo? Os estudos fisiológicos que falei anteriormente.
Oras, se há estudos científicos que comprovam o alto risco de se jogar em espaços tão curto de tempo e que são corroborados com o regulamento da competição, então por que raios essa partida foi disputada nessa data? Pra essa pergunta eu não tenho resposta.
Bom... a partida aconteceu. Vamos discutir sobre o que aconteceu dentro de campo. Dome de novo manteve o 4-2-3-1. Grande parte dos jogadores que atuaram 2 dias antes estavam liberados para jogar apenas por alguns minutos. Desses, Pedro, Arão, T. Maia e Isla iniciaram a partida.
O RB Bragantino, que havia jogada sua última partida no domingo, veio também com alguns desfalques. Arthur e Alerrandro, dois de seus principais jogadores, ficaram de fora. O 4-2-3-1 de Barbieri tinha em Claudinho sua principal arma ofensiva.
O Braga iniciou a partida fazendo uma pressão alta que dificultava a saída de bola do Flamengo. Com Arão enfiado no meio dos zagueiros fazendo a saída de 3, os homens de meio do Fla tinham dificuldade em gerar linhas de passe para o Fla conseguir progredir em campo.
A dinâmica ofensiva do Fla estava um pouco diferente, principalmente do lado esquerdo. Isso porque Dome pedia para que Lincoln, que jogava de ponta-esquerda, atacasse por dentro e Renê por fora. Tudo isso na mesma altura, configurando uma espécie de 3-2-5 no momento ofensivo.
Só que dentro desse contexto de ter o lateral dando amplitude na última linha ofensiva, não faz muito sentido entrar com Renê. Ramon tem muito mais a entregar nesse tipo de dinâmica, já que Renê não é um primor ofensivo e prefere atacar por dentro, assim como o titular F. Luís.
O ritmo do jogo era baixo e poucos lances de perigo foram criados por ambos os times. O Braga começara a abrir mão da pressão mais alta e o Flamengo apresentava claro cansaço físico, o que atrapalhou demais a dinâmica ofensiva do time.
Isla parecia sem potência para fazer ultrapassagens, É. Ribeiro e Lincoln erravam demais e Diego recuava muito em campo para ajudar na saída de bola, despovoando o entrelinhas e desconfigurando um pouco o 4-2-3-1, já que não havia mais um meia flutuando por trás do centroavante.
Barbieri sentia muita falta de Artur, seu principal articulador, e ainda viu Leandrinho ter que sair aos 18’ do 1T por contusão, dificultando ainda mais o rendimento ofensivo do já remendado time paulista.
Mas na volta do 2T o RB descobre o caminho das pedras rubro-negro: o lado direito de defesa. Numa boa troca de passes com participação fundamental de Claudinho, algumas falhas individuais permitem que o Braga abra o placar.
Primeiro, a orientação corporal de Thuler na origem da jogada. Mesmo com a bola descoberta, Thuler está com os dois pés plantados no chão e com o corpo virado de frente pra bola, quando o correto seria ele estar perfilado de lado, pronto para correr pra trás se necessário.
Quando sai o passe, o tempo que ele perde tendo que girar o corpo para depois começar a correr é o suficiente para que Ytalo chegue na frente. Na sequência, vemos um problema provavelmente associado ao cansaço físico do elenco.
Claudinho dispara para dar opção e Arão, que estava cobrindo as costas de Isla, não consegue acompanhar a jogada, deixando Claudinho receber livre na entrada da área. Não tem como dissociar esse lance ao cansaço físico acumulado.
Após o gol, o RB dá indícios de que vai aproveitar bem os espaços que o Flamengo naturalmente passaria a deixar e emplaca um bom contra-ataque logo na sequência. Mas parou por aí. O Fla conseguiu controlar bem as transições do Braga fazendo uma pressão pós-perda bem efetiva.
Do minuto 5 ao 30’ do 2T o jogo foi praticamente todo dentro do campo de ataque do Flamengo, que conseguia recuperar rápido a posse e se mantinha em momento ofensivo por longos períodos.
A origem do gol de empate inclusive sai de uma recuperação de posse de Diego ainda no campo de ataque e numa das poucas chegadas a linha de fundo que Isla aguentou fazer na partida, sai o cruzamento para o gol do Lincoln.
Nesse momento, Bruno Henrique acabara de entrar e Dome havia passado Vitinho para a posição central da linha de 3 meias do 4-2-3-1, jogando por trás do atacante. Posição essa que foi justamente onde ele melhor rendeu nos tempos de CSKA. Achei o teste muito válido.
Barbieri substituiu, renovando o fôlego do time e imaginando uma pressão maior do Flamengo para conseguir a virada. Só que o time já estava morto com farofa. T. Maia, É. Ribeiro e Isla eram os mais extenuados.
Não houve organização, nem força para conseguir a virada, o que é absolutamente compreensível. No meio dessa sequência louca de jogos logo após os casos de COVID no elenco, o Fla disputou 8 jogos em 25 dias e saiu invicto (6V e 2E). É absolutamente admirável.
Mas mais que isso... com um desempenho muito bom dentro do limite do possível. Não dá pra criticar o time dizendo que “empatou com um time da zona de rebaixamento” ignorando completamente todo o contexto. Fora que o RB Bragantino é um bom time e tem seu valor.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Bruno Pet

Bruno Pet Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @obrunopet

14 Oct
No meio de uma sequência muito intensa de jogos, o Fla conseguiu vencer mais uma. De novo contra uma equipe extremamente defensiva. Mesmo com alterações na dinâmica ofensiva, o Fla criou e viu um Tadeu fechando o gol. Vamos de fio sobre os aspectos táticos da partida.
De forma surpreendente, Dome escalou o que havia de melhor nas mãos. Nenhum jogador fora poupado. As duas únicas diferenças para o time que jogou contra o Vasco eram o retorno de Nathan e a entrada de Michael no lugar do suspenso Diego.
Apesar da manutenção do 4-2-3-1 houve alteração na dinâmica ofensiva pelo lado direito do campo. Isso porque Michael jogou no setor e Gérson foi deslocado para meia central. Desta maneira, o Fla passava a ter pontas mais agudos e de profundidade dos dois lados do campo.
Read 25 tweets
13 Oct
“Clássico é clássico e vice-versa”. Essa folclórica frase que ficou famosa diz um pouco sobre o que foi esse Vasco e Flamengo. A partida não teve alta qualidade tática ou técnica, mas foi disputada e até divertida de se ver. Vamos de fio.
O Fla permanecia com os desfalques dos selecionáveis e agora também de Isla, liberado para jogar a 2ª partida do Chile na data FIFA. Nathan descansou e Léo Pereira teve nova oportunidade. O 4-2-3-1 foi mantido com Diego na meia central e Gérson na meia-direita.
O Vasco comandado por Alexandre Grasseli, treinador do sub-20 do clube que esteve como interino após a (bizarra) demissão de Ramon, fez algumas mudanças. Jogadores contestados pela torcida como Yago Pikachu e Fellipe Bastos perderam vaga.
Read 22 tweets
8 Oct
Um 1º tempo modorrento. Do jeito que o Sport queria e Jair planejou. Mas a leitura de jogo de Dome e a análise de como encontrar os espaços deixados pelo adversário fizeram a diferença no 2º tempo. Segue o fio e vamos trocar uma ideia sobre como Dome mudou o jogo.
Dome manteve o 4-2-3-1 e mesmo com os desfalques de Arrascaeta e ER7, armou o time para tentar manter ao máximo a estrutura do time. Diego entrou como meia central e Gérson empurrado para a meia-direita, dando espaço a volta de T. Maia como volante.
Gérson é talvez o jogador com características mais parecidas a de É. Ribeiro no elenco. Meia canhoto, tem como tendência puxar as jogadas pra dentro, abrindo o corredor para Isla atacar. Mesma dinâmica que ocorre quando ER7 está em campo.
Read 23 tweets
7 Oct
QUAL ATACANTE TEM MAIS PODER DE FOGO NO BRASILEIRÃO?

Análise gráfica da relação entre número de finalizações e taxa de conversão dos atacantes pode mostrar algumas conclusões interessantes. Veja como está o atacante do seu time e entenda o gráfico nesse fio.
Perceba que o gráfico tem 4 quadrantes:
1) Superior direito- muita finalização com alta conversão
2) Inferior direito - muita finalização, mas baixa conversão
3) Inferior esquerdo - pouca finalização com baixa conversão
4) Superior esquerdo - pouca finalização, mas alta conversão
No quadrante superior direito temos jogadores que conseguem finalizar bastante e convertem grande parte das chances que tem. É o melhor dos dois mundos e é, portanto, os atacantes de maior destaque no gráfico. São eles: Thiago Galhardo, Pedro, Marinho e R. Kayser.
Read 7 tweets
5 Oct
Se o Flamengo teve o retorno de alguns jogadores importantes no time titular, Eduardo Barros trouxe um CAP praticamente todo reserva. O Athletico não perdia há 6 jogos e até fez bom início de 1T, mas não conseguiu segurar um Fla que cresceu demais na segunda etapa. Segue o fio.
O 4-2-3-1 ganha cada vez mais sequência no Flamengo. Apesar do retorno dos laterais titulares, o Fla não tinha Thiago Maia poupado por desgaste físico. Assim, a dupla de volantes teve Arão e Gérson. Na linha de meias, BH na esquerda, Vitinho na direita e Arrascaeta por dentro.
Do lado do CAP, nomes importantes como Wellington, Erick, Christian e Cittadini foram poupados devido à sequência pesada de jogos e Eduardo Barros trouxe um time bem alternativo. 4-4-2 com losango no meio e destaque para o recém contratado Renato Kayzer no comando de ataque.
Read 24 tweets
1 Oct
O Flamengo precisava responder à sapatada que levou do Del Valle na semana passada. Não importa se o time estava recheado de meninos ou se metade do elenco ainda estava fora por COVID. E com uma mudança de estratégia tática e a superação dos meninos, conseguiu. Segue o fio...
O Flamengo ainda estava remendado devido aos casos de COVID no elenco. Alguns jogadores importantes foram relacionados, mas sem condições de iniciar a partida, deram espaço a muitos meninos no 11 inicial. A linha de defesa era toda sub-20: Matheuzinho, Noga, Natan e Ramon.
O 4-2-3-1 foi mantido. A formação começa a tomar forma, padrão e continuidade. Com Gabigol de volta e Pedro também titular, o herói do título da Libertadores 2019 foi jogar na ponta direita. Lincoln repetiu a posição que jogou contra o Palmeiras, ponta esquerda.
Read 23 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!