Mulheres na Astronomia e Astrofísica: Kathy Lueders
#ExtensaoRemotaUFMG #NósUFMG #AstroThreadBR
Você já ouviu falar da Missão Ártemis, o novo programa de viagem espacial tripulado da NASA? Em junho deste ano foi decidido quem ficaria encarregado pelo maior projeto da agência e, pela primeira vez na história, uma mulher foi nomeada: Kathy Lueders.
Kathy é da área de projetos e finanças, graduou-se em Administração de Finanças na University of New Mexico e especializou-se em Engenharia Industrial na New Mexico State University.
Começou sua carreira no laboratório de propulsores da NASA-White Sands Test Facility no Novo México em 1992. Pouco depois, mudou-se para o Programa da Estação Espacial Internacional (ISS), onde gerenciou a integração de transporte, liderando o reabastecimento da estação.
Em 2013, mudou-se para o programa espacial no Kennedy Space Center na Flórida, onde vem se esforçando para levar astronautas para o espaço em naves espaciais privadas.
Os primeiros frutos vieram no meio deste ano quando, em 30 de maio de 2020, supervisionou o lançamento da missão da SpaceX Crew Dragon.
Seus feitos foram transmitidos ao vivo naquela tarde de sexta feira e rendeu diversos comentários nas redes sociais, incluindo o elogio do CEO da SpaceX, Elon Musk, no qual disse em seu Twitter: “Sou um grande fã da Kathy Lueders”.
Jim Bridenstine, administrador da NASA, anunciou no dia 12 de junho deste ano, que Lueders foi a escolhida para guiar a Missão Ártemis na próxima década, afirmando que ela é a pessoa certa para liderar os grandes acontecimentos que pretendem alcançar.
A missão consiste em levar, em 2024, a primeira mulher à Lua e, posteriormente, estabelecer uma base lunar que servirá como ponto de abastecimento para naves espaciais e terá espaço para desenvolver diversos experimentos fora da Terra, assim como a Estação Espacial Internacional.
Com isso, estima-se que, até 2030, será possível realizar uma viagem espacial tripulada para Marte tendo, como uma das paradas, a Lua para reabastecimento.
Sempre muito atenta às redes sociais, principalmente ao Twitter, Kathy comentou o quão feliz estava por ver as movimentações e recados de diversas meninas ao redor do mundo.
“Isso realmente me faz perceber o poder que é ser a primeira e o quanto isso significa para elas. Elas se veem em mim. Estou muito honrada por isso e espero grandes feitos delas. Acredito que quando nós nos vemos nas outras pessoas, percebemos o quanto podemos(...)”
“E é muito importante, não só para meninas, mas para todos os grupos de pessoas”. Concluiu a entrevista para o Business Insider falando brevemente sobre seus anseios e o que a espera: “Esse deve ser o trabalho mais difícil dos Estados Unidos, mas também é o mais recompensador”.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Grupo de Astronomia da UFMG

Grupo de Astronomia da UFMG Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @AstronomiaUfmg

28 Sep
Uma galáxia muito distante chamou a atenção dos astrônomos: ela tem características semelhantes às da Via-Láctea, o que não era esperado para objetos tão afastados.
Hoje vamos falar mais sobre essa descoberta, segue o fio!
#ExtensaoRemotaUFMG
#NósUFMG
Cientistas observaram a galáxia SPT0418-47, que está distante da Terra por 12 bilhões de anos-luz, ou seja, aproximadamente 1,4 bilhões de anos após o surgimento do universo.
O ano-luz é uma medida utilizada para mensurar distâncias astronômicas. Um ano-luz é a distância que um feixe de luz percorre durante um ano, que é de aproximadamente 9,5 trilhões de quilômetros. Logo, a luz detectada pelos cientistas foi emitida há 12 bilhões de anos atrás.
Read 11 tweets
27 Sep
A Lua é o mais brilhante e o maior astro do céu noturno. A Lua causa as marés, deixa o clima da Terra mais estável e torna o planeta mais habitável para nós ao regular as oscilações do seu eixo de rotação.
A quinta maior Lua do Sistema Solar, a nossa Lua se formou há milhões de anos durante a formação planetária quando um provável objeto do tamanho de Marte e a Terra se colidiram.
Read 15 tweets
29 Aug
M42: A Nebulosa de Órion Image
A Messier 42, mais conhecida como Nebulosa de Órion, é a segunda nebulosa mais próxima da Terra, está a uma distância de apenas 1.565 anos-luz, perdendo apenas para a Nebulosa da Hélice, que está a cerca de 695 anos-luz de nós.
A M42 é o local de nascimento de estrelas mais observado pelos astrônomos e astrofísicos devido a sua proximidade e por possuir uma fácil localização.
Read 28 tweets
25 Aug
Mulheres na Astronomia e Astrofísica: Cecilia Payne-Gaposchkin

#ExtensaoRemotaUFMG #NósUFMG #AstroThreadBR
Você já ouviu falar que o Sol é composto por Hidrogênio e Hélio ? Sabe quem foi responsável por essa descoberta? Cecilia Payne-Gaposchkin é uma cientista brilhante que mudou a forma como vemos o Universo quase um século atrás.
Nascida em 1900, na pequena cidade de Wendover, na Inglaterra, Cecilia Helena Payne se apaixonou por astrofísica em 1919 quando presenciou uma palestra do astrônomo Arthur Eddington sobre a Relatividade de Einstein.
Read 18 tweets
23 Aug
Um assunto muito discutido atualmente: as queimadas no Brasil. Mas afinal, o que a NASA diz sobre essas queimadas?
#ExtensaoRemotaUFMG
#NósUFMG
No sul da Amazônia a estação de seca traz consigo o aumento das queimadas. Ocorreu um notável aumento dessa prática em agosto de 2019 e um aumento gradual no desmatamento ao longo de vários anos.
Após isso, uma equipe de cientistas da NASA e da Universidade da Califórnia-Irvine começou a observar atentamente os sinais de como a temporada de 2020 pode se desenvolver. Vários sinais preocupantes surgiram.
Read 12 tweets
18 Aug
Mulheres na Astronomia e Astrofísica: Wanda Díaz-Merced
#ExtensaoRemotaUFMG #NósUFMG #AstroThreadBR Image
Já pensou em como pessoas cegas estudam astronomia? Wanda Díaz-Merced é uma astrônoma cega que desenvolveu o método da Sonificação na astronomia.
Wanda Díaz-Merced nasceu em 1982, Guarabo, Porto-Rico, e desde pequena era apaixonada com ciência. Ingressou na Universidade de Porto Rico e, bem no começo, foi surpreendida com uma doença inesperada: Retinopatia diabética, responsável pelo início da sua perda de visão.
Read 17 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!