Vamos falar um pouco sobre TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL? Segue a thread 👇🏻 e divulgue se achar interessante. Image
1. O Tribunal Penal Internacional (TPI) foi criado pelo tratado internacional conhecido como “Estatuto de Roma” e possui sede na cidade de Haia, na Holanda. O Brasil já aderiu ao Estatuto de Roma (o tratado foi internalizado no Brasil em setembro de 2002).
2. Os crimes de competência do Tribunal Penal Internacional são chamados de “crimes de jus cogens”. O TPI possui competência para processar e julgar: crimes de agressão, crimes de guerra, crimes contra a humanidade e genocídio. Todos são imprescritíveis perante o TPI.
3. PRINCÍPIO DA IRRELEVÂNCIA DA QUALIDADE OFICIAL: o Estatuto de Roma prevê em seu artigo 27 o princípio da irrelevância da qualidade oficial. Pouco importa o cargo do indivíduo submetido ao julgamento perante o TPI. Todos são julgados no TPI de forma igual.
4. ENTREGA: também conhecida como “surrender”, a entrega é o ato no qual um Estado entrega ao TPI um indivíduo. A Constituição Federal de 1988 veda a extradição de brasileiro nato. No entanto, não há a vedação de entrega de brasileiro nato ao TPI.
5. O TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL ADMITE A PENA DE MORTE? Não. O Estatuto de Roma não admite a pena de morte, mas admite a pena de prisão perpétua.
6. PRINCÍPIO DA COMPLEMENTARIDADE: os tribunais domésticos possuem prioridade no julgamento dos respectivos delitos. O TPI apenas intervém se o Estado com jurisdição ao caso não é capaz de dar uma resposta efetiva.
7. Uma das críticas que se faz ao Tribunal Penal Internacional é a de que até o momento apenas ditaduras africanas e líderes africanos foram punidos pela Corte. Para os críticos o tribunal possui certa seletividade no processamento e julgamento de seus casos.
8. O Supremo Tribunal Federal já recebeu pedido de detenção e entrega oriundo do Tribunal Penal Internacional. O caso tratava do ex-presidente do Sudão, Omar Al Bashir. A partir desta ordem, caso Bashir adentrasse no Brasil, o país deveria entregá-lo ao TPI.
9. Um dado muito importante sobre o Tribunal Penal Internacional. A Corte não julga Estados (pessoas jurídicas), mas apenas pessoas físicas.
10. O Tribunal Penal Internacional conta com 18 juízes. O prazo do mandato dos juízes é de 9 anos. Fim da thread.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Thimotie Aragon Heemann

Thimotie Aragon Heemann Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @thim3108

24 Oct
Vamos falar um pouco sobre AS HIPÓTESES DE APLICAÇÃO DA LEI MARIA DA PENHA? Aplica-se a Lei Maria da Penha entre namorado x namorada? E entre neto x avó? E para menores de 18 anos do sexo feminino? E entre padrasto e enteada? Segue a thread 👇🏻 e divulgue se achar interessante. Image
1. Na thread de hoje vamos analisar as hipóteses de aplicação da Lei Maria da Penha e os pressupostos para a sua aplicação. Vamos lá.
2. É desnecessária que a vítima e o autor ou autora residam na mesma casa. para a aplicação da Lei Maria da Penha. É possível a aplicação em casos que as partes não moram juntos.
Read 22 tweets
22 Oct
Vamos falar um pouco sobre PENA DE MORTE E DIREITO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS? Segue a thread 👇🏻 e divulgue se achar interessante. Image
1. De acordo com o atual estágio da proteção internacional dos direitos humanos, há uma tendência ao desuso da pena de morte pela maioria dos países. Vejamos as três fases da pena de morte no Direito Internacional dos Direitos Humanos:
2. FASE DA CONVIVÊNCIA TUTELADA: Nesta fase, o Direito Internacional dos Direitos Humanos tolerava a pena de morte, mas com estrita regulamentação. Quatro limites à pena capital eram impostos: a) natureza do crime (apenas crimes graves, não se admitindo a sua banalização) (...)
Read 13 tweets
20 Oct
Vamos falar um pouco sobre ABANDONO AFETIVO E DEVER DE INDENIZAR? Segue a thread 👇🏻 e divulgue se achar interessante.

“Amar é faculdade, cuidar é dever”. (Ministra Nancy Andrighi).
1. O abandono afetivo (também conhecido como teoria do desamor) pode ser compreendido como a omissão de cuidado, criação, educação e assistência que os pais possuem para seus filhos enquanto estes são crianças e adolescentes.
2. Ninguém pode ser obrigado a amar alguém. Por outro lado, a Constituição Federal de 1988, no seu artigo 227, e o Estatuto da Criança e do Adolescente reconhecem o dever de cuidado dos pais em relação aos seus filhos.
Read 11 tweets
19 Oct
Vamos falar um pouco sobre VULNERABILIDADE DIGITAL E DIREITOS HUMANOS? Segue a thread 👇🏻 e divulgue se achar interessante.
1. Na thread de hoje usarei um conteúdo de meu amigo e futuro coautor de um livro que estamos escrevendo. O Defensor Público do Estado de São Paulo Julio Azevedo.
2. Observa-se que embora alguns autores insistam em classificar a vulnerabilidade vivida em tempos pandêmicos como uma nova forma vulnerabilidade (?), denominada cibernética ou digital (...)
Read 11 tweets
16 Oct
Vamos falar sobre o DELITO DE DESAPARECIMENTO FORÇADO DE PESSOAS E GRAVES VIOLAÇÕES DE DIREITOS HUMANOS? Segue a thread 👇🏻e divulgue se achar interessante. Image
1. O Brasil é signatário da Convenção da ONU para Todas as Formas de Proteção Contra o Desaparecimento Forçado e também da Convenção Interamericana sobre o tema.
2. No Caso Gomes Lund e outros vs. Brasil, o Estado brasileiro foi condenado pela Corte IDH por graves violações de direitos humanos no período da ditadura militar (desaparecimentos forçados na região do Araguaia). A Corte IDH mandou o Brasil criminalizar a conduta de (...)
Read 13 tweets
15 Oct
Vamos falar um pouco sobre CONSTITUCIONALISMO AUTORITÁRIO? Segue a thread 👇🏻 e divulgue se achar interessante. Image
1. O pensamento denominado de "constitucionalismo autoritário" foi idealizado por Mark Tushnet e também desenvolvido por Roberto Niembro.
2. O constitucionalismo autoritário seria uma espécie de constitucionalismo situada entre o autoritarismo e o constitucionalismo liberal. Se assemelharia com uma ideia de democracia iliberal (de baixa intensidade) com pitadas de autoritarismo por parte dos governantes.
Read 11 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!