Mulheres na Astronomia e Astrofísica: Mae Carol Jemison

#ExtensaoRemotaUFMG #NósUFMG #AstroThreadBR
Você sabe quem foi a primeira mulher negra a ir para o espaço? O nome dela é Mae Jemison e ela trouxe essa conquista para a comunidade feminina negra a menos de 30 anos atrás.
Natural do Alabama, EUA, Mae Carol Jemison nasceu em 17 de outubro de 1956. Ainda na sua infância, mudou-se para Chicago onde concluiu o ensino básico na Morgan Park High School com excelente desempenho, garantindo uma bolsa para Stanford University.
Jemison passava horas na biblioteca estudando vários assuntos científicos, principalmente astronomia, e não teve dúvidas em qual área seguir graduando-se em Engenharia Química e Estudos Africanos e Afro-Americanos.
Em Stanford, Mae Jemison participava de diversas atividades extra-curriculares, dentre elas destacava-se a dança, o teatro e a liderança do Black Student Union (União de Estudantes Negros de Stanford).
Concluiu a graduação em 1977 e especializou-se em medicina na Cornell Medical School (1981) e no ano seguinte terminou seu período de residência no Los Angeles Country/USC Medical Center.
Drª. Jemison tem o currículo repleto de atividades, como o trabalho no campo de refugiados em Cambodja, no sudeste asiático, e sua experiência no Quênia com o Flying Doctors, serviço de ambulância aérea.
Mas foi após dois anos de voluntariado em Serra Leoa e na Libéria que Drª. Jemison voltou aos Estados Unidos querendo mudar sua carreira profissional.
Inscreveu-se no programa de astronautas da NASA e foi admitida em junho de 1987, sendo a primeira mulher afro-americana do programa nacional.
Em 12 de setembro de 1992, Drª. Mae Jemison iniciou sua primeira viagem espacial a bordo do Endeavour, em uma missão conjunta dos Estados Unidos e Japão (Spacelab J STS-47) na companhia de outros seis astronautas.
Durante os quase oito dias que ficou no espaço, conduziu diversos experimentos, incluindo com células tronco.
Ao voltar para a Terra, Drª. Jemison percebeu o quanto a sociedade deveria conhecer o potencial feminino e das demais minorias e dar-lhes mais oportunidades.
“Nos meus anos na NASA, eu vi o potencial de mulheres sendo desperdiçado, especialmente as mulheres negras” relatou para o jornal americano The New York Times.
Na mesma ocasião expressou sua admiração por Katherine Johnson, uma das mulheres afro-americanas retratadas no livro e filme Hidden Figures:
“Ela (Katherine Johnson) representa o profundo poço de talento e potencial que tão frequentemente é enterrado por falta de oportunidades, acesso, exposição e expectativas para mulheres e especialmente para mulheres negras no ramo da ciência e tecnologia”.
Drª. Mae Jemison recebeu diversos prêmios em reconhecimento aos seus estudos. Em 1988, conquistou o Essence Science and Technology Award. Já em 1992 foi condecorada com Ebony Black Achievement Award por sua representatividade negra.
No ano em que saiu da NASA (1993) para ir lecionar na Dartmouth College, recebeu Montgomery Fellowship da universidade.
No ano de 1993, Drª. Mae Jemison criou a empresa Jemison Group com o intuito de dedicar avanços tecnológicos para auxiliar o desenvolvimento, o sistema de saúde e outros assuntos essenciais de países africanos.
Um ano depois fundou o The Earth We Share para investir na educação de estudantes entre 12 e 16 anos ao redor do mundo e juntamente com outros projetos como o Reality Leads Fantasy – Celebrating Women of Color in Flight.
Celebrando a luta de mulheres não brancas, com ponto central nas mulheres na aviação e astronomia, sempre focada em dar oportunidades as mulheres e pessoas não brancas.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Grupo de Astronomia da UFMG

Grupo de Astronomia da UFMG Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @AstronomiaUfmg

20 Oct
Mulheres na Astronomia e Astrofísica: Kathy Lueders
#ExtensaoRemotaUFMG #NósUFMG #AstroThreadBR
Você já ouviu falar da Missão Ártemis, o novo programa de viagem espacial tripulado da NASA? Em junho deste ano foi decidido quem ficaria encarregado pelo maior projeto da agência e, pela primeira vez na história, uma mulher foi nomeada: Kathy Lueders.
Kathy é da área de projetos e finanças, graduou-se em Administração de Finanças na University of New Mexico e especializou-se em Engenharia Industrial na New Mexico State University.
Read 15 tweets
28 Sep
Uma galáxia muito distante chamou a atenção dos astrônomos: ela tem características semelhantes às da Via-Láctea, o que não era esperado para objetos tão afastados.
Hoje vamos falar mais sobre essa descoberta, segue o fio!
#ExtensaoRemotaUFMG
#NósUFMG
Cientistas observaram a galáxia SPT0418-47, que está distante da Terra por 12 bilhões de anos-luz, ou seja, aproximadamente 1,4 bilhões de anos após o surgimento do universo.
O ano-luz é uma medida utilizada para mensurar distâncias astronômicas. Um ano-luz é a distância que um feixe de luz percorre durante um ano, que é de aproximadamente 9,5 trilhões de quilômetros. Logo, a luz detectada pelos cientistas foi emitida há 12 bilhões de anos atrás.
Read 11 tweets
27 Sep
A Lua é o mais brilhante e o maior astro do céu noturno. A Lua causa as marés, deixa o clima da Terra mais estável e torna o planeta mais habitável para nós ao regular as oscilações do seu eixo de rotação.
A quinta maior Lua do Sistema Solar, a nossa Lua se formou há milhões de anos durante a formação planetária quando um provável objeto do tamanho de Marte e a Terra se colidiram.
Read 15 tweets
29 Aug
M42: A Nebulosa de Órion Image
A Messier 42, mais conhecida como Nebulosa de Órion, é a segunda nebulosa mais próxima da Terra, está a uma distância de apenas 1.565 anos-luz, perdendo apenas para a Nebulosa da Hélice, que está a cerca de 695 anos-luz de nós.
A M42 é o local de nascimento de estrelas mais observado pelos astrônomos e astrofísicos devido a sua proximidade e por possuir uma fácil localização.
Read 28 tweets
25 Aug
Mulheres na Astronomia e Astrofísica: Cecilia Payne-Gaposchkin

#ExtensaoRemotaUFMG #NósUFMG #AstroThreadBR
Você já ouviu falar que o Sol é composto por Hidrogênio e Hélio ? Sabe quem foi responsável por essa descoberta? Cecilia Payne-Gaposchkin é uma cientista brilhante que mudou a forma como vemos o Universo quase um século atrás.
Nascida em 1900, na pequena cidade de Wendover, na Inglaterra, Cecilia Helena Payne se apaixonou por astrofísica em 1919 quando presenciou uma palestra do astrônomo Arthur Eddington sobre a Relatividade de Einstein.
Read 18 tweets
23 Aug
Um assunto muito discutido atualmente: as queimadas no Brasil. Mas afinal, o que a NASA diz sobre essas queimadas?
#ExtensaoRemotaUFMG
#NósUFMG
No sul da Amazônia a estação de seca traz consigo o aumento das queimadas. Ocorreu um notável aumento dessa prática em agosto de 2019 e um aumento gradual no desmatamento ao longo de vários anos.
Após isso, uma equipe de cientistas da NASA e da Universidade da Califórnia-Irvine começou a observar atentamente os sinais de como a temporada de 2020 pode se desenvolver. Vários sinais preocupantes surgiram.
Read 12 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!