Fui ler a entrevista do Paulo Guedes pra Veja e é uma das coisas mais ridículas que eu já vi (começando pela capa, claro - não é defensável um negócio desses depois dos últimos dois anos: é propaganda política, não jornalismo).
veja.abril.com.br/economia/econo…
A mentira começa com a Reforma da Previdência: não foi resultado do esforço heroico do Guedes, mas em larga medida herdada do governo Temer e organizada pela centro-direita no Congresso. Se dependesse do Guedes e sua insistência na capitalização não tinha passado nada.
Esse cálculo sobre o congelamento dos salários do funcionalismo é absolutamente fictício, não tem como colocar número, porque ninguém sabe o contrafactual (quais aumentos viriam a ser concedidos).
Ainda mais ridículo é ele tentando rebater a constatação de que não entrega nada. Que acordo com a União Europeia, Guedes, o que nunca vai sair porque teu chefe taca fogo na floresta? É escandaloso ele chamar os críticos de negacionistas, considerando o presidente a quem serve!
O negacionismo do Guedes é sobre sua manifesta incompetência. Diz que “fez sua parte” e coloca a culpa nos militares, no Congresso, no “entorno do presidente”. Só o chefinho amado escapa.
Continua, como sempre, com seu papel de animador de torcida - só faltam os pompons - com previsões absolutamente delirantes. Inclusive referentes à pandemia, concordando com o chefe psicopata que ela está acabando.
Ao mesmo tempo, é mais pró-vacina, o que mostra ter consciência de que o negacionismo do chefinho é um crime e uma estupidez - e, mesmo assim, continua apoiando o Bolsonaro! Não surpreende, mas os adjetivos que tenho vontade de usar são impublicáveis.
Acho que o momento mais ridículo foi quando ele se apresentou como o que salvou Bolsonaro do impeachment, graças ao envio do Weintraub pro Banco Mundial. É um misto de arrogância, insegurança, canalhice e descolamento da realidade que seria cômico se não fosse trágico.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Thiago Krause

Thiago Krause Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @ThiagoKrause2

16 Sep
@jcaetanoleite @historianess @ktgerbs @romulopredes Certamente dá pra falar em abolicionismos.
1) O Haiti afeta de duas formas. Por um lado, bota terror no coração dos senhores. Por outro, estimula revoltas. De ambas as formas, tensiona a escravidão.
redalyc.org/pdf/1670/16701…
@jcaetanoleite @historianess @ktgerbs @romulopredes 2) O abolicionismo nunca veio de cima, mas sim foi impulsionado por movimentos populares e interclassistas com intensa participação negra, que forçou os grupos dominantes a fazer algo. Como citei num Tweet, “Power concedes nothing without a demand”, disse Douglass.
@jcaetanoleite @historianess @ktgerbs @romulopredes A abolição no México foi feita por um presidente afro-indígena (depois fuzilado) e em todas as repúblicas hispano-americanas dependeu do apoio negro aos liberais; na Grã-Bretanha, a “Guerra Batista” dos escravizados em 1831-2 da Jamaica foi essencial.
Read 5 tweets
15 Sep
O grande historiador inglês Lawrence Stone uma vez escreveu que processos importantes são multicausais, e certamente foi o caso da abolição. É politicamente interessante para alguns entender a abolição como resultado do cristianismo e do Iluminismo, mas é mais complexo que isso👇
O texto acima é um resumo disso no meu próximo livro.
1) O cristianismo era a gramática através da qual as pessoas expressavam sua visão de mundo, então era usado para tudo, tanto pelos radicais defendendo a transformação social quanto pelos conservadores que queriam preservá-la.
2) Então o cristianismo dissidente pôde ser usado para criticar a escravidão, pelo menos desde o século XVII. A tendência dominante foi, porém, sua legitimação, aqui como no mundo anglo-americano. Vide os trabalhos de @historianess, @ktgerbs e Zeron.
Read 23 tweets
15 Sep
Não, o crime do passado é ter sido criminoso mesmo, @JoelPinheiro85 - pelos nossos padrões, é verdade, mas frequentemente pelos deles também.
www1.folha.uol.com.br/colunas/joel-p…
Não tenho opinião sobre a mudança de nome da ex-torre David Hume, mas também não entendo o pânico moral. Ninguém está propondo queimar os seus livros ou deixar de estudá-lo.
Mas só escrevi esse minifio por causa da ignorância (muito comum) do último parágrafo: @JoelPinheiro85, o Haiti aboliu a escravidão e condenou o racismo primeiro, graças à ação dos escravizados (e não do Hume ou do Smith), antes do Reino Unido sequer ter abolido o tráfico.
Read 9 tweets
26 Jul
Eu leio e cito o trabalho do @CEClynch, e agradeço o tempo gasto em comentar nosso artigo. Pena, porém, que ele parece não tê-lo lido. Não vale a pena escrever uma tréplica, mas vou fazer apontamentos sobre o Império, deixando as considerações metodológicas para o @phpacha.
Sob o disfarce de um “comentário”, Lynch nos critica por assumirmos uma visão plebiscitária: Império x República. O curioso, porém, é que não fazemos um único elogio à República: chegamos mesmo a mencionar seus fracassos no texto como uma explicação para o apelo da monarquia.
Já que o comentário não é ao nosso texto, vamos aos equívocos de Lynch. Ele começa com uma “incrível salada” para poupar o Império: recua para a Colônia e mistura bandeirantes (cuja mitologia só foi cristalizada no séc. XX) e senhores de engenho (constituintes de outra mitologia)
Read 13 tweets
19 Jul
Não deveria responder em respeito à regra dos dois desvios (@lmonasterio), mas...
1) Não dizemos que a monarquia foi a culpada pela escravidão, mas que foi um regime que viveu em simbiose com ela
2) Não passamos pano para os problemas atuais, explicitamente reconhecidos no texto
3a) 1822-1850 foi o auge do tráfico transatlântico para o Brasil: quase 1.440.000 africanos escravizados foram embarcados para cá, mais que em qualquer outro período equivalente.
Fonte: slavevoyages.org.
3b) A 1a tentativa de acabar com o tráfico atlântico foi em larga medida resultado da pressão britânica, que culminou no tratado de 1827. Entretanto, não foram tomadas medidas efetivas, de modo que após um período de declínio o comércio se recuperou para abastecer a cafeicultura.
Read 8 tweets
7 Jul
O @cenevivaricardo me fez ficar pensando na bibliografia do curso sobre História da Desigualdade (séculos XIV-XXI), então vamos procrastinar um pouco em vez de escrever.
Eu começaria com grandes interpretações: uma introdução com @WalterScheidel (introdução e cap. 10), @PikettyLeMonde (introdução), talvez @BrankoMilan (cap. 3) e @DrDaronAcemoglu & Robinson (caps. 3-4).
Depois, Europa Moderna com o grande Braudel, pareado com o Piketty (cap. 2). Eu gostaria de passar o @guido_alfani, mas acho que ele não tem nada em português ou espanhol. Ele e o Jaime Reis ficariam como leituras complementares.
Read 14 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!