Uma galera chegou a me perguntar como funciona a inspeção da Vigilância Sanitária em Salão de Cabelereiro e produtos de make/higiene, então bora para um fio explicando como funciona. Segue #threadconhecimento👨🏿🔬👨🏿⚕️👇🏿 (Foto: Google)
Vou tentar fazer em duas partes, uma para a galera fora da área e outra para a galera que gostaria de seguir a área. Vamos para os parâmetros gerais:
Resolução ANVISA n.79, de 28/08/00 - estabelece a definição e classificação de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes e outros neste contexto;
Portaria CVS-11 de 16/08/93 (SP) - dispõe sobre o funcionamento dos estabelecimentos q/ exercem ativ. de podólogo (pedicuro)
As ações da Vigilância Sanitária relacionadas à área Beleza
em geral estão inseridas nas ações de saúde, e devem: -
avaliar os riscos contaminação e epidemiológicos dentro
das prioridades locais, seguindo o determinado pelo
Sistema Único de Saúde - SUS.
O perfil do consumidor pode mudar ao longo do tempo, então há a necessidade de se atualizar sempre. O empresário da área de Beleza deve adaptar-se ao CDC, PRESTADOR DE SERVIÇOS será responsabilizado por acidentes causados aos seus consumidores. Alergias por exemplo!
Todo cuidado é pouco quando se lida com o público, em especial quando o serviço prestado pode prejudicar a saúde do cliente e do profissional. Por isso a vigilância é sempre acionada quando há problemas em tal estabelecimento.
Prevenir doenças e promover a saúde é o dever de todos os órgãos de saúde pública, fabricantes, empresários e prestadores de serviços de embelezamento, disponibilizamos as normas de vigilância sanitária e de boas práticas no que se refere a instalações físicas +
+ controle de produtos, medidas de higiene e limpeza e esterilização de materiais. TUDO ISSO É SUS!
Mas como a vigilância chega e exige isso?
A vigilância (SUVIS) tem cursinhos e também disponibiliza checklist para quem quer ter um estabelecimento seguindo as normas.
Então a Vigilância verifica:
- Iluminação natural ou artificial adequada que permita a realização de procedimentos com segurança e boa condição visual.
- Ventilação natural ou artificial adequada que garanta um ambiente arejado;
- Água encanada potável;
- Ligação c/ esgoto;
- Instalação elétrica suficiente para o número de equipamentos. Não utilize extensões ou benjamins (sobrecarga): é proibido ter fiação exposta para evitar curto circuito;
- Pisos e paredes com revestimentos que sejam laváveis, ou seja, resistentes a limpeza com água e sabão.
- Ralos devem ter condições de fechamento ou com tela milimétrica;
- Pia exclusiva para limpeza de material como: alicates, espátulas de metal para unhas, escovas de cabelo, pentes, bacias, cubas e outros;
- Equipamentos adequados para a esterilização de material de metal como alicates, espátulas de metal para unhas e outros.
- Tanques para lavar os panos de limpeza e higienização;
Nossa mas é muita coisa, calma que existem diferenças de estado para estado.
Mas tem os necessários como:
Pisos: é necessário a retirada imediata dos cabelos decorrentes do corte a cada cliente.
Toalhas: Devem estar lavadas e preferencialmente embaladas em saco plástico individualmente. As sujas devem ser colocadas em local diferente das limpas.
ALICATES, ESPÁTULAS E OUTROS MATERIAIS DE METAL
Devem ser lavados e escovados com sabão líquido, em água corrente abundante, ou lavadora ultrassônica a cada procedimento;
OBS: A embalagem deve ser sempre aberta na frente do(a) cliente.
Já o processo de esterilização desse material:
VAPOR SATURADO / AUTOCLAVE
• Os materiais de metal, depois de lavados, devem estar embalados e acomodados em embalagem que permita a passagem de vapor.
CALOR SECO / ESTUFA
• A temperatura para garantir a esterilização é de 170ºC por 1 hora ou 160º C por 2 horas.
• Não pode ser aberta durante a esterilização. Quando isto ocorre, o processo de esterilização é interrompido.
Elas costumam ser bemm mais baratas que a autoclave.
Existem outros procedimentos de higiene como lavar as mãos também antes de atender o cliente, mas isso acho que todos já sabem rs
é muito conteúdo para ser abordado em uma só thread, mas ao longo do tempo coloco mais detalhes.
P/ mais infos vocês podem entrar no site da Vigilancia Sanitária, entrar em contato para ter o POP e evitar que algum cliente te denuncie e etc. Quando acontece denuncia raramente na primeira denuncia existem multas, pois muitos não sabem das normas.
Para quem quer seguir a área da vigilância #BiomedTwitter, tem esse roteiro de inspeção sanitária:
Thread: Durante meu estágio na vigilância (na graduação), tive a experiência de lidar c/ acumuladores. O Transtorno de Acumulação é uma psicopatologia caracterizada pela aquisição compulsiva de objetos desnecessários, desorganização e dificuldade de desfazer-se de tais bens.
Decidi fazer a thread para contar a experiência sobre isso, mas antes, estamos falando de um problema que realmente a pessoa não tem consciência de que tem, ela acredita que a casa está arrumada e que realmente ela precisa daquilo. Não cabe julgamento ;)
Como chega a notificação na SUVIS?
SUVIS (Supervisão de Vigilância em Saúde), uma pessoa (costuma ser vizinhos ou parentes) ligam para vigilância sanitária dizendo que uma pessoa está acumulando "lixo" e q/ está tendo proliferação de ratos e escorpião na rua.
Todos conhecem a sambista Dona Ivone Lara, mas poucos conhecem a história fantástica e o quão ela foi importante na saúde. Montei essa #thread para mostrar a importância dessa mulher negra e periférica, e muitas vezes esquecida nas aulas de Saúde Pública e Psiquiatria.
Ivone Lara nasceu no RJ em 1922 (sendo carioca da gema) de uma família carente, foi criada pelos tios depois de perder os pais ainda jovem. E foi com os tios que ela aprendeu a tocar cavaquinho e ouvir bastante samba, quando chegou aos 17 anos decidiu fazer Enfermagem.
Ao cursar enfermagem na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, viu q/ queria levar sua carreira + a diante. Aos 21 anos, ela fez o concurso p/ entrar no Ministério da Saúde e depois aos 25 foi parar no Instituto de Psiquiatria, foi lá que sua carreira alavancou.
Essa tarde está perfeita para montar um fio (devido a repercussão do tweet esse fds), bora explicar de uma forma um pouco mais detalhada p/ as pessoas oq/ o biomédico faz, quais as habilitações mais comuns e etc. Segue o #thread e leia com atenção (#BiomedTwitter) =D
Para o thread, utilizei o manual do Biomédico (acho que todos devem ter), se não tiver em casa há uma versão disponível digitalmente no site do Conselho Federal de Biomedicina (cfbm.gov.br) ou no site dos Conselhos Regionais. Também utilizei o Código de Ética.
O curso de Biomedicina surgiu em 1966, e sua regulamentação em 1979, desde lá o curso tem tido um processo de evolução e crescimento. Uma das mais novas profissões da área da saúde, a carreira oferece um grande/enorme leque de opções e habilitações.
Como prometido Thread sobre Urinálise (#BiomedTwitter), a análise de urina é importante para descobrirmos e diagnosticarmos doenças renais, nas vias urinárias, hepáticas, hematológicas e metabólicas. Além de ser ótimo para descobrirmos a eficiência do tratamento de doenças.
A urina é formada continuamente pelo rins (Ultrafiltrado do plasma, a partir do qual foram reabsorvidos glicose, aminoácidos, água e outras substâncias essenciais ao metabolismo do organismo). Processo fisiológico:
170.000mL plasma filtrado
conversão
1.200mL (urina diária)
Funções renais:
- Regulação do balanço de água e íons inorgânicos:
(Na+, Cl-, H+, HCO3-, Ca++, K+, Mg++, HPO4--, etc.)
*regulação do equilíbrio hidrossalino e da P.A.
*regulação do equilíbrio ácido-básico (pH sangüíneo)
- Secreção de hormônios: Calcitriol, Renina; Eritropoietina
[THREAD] Como lidar com a saúde mental durante a pandemia de #COVID19.
Essa thread foi montada graças a @WHO que disponibilizou uma cartilha em inglês sobre como lidar com a pandemia (psicologicamente falando). Coloquei os principais pontos pela who.int
Segue:
Obs: todas as infos estão disponíveis no site da Organização Mundial da Saúde.
Obs: as imagens também tirei de lá, caso queiram utilizar para trabalhos futuros. :)
A cartilha foi dividida em:
- População geral
- Profissionais da saúde
- Coordenadores e Gerentes de hospitais/laboratórios
- Crianças
- Idosos
- Pessoas em quarentena.
Vou começar com POPULAÇÃO GERAL e depois atualizo os demais ao longo do tempo.