Meu pitaco sobre a polêmica do banimento de Trump do Tuínto (segue o fio).
Primeiro, temos que afastar as falsas equivalências. Barrar o acesso a plataformas por raça, origem, identidade de gênero etc. é diferente de excluir alguém por uso da plataforma em contrariedade aos termos de uso. É um ambiente plural, mas regrado.
Segundo, liberdade de expressão diz respeito, fundamentalmente, à liberdade de opinião, ou seja, fazer juízos de valor sobre fatos.
Você não tem o direito de mentir, muito embora haja tolerância até mesmo nesse campo. Qual o limite dessa aceitação da mentira? A afetação do direito de terceiros.
Se eu tuitar que sou o professor mais amado da Uerj ou da GV seria mentira, mas sem maiores repercussões. Se eu disser, porém, falsamente, que Caio furtou Tício, cometo um crime. Uma limitação razoável do meu direito de expressão.
Terceiro, meu direito de expressão também encontra limite na incitação ou apologia à prática de crimes. Em meio impresso, oral ou virtual, é crime.
Trump não foi banido por ter a opinião que o sistema eleitoral americano está falido, errado, ou injusto. Não se trata de uma opinião. Foi banido por ter, primeiro, propagado a cantilena de fraude eleitoral - ideia derrotada cerca de 60 vezes nas cortes americanas (+)
E, mais recentemente, por ter fomentado uma reação popular violenta diante de sua derrota nas urnas. O resultado foram 5 mortes e uma invasão sem precedentes do Capitólio.
Trump não era um digital influencer, apenas. Era (e é) o Presidente, e tinha mais de 80 milhões de seguidores.
Ele não teve a palavra cassada. Diante de 3 posts falsos e incitantes à desordem constitucional criminosa, foi, primeiro, instado a remover os tais posts e, resistindo, foi bloqueado.
Foi seletiva a decisão do Twitter? Provavelmente sim. Haveria outros abusadores da plataforma que, pela mesma métrica, deveriam ser removidos? Provavelmente sim. Isso torna a decisão quanto a Trump errada? Não necessariamente.
O aluno que, pego colando e tendo a prova retirada, pode até ficar chateado que o outro amiguinho que também colava não foi pego, mas isso não muda o fato de que colar é errado.
Não digo que o poder de moderar o que é abuso dos termos de uso por vezes se dê em zonas cinzentas. É interpretação de normas e princípios e, como tal, quase sempre haverá margem para algum casuísmo. Não é diferente do Judiciário, por exemplo.
O cerne parece ser o seguinte: Trump propagou para +80 milhões de seguidores informações falsas sobre a eleição e insuflou a turba a reverter na força uma eleição legítima. Insisto: não foi por suas opiniões. Você pode até discutir o limite do poder de banir seguidores, mas Trump
ultrapassou qualquer limite razoável. Popper desenvolveu o paradoxo da tolerância, demonstrando que um ambiente que tolere ideias intolerantes levaria ao desaparecimento da própria tolerância. Qual o limite, ou seja, quais ideias intolerantes não deveriam ser toleradas?
Aquelas impostas por meio de punhos ou pistolas. Exatamente o caso de Trump. Permitir a propagação de suas ideias intolerantes levaria à diluição da tolerância em si.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with DTangerino DPenal

DTangerino DPenal Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @DTangerinoPenal

7 Jan
Direito penal para quem? Algumas lições do putsch frustrado de ontem (segue o fio).
Circularam fotos comparando a atuação da polícia no Capitólio em manifestação do Black Lives Matter versus a tentativa de putsch de ontem. Sem surpresa, os golpistas eram brancos e majoritariamente homens; muito diálogo, foto com os invasores, composição.
Evidente que eu não quero que eles sejam tratados com a mesma truculência reservada aos negros, porém que aos negros se lhes estenda a mesma civilidade. O privilégio branco, denunciado, entre outros, pelo @thiamparo, é uma face da seletividade racista do Direito Penal.
Read 14 tweets
26 Dec 20
Feminicídio e júri. Pode o júri absolver com base na legítima defesa da honra? Se o fizer, pode a decisão ser reformada? (segue o fio).
A CF considera soberana o veredito, no júri. O que isso quer dizer? Não é simples responder a essa pergunta; para além da vagueza do termo, há leis anteriores e posteriores à CF que precisam ser analisadas em conjunto.
A resposta clássica à soberania é a seguinte: o mérito da decisão dos jurados não pode ser revisto, "salvo quando eles decidem de maneira manifesta contra a prova dos autos". Essa exceção, entre aspas, vem de uma alteração do CPP em 1948. Ela é constitucional?
Read 19 tweets
30 Nov 20
A grande mídia vai morrer abraçada ao PSDB, não tem jeito. Repetem que o PT foi o 2o maior derrotado nas urnas desta eleição, depois de Bolsonaro. Dória é apontado como candidato natural à Presidência, por ser o Governador de São Paulo. Os dados contradizem essa leitura (segue).
O PT perdeu 71 prefeituras, cerca de 39%; o PSDB perdeu 264, o equivalente a 60%. Perdeu, proporcionalmente, 50% mais prefeituras que o PT. pt.wikipedia.org/wiki/Eleições_…
Ah, mas ganhou em SP. E daí? O último prefeito a se tornar Presidente foi... Washington Luis em 1926. Tem um tempinho, né? (Jânio foi Prefeito depois de ser Presidente).
Read 7 tweets
30 Nov 20
Alguns pitacos sobre as eleições municipais.
Sem dúvida, o maior derrotado foi o bolsonarismo. Dos 13 candidatos a prefeito apoiados pelo PR, só 2 foram eleitos no 1o T e os 2 q foram para o 2o T perderam (Rio e Fortaleza). Foram eleitos com seu apoio os prefeitos de Ipatinga (46 mil votos) e Parnaíba/PI (52 mil votos).
Difícil comparar com Lula, já que Bolsonaro espertamente deixou morrer a Aliança e não abraçou nenhuma legenda, justamente para que hoje ficasse difícil medir sua derrota.
Read 4 tweets
10 Nov 20
Pode haver crime na decisão da ANVISA de suspender a pesquisa da vacina Sinovac? Segue o fio. Spoiler: sim.
Premissa: não estou afirmando que a decisão extrapola as finalidades do ato administrativo. Estou apenas discutindo quais seriam as consequências CASO isso tenha acontecido.
O Estado pode muito, mas não pode tudo. O ato administrativo (como a decisão da ANVISA) tem como requisito atender a uma finalidade; quando serve a "satisfazer finalidade alheia à natureza do ato utilizado", fala-se em desvio de poder (cf. Celso Antônio Bandeira de Mello).
Read 21 tweets
9 Nov 20
Eleições em São Paulo. Por que vou de @GuilhermeBoulos. Covas está no segundo turno. Com quem? Russomano, Boulos ou França. Continuo na toada de que é importante derrotar o fascismo. O primeiro passo é não ter Russomano no segundo turno.
@GuilhermeBoulos é quem tem mais chances e, de quebra, é vocal contra Bolsonaro, que não é o caso do Márcio França. Para vereadora, vou de @quilomboperifa (50020), chapa coletiva de lideranças negras na periferia de São Paulo.
Política é, no mais das vezes, a escolha do menos pior. Contra a dobradinha bolsodória, votei em França para governador.
Read 5 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!