Vamos falar um pouco sobre PREPARAÇÃO PARA CONCURSOS PÚBLICOS? Segue a thread 👇🏻!

PÚBLICO ALVO: estudantes de direito, concurseiros em geral e pessoas que almejam voltar aos estudos.

OBS: Talvez você não concorde com todas as opiniões dadas na thread. O intuito é apenas ajudar. Image
1. Estou fazendo essa thread após diversos pedidos de seguidores aqui no twitter e também em razão das coisas "estranhas" que estão aparecendo aqui nesta rede sobre. Alerto novamente que é uma thread envolvendo opiniões pessoais que possuem apenas o intuito e objetivo de ajudar.
2. NÃO SE COMPARE COM OS OUTROS: cada um tem sua trajetória no “mundo dos concursos”. Não pense que a grama do vizinho está sempre mais verde que a sua. As pessoas possuem uma tendência de enxergar apenas o resultado final e não tudo que foi feito para chegar até lá.
3. EXISTE IDADE PARA SER APROVADO? Não. Tenho presenciado como professor nestes últimos cinco anos que o perfil dos aprovados é bem variado. Pessoas de todas as faixas etárias são aprovadas em concursos públicos. A idade não é um empecilho para a aprovação.
4. RESILIÊNCIA: é necessário se reinventar diversas vezes na trajetória como estudante. A grande maioria sofre diversas derrotas antes da vitória. Decidir ser aprovado também envolve entender essa situação e compreender que as derrotas fazem parte do caminho para a vitória.
5. CONVERSE COM PESSOAS QUE JÁ PASSARAM POR ESSA FASE: é muito importante ter bons exemplos e pessoas que já passaram por essa fase por perto. Um amigo ou uma pessoa bem intencionada em ajudar pode lhe ajudar a ganhar tempo na forma correta de estudar (livros, método etc).
6. Neste ponto: CUIDADO. Existem pessoas que já passaram por essa fase mas desestimulam os sonhos dos outros. NÃO são bons exemplos a serem seguidos(as). Ex: pessoas que ficam ridicularizando a forma como funciona o estudo para concurso ou as próprias provas de seleção.
7. FAMÍLIA: é bacana ter o apoio da família e amigos, mas as vezes o seu círculo social não entende o quão é necessário você se privar de determinados momentos de convívio para ser aprovado. Entenda-os. Faz parte. Geralmente só quem é ou foi concurseiro entende esse mundo.
8. No fundo os amigos de verdade e seus familiares torcem por você e ao mesmo tempo que gostariam de conviver mais durante a sua trajetória de estudos. Eles serão os primeiros a ficar felizes e comemorar a aprovação.
9. REDES SOCIAIS AJUDAM OU ATRAPALHAM? O uso das redes sociais podem ajudar muito o estudante de concurso público desde que seja feito de forma moderada e inteligente. Vou falar um pouco sobre esse tema já que usei muito as redes sociais durante a minha época de estudante.
10. As redes sociais tornam a trajetória do concurseiro “menos solitária”. Estudar para concurso é uma caminhada solitária. Nas redes sociais você encontra pessoas que estão passando pelo mesmo desafio que você, faz novos amigos, é incentivado por pessoas que já foram aprovadas.
11. e aprende-se muito. Fiz grandes amigos e amigas aqui no twitter durante a minha trajetória como estudante. Não vou citá-los nominalmente aqui pois posso esquecer de alguém. E também fui incentivado por algumas pessoas que conheci aqui mesmo no twitter e já eram aprovadas.
12. Ontem mesmo um concurseiro aqui do twitter passou em 1º lugar em um concurso bem difícil e outros concurseiros fizeram uma comemoração com ele no zoom. Lembrem-se: concurseiros não são adversários uns dos outros. A união faz a força!
13. O twitter também pode servir como forma de relaxar um pouco e encarar o direito de forma mais descontraída nos momentos de descanso. Para isso, indico três perfis sensacionais por aqui: @soutoverso, @dfhilario e @iuris_man.
.
14. Seguindo as pessoas e os perfis certos nas redes, você consegue conciliar os estudos com muita informação de qualidade e gratuita. Me encontrei com muitos amigos e amigas aqui durante as provas realizadas em outros estados. Até hoje mantenho firme muitas amizades.
15. Um disclaimer: fique fora de brigas, confusões e fofocas nas redes sociais. Não perca tempo com isso. Não entre em fla-flus jurídicos. Seja educado e faça o bem. Eu sempre digo por aqui: a boca fala o que o coração está cheio. Enquanto uns brigam.. outros estudam.
16. SAÚDE FÍSICA E MENTAL: a trajetória até a aprovação não é uma corrida “de tiro curto”, mas uma maratona. É necessário ter resistência, resiliência. O ideal é seguir sempre estudando em um ritmo saudável e conjugar o estudo com exercícios físicos, além de ter um hobby.
17. COMO SE MANTER MOTIVADO? Estudar e ser aprovado deve ser uma escolha pessoal. Se você decidiu estudar e ser aprovado, esta deve ser sua própria motivação. É plenamente normal que existam dias em que a desmotivação chega com tudo. Mas passa. No final tudo vale a pena.
18. NÃO EXISTE FÓRMULA MÁGICA: é clichê mas deve ser dito. Só há um jeito de passar: estudando. Esse negócio que fulano filho da prima da vizinha passou estudando uma hora por dia ou estudando de cabeça para baixo pendurado em uma árvore não existe.
19. É POSSÍVEL CONCILIAR TRABALHO E ESTUDOS? Sim. Dou aula desde 2015 e afirmo: boa parte dos aprovados em concursos públicos (seja qual for a complexidade) trabalham e estudam. O trabalho pode inclusive ser uma vantagem nas fases práticas dos concursos (peças processuais etc).
20. PATERNIDADE, MATERNIDADE e estudos: eu ainda não sou pai, no entanto posso afirmar que muitos pais e mães concurseiros são aprovados em concursos públicos. Imagino que não seja fácil conciliar, mas pode servir como mais um motivo de inspiração para os estudos.
21. COMO ESTUDAR? Não existe um único método de estudo que funciona. O importante é você encontrar o seu. Os aprovados em concursos públicos não necessariamente possuem o mesmo ponto de partida, mas possuem o mesmo ponto de chegada (aprovação).
22. O QUE FAZER QUANDO O ESTUDO NÃO ESTÁ RENDENDO? Eu costumava ver vídeos sobre a matéria no YouTube, ler postagens nas redes sociais e mudar a forma de assimilação do conteúdo. É muito importante sempre bombardear o cérebro com informações.
23. POSSO COMEÇAR A ESTUDAR JÁ DURANTE A FACULDADE? Claro. Isso ajudará muito. Às vezes o sonho da aprovação parece muito distante, mas o encurtamento ou não dessa distância só depende de você. Quanto mais cedo melhor. Fazer uma boa faculdade já é meio caminho andado.
24. ESTOU SEM ESTUDAR JÁ FAZ MUITO TEMPO E QUERO VOLTAR: muitas pessoas voltam a estudar depois de um longo período de molho e são aprovados(as). A principal motivação deve vir de dentro. Bons conselhos neste caso: fazer um curso e conversar com pessoas aprovadas recentemente.
25. REVISÃO DE CONTEÚDO: é importante revisar e cada um deve procurar a melhor forma de fazer isso. Às vezes a utilização das redes para postar o conteúdo pode ajudar na fixação da matéria.
26. EU SOU UMA FRAUDE, NÃO SEI NADA”: esqueci de falar deste ponto. É absolutamente normal se sentir assim quando se estuda para concurso. Quanto mais se estuda mais se percebe o tamanho do universo da matéria. No fundo, você está assimilando o conteúdo sim e no caminho certo.
27. "TERRORISMO CONCURSAL": Cuidado. Tenho percebido uma série de coisas "bizarras" por pessoas que já passaram em concursos públicos. Ex: Compre uma cama ruim para dormir menos. Tome banhos gelados durante a madrugada e não durma. Isso tudo é uma grande BOBAGEM.
28. Não entrem nada onda desse tipo de pessoa. Saúde mental e saúde em geral é muito importante. A aprovação não é uma pequena corrida. É uma maratona. Estar saudável faz parte dos requisitos para chegar no fim.
29. "CULTURA CONCURSAL": os concursos de alta complexidade hoje em dia exigem um gigantesco número de informações. Não sinta-se culpado por não estar dedicando seu tempo para outras leituras que gostaria de fazer. Trata-se de uma período da vida para se dedicar ao direito.
30. É assim que o sistema funciona. Estudar é algo engrandecedor e dignifica o ser humano. Valorize a condição de estudante. Não se sinta menos do que ninguém: você não é! E não ligue para opiniões que só querem desestimular. Estudar é sempre algo positivo.
31. METÁFORA DA FILA: se você estudar bastante, com disciplina e levar a sério o sonho da aprovação, você consegue inclusive ganhar alguns lugares na fila e ser aprovado mais rápido. No fim, só não chega a vez da aprovação de quem acaba desistindo do sonho.
32. Acredite em você. Mesmo que você ainda esteja na faculdade. Se você tem um sonho, siga firme! Tenha ciência que este período envolve sacrifícios e renúncias. O primeiro passo é acreditar, o segundo é estudar e o terceiro é ser aprovado. Sonhos não envelhecem.
33. “Se você quer chegar onde quase ninguém chega você precisa se dedicar como quase ninguém se dedica”. Quando vocês foram aprovados(as) não se esqueçam da a essência de vocês, tratem todos com humildade e estendam a mão para outros concurseiros.
34. Por fim, indico alguns perfis de concurseiros p/vocês seguirem por aqui. Enturmem c/essa galera: @estudaguria @sankel_lima @thaistostes @simiao_c @naoadvogado @contraorelogio @CConcursado @patizanotto @raposastudies @belodoconcurso @oliviaveronese @marcelaslobo @diogovbarboza
36. Peço escusas se esqueci de alguém. Existem diversas outros(as) estudantes competentes por aqui. Bons estudos a todos. Amanha o post é sobre "princípio da vedação do retrocesso". Se possível peço que deem RT na thread para ajudar o maior número de pessoas. Abraços!
37. Eu realmente não costumo fazer postagens sobre concursos públicos, mas apenas sobre Direitos Humanos e Direito Constitucional. Todavia, após ver a desvalorização constante do estudo por aqui (inclusive de aprovados(as) que deveriam dar o exemplo) abri uma exceção.
38. Amanhã voltam as postagens “jurídicas” sobre Direitos Humanos e Direito Constitucional. O tema será: “princípio da vedação do retrocesso”.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Thimotie Aragon Heemann

Thimotie Aragon Heemann Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @thim3108

12 Jan
Vamos falar sobre o PRINCÍPIO DA VEDAÇÃO DO RETROCESSO? É possível diminuir um nível de proteção de um direito já conquistado?

Segue a thread 👇🏻e divulgue se achar interessante. Image
1. O princípio da proibição do retrocesso pode ser compreendido como a como a vedação da eliminação ou amesquinhamento do nível de proteção/concretização já alcançado pela sociedade em relação a determinado direito, admitindo-se apenas aprimoramentos ou acréscimos (...)
2. A vedação do retrocesso é uma norma constitucional implícita. Para André de Carvalho Ramos e Ingo Sarlet o referido princípio estaria implicitamente inserido dentro do princípio do Estado de Direito (art. 1o, caput, CF88) e tbm na dignidade da pessoa humana (art 3o, III) (...)
Read 13 tweets
10 Jan
Domingo costumo deixar uma msg aos concurseiros/graduandos: acreditem em vocês! Dedicar-se aos estudos é motivo de orgulho. Não se comparem. Cada um tem o seu tempo e momento. Após a aprovação: sejam gentis e educados c/o próximo. E ñ fiquem ostentando/brigando nas redes sociais!
Hoje pela manhã vi um tweet que me lembrou meus tempos de estudos por aqui. Um concurseiro querido ficou em 1o lugar em um concurso e os outros concurseiros se reuniram no zoom com ele para comemorar.

Conclusão: concurseiros não são adversários entre si. A união faz a força.
Percebo que as vezes a falta de educação e a intolerância impera por aqui (e tbm em outras redes). Não levem isso para a vida e estudos de vocês. Educação e tolerância são pressupostos para o exercício de qualquer ofício, inclusive no direito onde lidamos c/pessoas o tempo todo.
Read 4 tweets
10 Jan
Vamos falar sobre BIOPIRATARIA? Segue a thread 👇🏻e divulgue se achar interessante.
1. O conceito de biopirataria pode ser compreendido como a exploração e apropriação indevida de recursos da flora, fauna ou do conhecimento tradicional associado de comunidades tradicionais (indígenas, quilombolas etc).
2. Um dos principais exemplos de biopirataria no Brasil é o tráfico de animais silvestre. No entanto, estima-se que a biopirataria ocorre no Brasil desde 1500.
Read 10 tweets
9 Jan
Vamos falar um pouco sobre DIREITOS HUMANOS DOS POVOS CIGANOS? Segue a thread 👇🏻 e divulgue se achar interessante. Image
1. Segundo estudos realizados por ciganólogos, a origem do povo cigano remonta ao noroeste da Índia, no entanto, o povo cigano foi objeto de perseguição política, religiosa e étnica desde o ano 1000 da era cristã.
2. No Brasil a comunidade cigana soma cerca de 500 mil membros. Segundo a ONU, embora numerosa, a comunidade cigana parece invisível para as autoridades, sofrendo com o baixo acesso a educação, saúde e participação política, além do estigma e preconceito.
Read 15 tweets
8 Jan
Vamos falar um pouco sobre IMPEACHMENT? Segue a thread 👇🏻 e divulgue se achar interessante.

OBS: O tema da thread de amanhã será “Direitos Humanos dos Ciganos”.
1. De acordo com a Constituição Federal de 1988, o julgamento do Presidente da República (e também de outras autoridades) nas hipóteses de "crimes de responsabilidade" é o conhecido processo de impedimento (impeachment).
2. Antes de começar a explicação sobre o tema do impeachment à luz do julgamento do Presidente da República, é necessário um esclarecimento: outras autoridades também podem sofrer impeachment.
Read 27 tweets
7 Jan
Vamos falar um pouco sobre NECRODIREITO E GRUPOS VULNERÁVEIS? Segue a thread 👇🏻e divulgue se achar interessante.

“Necrodireito, o direito que mata”. Image
1. A teoria do NECRODIREITO ou “NECRODERECHO” foi idealizada por José Ramón Narvaez Hernandez a partir das premissas da NECROPOLÍTICA de Achile Bembe e pode ser compreendida como “o direito que mata”, a partir de uma construção teórica de que o sistema estatal (...)
2. (...) não contempla/planifica tudo e todos, e acaba deixando vácuos/espaços em razão de uma omissão, ocasionando a morte de pessoas, geralmente os indivíduos pertencentes aos grupos mais vulneráveis da sociedade.
Read 16 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!