A comunicação do Comitê de Política Monetária (Copom) dessa semana merece ser debatida com cuidado.

Segue thread 👇
1- o BC mais uma vez decidiu por unanimidade, a despeito da enorme incerteza no horizonte relevante. Sei que já tratei das decisões unânimes do BC em outras ocasiões (vide artigo abaixo c/ Braulio no @valoreconomico), mas isso sempre me impressiona.

valor.globo.com/opiniao/coluna…
2- no front externo, o BC admitiu que os estímulos monetários terão longa duração, devido à presença de ociosidade nas principais economias. Curiosamente, se foi na direção de retirar seus estímulos por aqui, a despeito da ociosidade recorde no mercado de trabalho desde 1976.
3- sim, o BC estimou no RTI de dezembro que seu forward guidance foi equivalente a uma redução surpresa da Selic de 25 bps. Logo, a retirada do forward guidance deve ter impacto contracionista. Sem falar que janeiro representou o fim de outras medidas de estímulo do BC.
4- acho precipitado o movimento do BC mesmo pq as expectativas seguem abaixo da meta. O auxílio emergencial foi encerrado em dez/20 e isso já deve ter efeitos consideráveis na demanda, em linha com a coluna do @AlexSchwartsman abaixo.

infomoney.com.br/colunistas/ale…
5- também é importante mencionar que as diversas medidas parafiscais que foram feitas em 2020 terminaram em dezembro. Isso tem efeitos na demanda (pois é crédito). Para quem desconhece, veja os montantes parafiscais no emprestômetro do @sebrae.

datasebrae.com.br/emprestometro/
6- em relação à atividade, o BC reconheceu que houve surpresas positivas no fim de 2020. Mas tb deveria reconhecer que 2021 começou pior do que imaginávamos, com 2ª onda, atraso de vacina, incerteza etc. O tracker OCDE sugere piora em jan, como lembrou meu amigo @gilbertoborca.
7- o BC afirmou que “medidas de inflação subjacente apresentam-se em níveis acima do intervalo compatível com o cumprimento da meta para a inflação”. Se BCs tomam tanto cuidado com o que entra (ou nao) em suas comunicações, esses trechos dos núcleos têm sido desnecessários.
8- ontem, o @alexribeir0 escreveu coluna esclarecendo que “a descrição do nível dos núcleos não parece ser mensagem de política monetária”. Se isso é verdade, então essa comunicação deveria ser retirada do comunicado de política monetária.

valor.globo.com/financas/notic…
9- além disso, não é claro quais as medidas subjacentes que o BC usa. Tem gente que olha pra inflação do mês com ajuste sazonal anualizada, tem gente que olha pra média móvel de 3 meses (MM3M) com ajuste sazonal anualizada. Ambas super voláteis e não tão informativas.
10- vejam, por exemplo, a MM3M com ajuste anualizado no grafico abaixo. Em 2019, ela chegou a alcançar a meta. Agora, ultrapassou a meta em nov/20, mas desacelerou em dez/20. Tem mto ruído aqui que se confunde com sinal.
10- já a média das medidas de núcleo segue muito bem comportada em 12 meses, flutuando ao redor do piso do intervalo de tolerância há bastante tempo, sendo que a medida mais aderente ao hiato (ipca-ex3) segue ainda abaixo do piso.
11- diga-se de passagem, a média dos núcleos de inflação está desde 2018 flutuando ao redor do piso. Já tratei disso nesse artigo do @valoreconomico. Dissipados os choques, o hiato do produto negativo volta a predominar. This time is NOT different.

google.com.br/amp/s/valor.gl…
12- agora, voltando para a parte mais importante: as projeções de inflação do Focus e do BC estão abaixo da meta no horizonte relevante. Em condições normais, deveríamos discutir novos estímulos, mas estamos bizarramente discutindo aumentos de Selic esse ano.
13- além disso, o fim do forward guidance ocorreu mesmo com a projeção do BC em 3,6% e a meta sendo 3,75% para 2021. Isso ocorreu porque o BC deslocou o horizonte relevante pra frente (com foco principal em 2022) - ao meu ver de maneira errada, mas isso merece discussão à parte.
14- em 2022, as projeções estão na meta pq o BC é crível e pouca gente faz projeções para um horizonte ainda longínquo. Daí, simplesmeste colocam a meta como melhor palpite. E isso afeta tb as projeções do BC. Por causa disso o forward guidance caiu.
15- para os que acham que o BC deveria elevar juro em breve, a projeção do BC mostra de forma clara: se Selic sobe em agosto, como o Focus prevê, o IPCA termina 2022 abaixo da meta. Ou seja, o recado é: “mercado, pfv projetem esse alta para depois”.
16- lembrando que política monetária é instrumento de gestão da demanda agregada. Por meio dela, o mercado de trabalho é afetado e, assim, salários e preços mudam. Com o desemprego que temos, fiscal e parafiscal contraindo, não faz sentido falar em aperto monetário agora.
17- posto de outra forma, com hiato bem negativo e expectativas abaixo da meta, só faz sentido falar em aperto monetário se tiver muita certeza na sua estimativa de taxa neutra positiva.
18- De fato, houve surpresas inflacionárias no final de 2020, como o próprio BCB reconhece. Mas é importante lembrar: a banda serve precisamente para isso.
19- gostaria de saber qual a projeção da média dos núcleos do BCB e do mercado para 2021 e 22. BCB mudou o Focus recentemenge, mas perdeu a oportunidade de pedir essas e outras informações para o mercado (como bem me lembrou meu amigo Braulio Borges @macrolca).
20- por fim, cabe lembrar do cenário de prolongamento da pandemia que o próprio BC divulgou no RTI de dez (bcb.gov.br/content/ri/rel… ). Não podemos perder esse cenário de vista, nem deixar que choques temporários nos iludam sobre a tendência da inflação.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Ricardo Barboza

Ricardo Barboza Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @menezes_barboza

5 Nov 20
Sobre o projeto de autonomia do BC, aprovado nesta semana pelo Senado, seguem alguns esclarecimentos e sugestões para a Câmara melhorar.

(1/n)
Antes de tudo: autonomia não é a mesma coisa que independência. Com autonomia, a sociedade escolhe as metas e o BC persegue as metas sem influência política. Com independência, o BC escolhe e persegue as metas.

(2/n)
O projeto aprovado no Senado dá autonomia ao BCB. Isso significa que a sociedade seguirá escolhendo as metas por meio de seu representante eleito (que indica as pessoas para o CMN) e o BCB utilizará os seus instrumentos para alcançá-las.

(3/n)
Read 23 tweets
13 Oct 20
Convido a todos que se importam com a decadência do Rio de Janeiro para participar do lançamento do livro “Maravilhosa para Todos: políticas públicas para o Rio de Janeiro”, que tive o prazer de organizar. Amanhã, dia 14/10, às 20 horas, ao vivo no link: m.youtube.com/channel/UCTlpK… Image
O livro foi escrito por 42 especialistas em diversos temas que afetam a cidade:

Educação - Vitor Pereira (@vit_pereira)

Contas Públicas - Vilma Pinto (@Vilmauerj).

Mercado de Trabalho - Bruno Ottoni (@ottoni_bruno), Gabriel Ulyssea (@GUlyssea) e Daniel Duque (@dannielduque).
Políticas de Gênero - Maria Oaquim (@mariaomed), Renata Avila, Maria Eduarda Couto e Helena Arruda.

Segurança Pública - Daniel Cerqueira (IPEA) e Vinícius Peçanha (@viniciuspecanha)

Meio ambiente - Arthur Bragança (@arthurbraganca7), André Sant’Anna (@DecoSantanna) et al.
Read 12 tweets
29 Jul 20
A atuação do BNDES tem provocado um debates entre economistas, políticos, formadores de opinião e na população de forma geral.

Esses debates são saudáveis e devem ser estimulados, pois o BNDES é uma instituição pública.

Mas o que realmente aprendemos sobre o BNDES?
No artigo abaixo, feito por mim, em parceria com Samuel Pessoa (FGV/IBRE), Eduardo Pontual (UFRJ) e Fabio Roitman (BNDES), resenhamos toda a evidência empírica causal sobre o principal banco de desenvolvimento do Brasil. Foram 70 papers ao todos.

Link: agenciadenoticias.bndes.gov.br/detalhe/blogde…
O paper também está disponível em inglês no site do IBRE/FGV (blogdoibre.fgv.br/posts/o-que-no…) e no site do Instituto de Economia da UFRJ (ie.ufrj.br/images/IE/TDS/…).
Read 4 tweets
28 May 20
O que está acontecendo com a taxa de desemprego?

Taxa de desemprego responde a dois mestres: (i) taxa de ocupação (medida pela razão PO/PIA); (ii) taxa de participação (PEA/PIA).

Qd a taxa de ocupação cai, o desemprego aumenta. Qd a taxa de participação cai, o desemprego cai.
A taxa de ocupação está caindo devido à pandemia. Como o movimento é intenso, a alta do desemprego deveria ser grande.

Mas o desemprego no trimestre móvel até abril com ajuste sazonal foi de 12,1%, o que representa um aumento de apenas 0,5 p.p, ante o trimestre móvel anterior.
Acontece que a taxa de participação está desabando no Brasil. A quarentena e as transferências de renda estão mantendo as pessoas que perderam emprego sem procurar novas ocupações. Isso diminui a população economicamente ativa e a taxa de participação (ver grafico)
Read 5 tweets
6 May 20
Queria comentar a decisão do Copom.

Antes de tudo, quero relembrar a comunicação feita em março: o BC havia que quedas da Selic abaixo de 3,75% poderiam ser contraproducentes.

Hoje, não só reduziram para 3%, como já prometeram mais um ajuste, não maior que o atual.
Isso sugere que o discurso do BC para não reduzir mais a taxa de juros era tão somente um discurso. Uma desculpa, como tantas outras que temos assistido nas discussões de política monetária. Como tenho dito com meu amigo Bráulio Borges, é a inflação de desculpas.
Isto posto, o BC reduziu a Selic em 75 bps. Há claramente espaço para juros menores, vide as projeções do cenário híbrido. Mas sabia que o BC estava na dúvida entre 50 bps e 75 bps - essa era a discussão relevante no mercado. Dentro desse leque, foi bom.
Read 11 tweets
18 Feb 20
Há capacidade ociosa na economia brasileira? Tenho respondido que SIM. Para isso, recorro a uma média de várias estimativas de hiato do produto no Brasil (como há incerteza sobre essa variável, a média é uma boa escolha). No último dado: PIB ainda 4,3% abaixo do potencial
Na última ata do comitê de política monetária (Copom), o banco central externou preocupação sobre a possibilidade das medidas tradicionais de hiato estarem superestimando a ociosidade da economia.
Hoje, relatório da área macro do Banco Itaú, muito bem feito, mostra que a elevada taxa de desemprego, combinada com o NUCI em níveis mínimos históricos é compatível com significativa capacidade ociosa na economia brasileira.
Read 7 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!