Governo Federal @govbr emitiu uma nota oficial "explicando" por que não fizeram acordo com a Pfizer. Segue ponto a ponto as mentiras, erros lógicos, falta de bom senso, omissões e crimes dessa grande FARSA dessa nota. Segue o fio👇
Logo de início somos brindados com uma hipocrisia sem igual. Governo alega que chegariam poucas doses com acordo da Pfizer e isso geraria frustração. Bem, É ÓBVIO que sem acordo teremos AINDA MENOS DOSES. É ridículo acharem que isso é motivo razoável!
gov.br/saude/pt-br/as…
Agora começa a nova das "cláusulas abusivas" que o governo tem reclamado sempre que pressionado. Vamos ver o que eles dizem...
Fundo garantidor e formas internacionais de pagamento e resolução de disputas estão sendo feitas pelo mundo todo. Até União Europeia precisou fundo garantidor e financeiras, imagina Brasil. Normal. Tom nacionalista da nota faz para parecer extraordinário. ec.europa.eu/commission/pre…
Nºs de entrega alegados na nota destoam de notícias anteriores. Mas mesmo assumindo verdadeiros, 500 mil doses em grupos prioritários desde o ano passado e 2 milhões no começo do ano salvariam milhares de brasileiros, zero motivos para quem tem tão pouco como nós recusar.
Responsabilidade civil é complexo. Tenho artigo no Jota e fio no twitter explicando quem interessar. Resumo: é normal, já existe para outras vacinas há 30-40 anos, é recomendação da OMS e não traz prejuízo para cidadão, ele pode ser indenizado por fundo mais rápido e previsível.
Aqui links para discussão da responsabilização de laboratórios produtores de vacina. O governo deveria estar melhor assessorado e saber que são cláusulas padrão, antigas e eficientes no mundo desenvolvido.

No site: thomasvconti.com.br/2021/direito-e…

Fio do twitter:
Aqui talvez a parte mais mentirosa de todas. Governo alega que não fez acordo com a Pfizer-BioNTech porque já tinha acordo com Butantan. Mas ele NÃO tinha acordo com Butantan em junho, nem setembro, nem outubro. Até ontem não ainda não pagou R$1 ao Butantan! Uma FARSA!
Alega que Pfizer quer "destruir o trabalho de imunização" com "imposições de mercado". Eles querem OFERTAR VACINAS. Ou vc negocia com inteligência ou alternativa é imposições do Covid, que são muito piores para vida E TAMBÉM à economia, que é o que governo só finge que se importa
O Plano Nacional de Imunização (PNI) foi feito com imenso atraso pelo governo. Até DIAS atrás o programa não tinha sequer datas para começar. As negociações com a Pfizer começaram EM JUNHO. Não faz sentido dizer que lá atrás a oferta era incompatível com um plano que nem existia.
CEREJA DO BOLO: Governo Federal elenca entre os motivos para não fazerem acordo com a Pfizer-BioNTech eles não terem se responsabilizado o diluente da vacina. Fui verificar no manual da vacina e O DILUENTE DA VACINA É SORO FISIOLÓGICO COMUM!!!!
fda.gov/media/144413/d…
Na mesma toada de não comprar vacina porque não quer fornecer SORO FISIOLÓGICO, governo também coloca como impedimento a REPOSIÇÃO de GELO SECO. Pfizer-BioNTech inventam vacina para vírus novo em 6 meses e vocês não conseguem fazer gelo seco em 12 meses enfia a cara num buraco
E finalizam a nota cínica e mentirosa voltando com papo furado da vacina Pfizer-BioNTech não ter sido aprovada ainda pela Anvisa, quando foi amplamente noticiado que Governo é que colocou impedimentos adicionais para essa aprovação o ano inteiro. Desrespeito total com o cidadão.
Fico preocupado que essa nota além de declarar oficialmente incompetência do governo nos acordos de vacina, também é péssima sinalização para futuras negociações. Quem vai negociar com alguém sem disposição a ser razoável, mas que está disposto a mentir publicamente nessa escala?

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Thomas Conti #TodosPelasVacinas

Thomas Conti #TodosPelasVacinas Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @ThomasVConti

23 Jan
Reclama da cloroquina, mas acha que existe "alopatia". Estamos de olho.
Explicando: a divisão "homeopatia" vs "alopatia" foi inventada pelos homeopatas para tentar diferenciar "cura pelo semelhante" e "cura pelo oposto". Mas a medicina moderna nunca se baseou em "cura pelo oposto", o termo "alopatia" é completamente vazio de significado. 👇
Os dois princípios basilares da medicina moderna são éticos: o da beneficência (fazer o bem) e não-malevolência (procedimento não pode fazer mal injustificado ao paciente ou outros). Medicina Baseada em Evidência é só um jeito sistemático de descobrir o que faz bem e quanto.
Read 9 tweets
10 Jan
A história de laboratórios de vacinas Covid buscando não se responsabilizar por efeitos adversos deixou muitos com pé atrás. Parece suspeito, mas é só complexo. Escrevi longo texto no @JotaInfo explicando por que você não precisa se preocupar. Quer entender rápido? Segue o fio 👇
O 1º ponto a saber é que a não-responsabilização por efeitos adversos raros não é novidade das vacinas novas. Na verdade, essa regra já vigora para todas as vacinas em países desenvolvidos há décadas. Brasil, países pobres e em desenvolvimento é que ainda têm regulação antiga.
À primeira vista parece algo contra intuitivo ou até absurdo, porém há boas razões para ela existir. Vamos entender as razões para essa cláusula. Para isso precisaremos de um pouco de direito, economia, estatística e também de história.
Read 38 tweets
5 Jan
Em economia temos conceito de bem comum, que é um bem rival e não-excludente. Exemplo: vagas na rua. Vacinas não são bem comum porque são excludentes. Se elas não tivessem propriedade da exclusão, não conseguiríamos criar a lista de priorização que diz quem pode recebê-las antes.
Dizer que vacinas são bem comum provavelmente se deve a uma confusão com a saúde dos outros ser bem público (não-rival e não-excludente). Viver numa população imunizada contra uma doença traz benefícios individuais que são não-rivais e não é possível excluir alguém de recebê-los.
Isso explica, por ex, por que é tão difícil lidar com movimento antivacina. Eles recusam a vacina, mas pegam carona (free-ride) no bem público que a vacina gera que é a imunidade coletiva. Se esse comportamento se generaliza, acaba destruindo o bem público da imunidade coletiva.
Read 11 tweets
4 Jan
Oferta de vacinas pelo setor privado em uma pandemia é muito polêmico. Além da saúde pública, toca questões morais e políticas sensíveis. Há risco grave de cairmos em respostas simples que só prejudicarão combate ao Covid. Um pouco de análise econômica pode ajudar. Segue o fio👇
Antes de termos uma resposta, é preciso definir devidamente o problema. No caso são vários, vou numerar:

1 Maior nº de acordos de vacinas
2 Maior nº de doses
3 Máxima velocidade
4 Máximo impacto preventivo
5 Máximo impacto na redução do contágio

NÃO há resposta simples e fácil.
Vou apresentar duas respostas simples, fáceis e erradas que acredito que terão maior adesão no Brasil porque nós costumamos gostar muito desse tipo de resposta errada. Apresentarei a intuição e em seguida por que não é uma boa. Pode não caber no mesmo tweet então segue lendo.
Read 22 tweets
19 Dec 20
As vacinas mRNA (da Pfzer-BioNTech e da Moderna) são brilhantes no nível da ciência que têm por trás. O @WheatNOil fez um fio divertido em inglês explicando como elas funcionam, segue aqui minha tradução e entenda essa tecnologia INCRÍVEL 👇🧵
A primeira coisa a saber é como o seu sistema imune funciona. Basicamente, suas células de imunidade atacam qualquer coisa estranha que entra no seu corpo. Se elas veem uma proteína, um vírus, ou uma bactéria ou qualquer coisa que elas não reconhecem, elas lançam um ataque.
Por exemplo, se sistema imune está lutando contra vírus, ele demora para ter contra-ataque completo. Precisa entender qual parte do vírus atacar e então aumentar produção do que ele precisa para atacar essa parte. Pode levar dias. Enquanto isso, o vírus se multiplica e expande.
Read 28 tweets
17 Dec 20
Com ciência e tecnologia, coisas que aterrorizavam nossos antepassados não existem mais. Daí alguns que sempre viveram no conforto esquecem do que esse bem-estar depende, por ex de VACINAS. Prepare o estômago e segue o fio para saber das doenças que matavam milhões antes delas 👇
VARÍOLA - a doença

Matava por volta de 30% dos infectados pelo vírus. Apenas no século 20, estima-se que a varíola tenha matado mais de 300 MILHÕES de pessoas. Crianças eram principais vítimas.

Na foto de 1901, criança não-vacinada (esq.) ao lado de criança vacinada.
VARÍOLA - a vacina

A 1ª vacina foi descoberta por Edward Jenner em 1796. Jenner investigou por que mulheres que tiravam leite de vacas não contraiam varíola. O gado sofria com variante menos letal da doença e se expor a essa variante criava imunidade contra a varíola humana.
Read 12 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!