Samy Dana Profile picture
2 Feb, 11 tweets, 2 min read
Open banking trará mais liberdade aos clientes dos bancos

Começou nesta semana a primeira fase do open banking ou sistema financeiro aberto.

Open banking = sistema financeiro aberto
A partir de agora, bancos e outras instituições financeiras, se autorizados pelo cliente, vão ser obrigados a compartilhar os dados financeiros dele com outras instituições numa plataforma desenvolvida pelo sistema financeiro.
Até agora a burocracia interna dos bancos foi uma barreira imensa para alguém que tenta mudar para um concorrente.

Fora isso, quanto maior o tempo de relacionamento, mais informações o banco acumula sobre cada cliente. Ao migrar para a concorrência, essas informações se perdiam.
Com o open banking, o cliente não fica mais preso a esse sistema.
A ideia é que a abertura vai trazer produtos e serviços financeiros com menos custos e melhores condições.
A mudança reconhece que os dados financeiros do cliente de qualquer banco pertencem a ele, que vai poder, por exemplo, compartilhar as informações com diferentes bancos para receber propostas de crédito, cartões e seguros.
Nessa primeira fase, ocorre apenas o compartilhamento de dados envolvendo canais de atendimento e produtos e serviços mais comuns. É o caso de dados de contratos e juros de empréstimos, entre outros.
Já a partir de julho, quando começa a segunda fase, estarão disponíveis também as informações cadastrais ou de transações financeiras dos clientes, mais uma vez só expressamente autorizadas.
Só no fim do ano a plataforma deverá estar completa. com todos os dados liberados, o cliente que autorizar o compartilhamento vai poder acessar uma espécie de cardápio do sistema financeiro para barganhar melhores condições com os bancos concorrentes.
Vale dizer que o open banking é uma tendência internacional. O reino unido implantou o sistema há quase três anos. a Índia e a Austrália também deram os primeiros passos e Estados Unidos e Canadá também discutem a liberação dos dados.
Também vale ressaltar a importante agenda de inovações que vem sendo levada adiante pelo banco central.

No final do ano passado tivemos o lançamento do pix, sistema de pagamentos instantâneo que já caiu no gosto do brasileiro como o mais usado.
Essa é uma agenda fundamental porque o brasil sempre teve juros altos devido também à falta de concorrência, junto da inadimplência alta. Com inovações como o pix e o open banking, o custo de ser cliente de um banco já está caindo e certamente deve cair ainda mais.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Samy Dana

Samy Dana Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @samydana

1 Feb
Thread em parceria com @leosiqueirabr

Publicamos no passado no "OGLOBO" mas o tema está em quente novamente

O custo do acordo sobre o diesel terá de ser pago por alguém. Infelizmente, você
No acordo sobre o Diesel que vemos com os caminhoneiros é mais do mesmo! Um grupo sendo privilegiado, não querendo pagar os custos de uma crise e transferindo a conta para o restante da sociedade.
A crise dos caminhoneiros tem ensinado mais sobre economia do que muitas horas de sala de aula. A lições do passado não foram aprendidas, muitas pessoas parecem ainda não entender a dinâmica de formação de preços e muito menos quem pagará a conta do populismo econômico.
Read 21 tweets
29 Jan
Dinheiro traz felicidade?

Oditado diz que não e alguns estudos de economia fazem a mesma negativa.

No mais clássico, ganhadores de loteria, um tempo depois do prêmio, relataram que não eram mais felizes do que pessoas que sofreram um acidentes de carro e ficaram com sequelas.
Conclui o estudo: boa ou ruim, nos acostumamos a uma nova situação. Alguém que fica rico de repente, cedo ou tarde, deixa de ser afetado positivamente pelo dinheiro.?
Mas em dois mil e dezoito três outros pesquisadores também entrevistaram ganhadores de loteria, que disseram o contrário. A vida nunca foi tão boa como era depois do prêmio.
Read 11 tweets
28 Jan
Breve manual para você entender o que está rolando com a GameStop e o Reddit" Segue o fio

A GameStop, uma tradicional rede de lojas de videogames dos Estados Unidos, conta com um modelo de negócios considerado obsoleto.
Vende jogos e consoles há quase 25 anos, mas a concorrência dos jogos e plataformas online começou a afetar os negócios.

Isso não impediu as ações da empresa de registrarem uma das altas mais impressionantes nas bolsas americanas em janeiro. Mais de 1.700% desde 31 de dezembro.
O valor de mercado da rede, que conta com mais de 5 mil lojas nos Estados Unidos, Canadá, Europa e Nova Zelândia, era de 1,3 bilhão de dólares no fim de 2020. Saltou para 22 bilhões na quarta-feira.
Read 24 tweets
21 Jan
Na China, a rebelião jovem contra o trabalho excessivo

Na China, a jornada de trabalho mais comum é chamada de 996. Principalmente no setor de tecnologia, o mais procurado, trabalha-se das 9 da manhã às 9 da noite, seis dias por semana.
São 72 horas por semana, o que muitos críticos enxergam como exagero. No país, como no Brasil, a jornada de trabalho oficial é de 44 horas.
Mas jornadas longas e cansativas sempre foram a regra nas fábricas chinesas. Foi assim que o país se tornou praticamente o parque industrial do mundo. A novidade é que passaram a ser copiadas pelos escritórios. São hoje o padrão para muitas empresas que incluem Alibaba e Huawei.
Read 14 tweets
21 Jan
Falta de oxigênio também é fruto do caos tributário

No Amazonas, falta oxigênio nos hospitais. Mesmo assim a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o oxigênio hospitalar no estado é de 18% se for produzido em outra unidade da federação.
Para a produção local, é de 7%.

No mundo louco dos impostos brasileiros, é assim que funciona. Até oxigênio é pauta da guerra fiscal. Mas não é exclusividade amazonense.
Às pressas, o Confaz, conselho nacional formado pelas secretarias de saúde de 26 estados e do Distrito Federal, se reúne nesta quinta-feira para zerar o ICMS do oxigênio hospitalar.
Read 12 tweets
19 Jan
Para mostrar como bens públicos fornecidos gratuitamente ou a um custo muito baixo, a Venezuela é um bom exemplo. Pense no caso da gasolina. A gasolina venezuelana já foi a mais barata do mundo, chegando a custar aproximadamente apenas US$ 0,01 por litro
Durante vinte anos, o governo venezuelano manteve os preços congelados e usou isso politicamente para dar a falsa impressão de um ganho econômico pela população.
A ideia é ótima: subsidiar a gasolina para que a população possa se locomover de maneira barata.
A economia também seria afetada ao reduzir o preço da logística. Até aí todos concordam. O que diferencia boas políticas de más políticas é como gestores querem atingir o objetivo.
Read 25 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!