A Anvisa aprovou o registro da vacina da Pfizer. Embora esperada, a decisão põe extraordinária pressão no governo Bolsonaro para comprar um imunizante oferecido reiteradamente - e em vão - ao Brasil desde setembro. Também atesta a incompetência calamitosa do Pazuello. 🧵
1. É a primeira vacina a obter o registro na Anvisa. Com ele, a agência assegura que o imunizante é seguro, eficaz e de qualidade. Torna-se um produto farmacêutico comum, de bula tradicional. Pode ser vendido a empresas privadas.
2. Esse carimbo da Anvisa distingue-se da autorização para uso emergencial - aquela que foi obtida pela Sinovac (Coronavac) e pela AstraZeneca (vacina de Oxford/Fiocruz) em janeiro.
3. Esse tipo de autorização emergencial, criado pelo FDA, dos Estados Unidos, prevê um processo ultrarrápido de avaliação - mas o uso é provisório e se limita ao programa nacional de imunização, tocado pelo Ministério da Saúde.
4. Técnicos da Anvisa ficaram impressionados com o profissionalismo da Pfizer. A empresa apresentou, nos últimos meses, todos os dados e informações necessários, por meio do processo de submissão contínua da agência - técnicos da OMS, que também receberam os documentos, concordam
5. Diante da demora do Ministério da Saúde em fechar negócio, a Pfizer, que pretendia pedir a autorização para uso emergencial, optou por ingressar com o pedido de registro no começo do mês, conforme revelado pelo Bastidor.
obastidor.com.br/politica/vacin…
6. Enquanto o Ministério da Saúde corria para firmar contratos para lá de controversos com a União Química (Sputnik) e Precisa Medicamentos (Covaxin), os técnicos da Anvisa passaram o Carnaval debruçados sobre os dados da Pfizer.
obastidor.com.br/politica/o-hom…
7. Ressalte-se que eles não tinham documentos da Sputnik e da Covaxin para analisar. A União Química, apesar da pressão política, não mandou quaisquer dados à agência desde que começou sua blitz pública.
obastidor.com.br/politica/sputn…
8. A Precisa havia apresentado um pedido para fazer estudos de fase três em parceria com o hospital Albert Einstein. Faltaram dados, e as duas partes ainda não se entenderam sobre quem pagará a conta do estudo.
obastidor.com.br/politica/a-ope…
9. A Anvisa, portanto, concedeu o primeiro registro a uma das melhores vacinas contra covid-19. Mas o Ministério da Saúde optou por não comprá-la e firmar contratos para adquirir dois imunizantes sem perspectiva de obter nem sequer autorização de uso emergencial.
10. Graças aos esforços do centrão, de Flávio Bolsonaro e de lobistas, as duas vacinas (Sputnik e Covaxin) poderão chegar aos braços dos brasileiros sem que a Anvisa - ou qualquer agência sanitária de referência - ateste a segurança e a eficácia delas.
11. Para que isso aconteça, basta que o presidente sancione a MP que exclui a agência do processo de importação das vacinas.
obastidor.com.br/politica/centr…
12. Para que o Brasil tenha acesso à única vacina que aprovou, cuja fabricante assegura a entrega de cem milhões de doses ainda em 2021, o Congresso provavelmente precisará agir.
13. Os parlamentares tentam encontrar uma solução que facilite a compra por meio de outros órgãos públicos (governos estaduais, por exemplo) e empresa (desde que se comprometam com diretrizes do PNI e destinem parte das doses gratuitamente). Tudo ainda no campo da discussão.
14. Caso o Congresso não colabore, resta esperar que o governo mude de ideia e feche negócio com a Pfizer antes que seja tarde demais.
obastidor.com.br/politica/vacin…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Diego Escosteguy

Diego Escosteguy Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @diegoescosteguy

17 Feb
Por mais graves, abjetas e antidemocráticas que sejam as palavras do deputado Daniel Silveira, é difícil enxergar como correta e proporcional a decisão - de ofício - do ministro Alexandre de decretar a prisão em flagrante de um parlamentar em virtude do que ele disse. 🧵
A decisão ocorreu no inquérito 4781 - um monstrengo jurídico que, embora declarado constitucional pelos demais ministros, já foi amplamente dissecado por quem não se atrela às paixões do momento. Eu mesmo já anotei e subi o inquérito inteiro (a parte disponível) meses atrás.
Para deixar claro: há um problema sério e gravíssimo quando a liberdade de expressão colide com as normas e os pilares de um estado democrático de direito. Mas creio que não se combate - por princípio e estratégia - posturas autoritárias com respostas aparentemente autoritárias.
Read 12 tweets
7 Oct 20
Deve-se à articulação sigilosa de cinco ministros a decisão penal e processual penal mais importante do Supremo em 2020. Estabeleceu-se hoje que os ministros voltarão a julgar investigações no plenário, e não mais nas turmas, como ocorria até 2014. 👇🏻
Inquéritos e ações penais com objetos semelhantes eram tocados e julgados frequentemente de modo distinto nas duas turmas. Havia uma divergência relevante e constante na interpretação da lei.
Além disso, a formação de maioria nas turmas favorecia expedientes políticos - manobras estratégicas, para ser claro. Isso valia para as duas alas do Supremo.
Read 8 tweets
4 Oct 20
Está com o presidente do Supremo, Luiz Fux, um pedido sigiloso de suspeição do ministro Gilmar Mendes feito pela Lava Jato do Rio no caso da Operação E$quema S - investigação em que advogados influentes em Brasília são réus por exploração de prestígio, entre outros crimes. 👇🏻
Gilmar é o relator no Supremo dos recursos desse caso. Após semanas de expectativa, ele suspendeu o processo. Um dos recursos, uma reclamação, chegou ao Supremo antes mesmo da deflagração da operação e do oferecimento da denúncia. Por meio do ministro do STJ Napoleão Maia.
Em síntese, Gilmar concordou que a Lava Jato do Rio investigou ministros do STJ e do TCU, que detêm foro privilegiado. O ministro não apontou evidências disso. Os autos no Rio não contêm, salvo equívoco, qualquer fato relacionado aos ministros.
Read 13 tweets
1 Oct 20
“Ele tomou muita tubaína comigo”, disse Bolsonaro sobre o advogado Kassio Nunes, desembargador do TRF1 na cota dos advocacia (sim, isso existe) e indicado pelo presidente a uma vaga no Supremo. Nome apoiado por Ciro Nogueira, Kassab, Flávio Bolsonaro, entre outros luminares.
Fala-se muito no apoio político angariado pelo desembargador e pouco no notório saber jurídico dele. Com todo o respeito ao provável próximo ministro do Supremo, há uma razão para isso. Poucos falam em público sobre essa razão - afinal, ninguém quer ficar mal com um ministro.
Sugiro ficar atento aos comentários dos juristas - e dos “juristas” - sobre a nomeação. O que será falado de substantivo sobre a trajetória e o perfil dele. Qual a contribuição do advogado no TRF1? O que se pode esperar dele no Supremo?
Read 6 tweets
1 Sep 20
Deltan está saindo da coordenação da Lava Jato em Curitiba, de fato, por motivos familiares, como ele já explicou. O substituto dele (ao menos por ora) sempre demonstrou compromisso com a operação, embora ocupasse função relativamente secundária na estrutura da LJ.
A função de coordenador é pesada e repleta de armadilhas. Caso se confirme o nome de Alessandro de Oliveira, será um grande teste não apenas para ele - mas para a própria Lava Jato, num momento para lá de difícil.
A esta altura, tudo é incerto. Não se sabe Aras cumprirá a decisão de prorrogar a Força-Tarefa por 60 dias, renováveis por outros 60, e assim por diante. Ou se o Conselho Superior encontrará outra solução para as forças-tarefas - uma solução permanente.
Read 5 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!