1/9 As coletivas de imprensa de SP apresentam uma mensagem de que estão fazendo tudo neste 1 ano de plano de contingência sem que tenhamos feito lockdown, sem isolamento adequado, sem condições de distanciamento no município mais populoso do país.
+
2/9 E culpabiliza aglomerações de lazer que tem sim sua responsabilidade - mas que em contrapartida não possuem regras claras de e objetivas para conter o vírus. Sem políticas que garantam à população uma vivência com menos riscos.
Fora o discurso de apoio à ciência e +
3/9 priorização de escolas, sem reformas necessárias com cortes orçamentários seríssimos, extinção de instâncias estratégicas de controle de epidemias e pesquisa em doenças.
Além disso, colocam ao cargo do governo federal toda a negação de realidade, enquanto brincam com +
4/9 transportes públicos lotados, com restrição de mobilidade à noite.
Gente, eu sei que é fácil culpabilizarmos as pessoas por aglomeração - e eu não acho que a gente tenha que deixar de se atentar a isso. Mas é PRIMORDIAL que a gente entenda que "governante pedir para não+
5/9 aglomerar e usar máscara" não é criar políticas públicas eficazes na contenção da doença. São preciso medidas claras, efetivas e reais. É preciso testar, rastrear, implementar medidas de distanciamento e manter ao máximo pessoas em home office quanto possível.
Não adianta +
6/9 abrir escolas sem rastreamento, dando máscara de pano, sem vacinas, com salas mal ventiladas e mais crianças do que uma condição sanitária possibilita.
Não adianta promover home office e diminuir transporte público por ter menos público usando
não adianta dar máscara de pano+
7/9 como se fosse EPI. Não adianta restringir lazer, enquanto o povo tá se contaminando indo trabalhar e sendo culpabilizado por isso.
E tudo isso, sem vacinas e focando só em ocupação de UTI, sem apresentar dados de mobilidade de internação, sem promover ações além de abrir+
8/9 leitos.
Precisa testar, precisa rastrear, precisa auxílio emergencial, e ISSO é seguir a ciência. Desde o início da pandemia temos as mesmas indicações de controle!
E o discurso de responsabilização de cada pessoa da população - como se tivéssemos condições de nos manter +
9/9 sãos sem políticas efetivas, fosse real não é.
Jean Goryntcheyn, falando sobre a população seguir os apelos, para o sistema não colapsar (mais ainda?). A culpa segue sendo nossa.
1/20 Presidente do Conselho Federal de Medicina não só reitera a falta de posicionamento acerca do tratamento precoce, como acusa cientistas sem condições técnicas de cobrar da instituição uma posição clara.
Vamos saber mais sobre isto?
Segue o fio 🧶
2/20
Pois bem, primeiro sobre os Conselhos: qual sua função?
Os conselhos funcionam como entidades que regulamentam, fiscalizam e disciplinam as profissões. Representam a classe profissional, mas também atuam para uma boa prática em relação à sociedade. Quer um exemplo?
+
3/20
No site da @Medicina_CFM consta como papel da instituição:
Palavras como *fiscalizar e normatizar* a prática médica e *garantir a defesa da saúde da sociedade de maneira digna e competente*
Nos parece que exigir que a CFM se posicione quanto a um tratamento que não tem+
Educação, ciência, divulgados podem ser ideais de vida, mas não só podem ser encarados como PROFISSÃO, como DEVEM ser vistos assim.
Divulgação científica, Sala de aula, laboratório não são espaços que se ocupam por dom. A gente não nasce pronto. Nós nos formamos para isso+
E é exatamente por fazermos formação que sabemos que é TRABALHO. Bem melhor nem pior que ninguém. Mas é por sabermos que é formação e trabalho que batalhamos para que se entenda assim, pois isso também possibilita outras pessoas de buscarem este caminho. Como assim?
Ora, se não é dom, é aprendizado, quer dizer que TODOS tem capacidade de seguir uma trajetória científica. Não é - e não pode ser - exclusividade de quem já nasceu com a vida feita e pode fazer montando seus próprios meios e ignorando o quão privilégio ainda é este espaço +
Eu falei lá na outra rede social sobre não compartilhar conteúdos científicos de homens abusivos e assediadores - mesmo quando o conteúdo for bom - e dar preferência às divulgadoras e cientistas que tu conheces.
Vieram problematizar e eu resolvi fazer um fio sobre isso 🧶 1//
Ah Ana, mas se o cara é escroto mas o conteúdo é correto, tu achas que tem problema?
- ah então tu achas que não tem problema macho escroto ter conteúdo sendo divulgado é compartilhado quando tu sabes que ele é assediador?
HOLD MY BEER BEBÊ...
2//
olha se tu achas que dar moral e bater palma pra homem abusivo é de boas, eu tenho uma informação para te dar:
O abuso se firma em cima de pessoas, o que faz com que hierarquias sejam estabelecidas, dentro e fora dos laboratórios, dentro e fora dos canais de comunicação, 3//
1/n Notas sobre a sobrecarga na pands:
Hoje eu recebi uma ligação pq não tinha respondido um email importante (pq eu não considerei importante, na verdade).
Revi meus emails não lidos e eu tinha cerca de 400 emails no último mês, revisei todos e fui respondendo e apagando+
2/n nestes emails tinha: meet-recordings, registros de aulas, listas docentes (do IB, das 3 pós que estou), do Slack, do SIGA (registros da Unicamp de bancas e calendários), da secretaria de graduação, de alunos com perguntas aleatórias, de comissões que participo, etc.
+
3/n Considerando que eu:
- tenho 5 disciplinas na graduação
- 2 disciplinas na pós (que iniciaram em novembro)
- coordeno o blogs de ciência da unicamp - e com atenção dedicada ao especial da covid-19
- tenho 10 orientandos de pós graduação
(continua, sim...) +
1/n O @rodaviva hoje trouxe um formato diferente, com 3 personalidades para falar da #vacina para a #COVID19
Acho que foi, sem sombra de dúvidas, um dos melhores programas da história do #RodaViva
Mas eu gostaria de destacar o quanto se falou de prioridades e desinformação+
2/n Estes pontos me parecem centrais em tudo o que tem sido feito com qualidade contra a Covid-19. Seja no campo da comunicação científica, seja na produção científica.
E digo isto em função de a ciência e a Divulgação científica estarem (SIM) sendo atacadas em nosso país,+
3/n Mais do que um fio vitimizando cientistas e divulgadores, a questão é o quanto isto fragiliza contratos sociais FUNDAMENTAIS neste momento e reforça ainda mais uma necropolítica absolutamente intencional.
As palavras da Margareth Dalcomo, neste sentido, são fundamentais+
1/4 @binerighetti pergunta sobre a obrigatoriedade da vacina @dogarrett fala sobre a necessidade de discutirmos a responsabilidade e a necessidade de comunicação por parte do governo, etb transparência e honestidade para a população entender o q está tomando #RodaViva@rodaviva +
2/4 @dogarrett vai na jugular: é preciso comunicação direta e apoio de pessoas que influenciam diretamente a população para ajudar na segurança @veramagalhaes traz a questão da vacina CoronaVac e #DimasCovas responde sobre o quanto as vacinas tem seus insumos produzidos na China+
3/4 como TODAS as vacinas!
Reafirma o perfil de segurança.
As questões voltam-se novamente pela desinformação vinda do executivo nacional! Isso segue sendo INADMISSÍVEL!!!
É preciso mais seriedade e compromisso com a nossa população e com a CIÊNCIA, sempre! #RodaViva