A Novartis, farmacêutica suíça, anunciou que ajudará a produzir a vacina candidata da Curevac, a CVnCoV, que é de RNA mensageiro!

Mas o que é a Curevac? Vou te contar um pouquinho nesse fio!
A CVnCoV, ou a vacina da Curevac, é uma vacina baseada na tecnologia de RNA mensageiro, ou seja, é como se nessa fita de RNA tivesse um manual de instruções para a produção da proteína spike pela célula, para instruir o sistema imunológico a reconhecê-la
Vou deixar uma explicação aqui da @dogarrett no @rodaviva sobre como vacinas de RNA mensageiro funcionam:

A CVnCoVé uma vacina de RNA mensageiro baseada na proteína S encapsulada em nanopartículas lipídicas (LNP)
Voltando para CVnCoV, o estudo de fase 1 iniciou-se em Junho de 2020. clinicaltrials.gov/ct2/show/NCT04…

Em Novembro do mesmo ano, os dados de Fase 1 foram apresentados na forma de preprint no repositório da medRxiv no link abaixo:

medrxiv.org/content/10.110…
Os ensaios pré-clínicos (em modelos animais) demonstraram uma boa capacidade de indução de resposta imunológica em roedores, com a presença de células T, além de boa tolerância.
biorxiv.org/content/10.110…
Já os ensaios de Fase 1, citados anteriormente, foram realizados no esquema primário de duas doses para avaliar a segurança, reatogenicidade e imunogenicidade em adultos saudáveis em duas faixas etárias (18-40 anos e 41–60 anos) na Alemanha e na Belgica
O principal objetivo do estudo de Fase 1 era avaliar a segurança e a reatogenicidade de 1 ou 2 doses de diferentes dosagens de CVnCoV administradas por injeção intramuscular com 28 dias de intervalo
Um detalhe interessante: alguns participantes com a presença de anticorpos para SARS-CoV-2 também foram incluídos no estudo, para avaliar o impacto dessa presença nos parâmetros avaliados do presente estudo
O principal critério de inclusão dos participantes foi o risco de exposição ao SARS-CoV-2, como profissionais de saúde na linha de frente, em instituições de longa permanência, etc) ou qualquer história de infecção ou exposição a um indivíduo infectado 2 semanas antes do estudo.
245 participantes receberam ou a vacina com o imunizante, ou o placebo, com média de idade em torno de 38 anos, 57% homens e 43% mulheres.

Na 2ª tabela, os dados dos pacientes soropositivos (presença de anticorpos) para SARS-CoV-2
SEGURANÇA: em geral, dor no local foi relatada por parte dos participantes dentro de 24 horas após a vacinação, diminuíram e se resolveram em 48 horas. A incidência de reações foi semelhante após a 2ª dose, mas com intensidade menor.
A maioria dos eventos foram leve ou moderada e de duração transitória, resolvendo-se em 48 horas após a vacinação.
IMUNOGENICIDADE: Fortes respostas imunes foram observadas em todos os grupos de vacina, incluindo em indivíduos que eram anteriormente soropositivos para SARS-CoV-2 no início do estudo.

34–64% tiveram soroconversão no dia 36 (7 dias após a 2ª dose)
Para indivíduos anteriormente soropositivos para SARS-CoV-2, um rápido aumento nos títulos de anticorpos é mostrado dentro de uma semana após a 1ª dose, tanto p/ anticorpos de ligação, quanto p/ neutralizantes.
O efeito de uma 2ª dose foi menos pronunciado; os títulos de anticorpos permaneceram estáveis pelo menos até o dia 57, conforme a figura acima
Atualmente, o estudo está em fase 2/3, ocorrendo em 17 localidades em 6 países diferentes, incluindo países da América Latina.

Indivíduos com 18 anos de idade ou mais receberão um esquema de 2 doses de CVnCoV ou placebo

clinicaltrials.gov/ct2/show/NCT04…

curevac.com/en/2020/12/14/…
Dentro dos objetivos nessa etapa: a demonstração da eficácia de CVnCoV na prevenção de casos confirmados de COVID-19 de qualquer gravidade, bem como prevenção de casos moderados a graves confirmados de COVID-19 em participantes que nunca foram infectados com SARS-CoV-2.
O press-release da Fase 1 pela Curevac pode ser lido aqui: curevac.com/en/2020/11/10/…
Ficaremos acompanhando os próximos resultados dessa vacina, que vem a se somar a várias que estão em investigação mais adiantada de fase 3 no presente momento :)
Com a parceria da Novartis, a escalabilidade de produção pode ser muito relevante para a distribuição dessa vacina.

gauchazh.clicrbs.com.br/mundo/noticia/…
Segundo a reportagem acima, "Novartis planeja iniciar a produção dessa vacina, que ainda aguarda aprovação do órgão regulador europeu, "no segundo trimestre de 2021", e pretende fabricar "50 milhões de doses" até o final do ano e cerca de 200 milhões de doses em 2022"

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Mellanie Fontes-Dutra, PhD 💉

Mellanie Fontes-Dutra, PhD 💉 Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @mellziland

5 Mar
Atualizações sobre o soro hiperimune estudado pelo @butantanoficial : O instituto pediu a autorização para o início dos estudos clínicos, em humanos para a @anvisa_oficial !

cnnbrasil.com.br/saude/2021/03/…
O soro hiperimune é uma estratégia que vem sendo usada para vários fins. Um deles, por exemplo, é a produção de soro antiofídico! A partir da inoculação de um antígeno, o organismo produz uma quantidade grande de anticorpos (AC) que é obtida para uso em pacientes humanos.
Após 70 dias, o plasma do cavalo exibe anticorpos neutralizantes 20 a 100 vezes mais abundantes contra o novo coronavírus do que o plasma de pacientes convalescentes com COVID-19

agenciabrasil.ebc.com.br/en/saude/notic…
Read 8 tweets
4 Mar
Os estados emocionais de um organismo podem regular seu comportamento, isso sabemos bem na prática, não é? E requerem um monte de estruturas conectadas e mandando mensagens umas as outras no nosso sistema nervoso.

Hoje, mais uma pecinha foi adicionada nisso! Vem de #neurofio!
Começando pelo começo: a parte do sistema nervoso central que está dentro da nossa cabela, chamarei de encéfalo aqui! O cérebro é uma parte específica do encéfalo (primeiro mind-blowing hehe), fica aqui a informação ;)
Os estados emocionais modulam muito do nosso comportamento - e digo mais, da nossa própria percepção da realidade.

Dependendo de seu estado, um animal se concentrará em evitar ameaças, em busca de comida ou em interações sociais, e exibirá o repertório comportamental apropriado
Read 23 tweets
4 Mar
Minha coluna na @fontebr_ trazendo uma questão interessante e bastante pertinente sobre a adaptação ao medo, especialmente durante a pandemia.

Acompanha o fio abaixo com alguns pontos da coluna 👇
Medo é uma palavra de destaque aqui. O início nos assustou, mas achávamos que logo iria passar. Com o tempo, e a situação se estendendo por semanas a meses, a população que acordava chocada com as primeiras notícias do dia relatando o impacto da pandemia na Europa,
passou a ser a mesma população que, por muitas vezes, optava em aglomerar, mesmo com as centenas de mortes diárias, chegando à casa dos mil. O que mudou na percepção do brasileiro frente a pandemia?
Read 17 tweets
3 Mar
Por nota a imprensa, o Inst. Bharat Biotech anunciou que a Covaxin teria eficácia de 81%, em uma análise interina inicial feita com 43 eventos, dos quais 7 estavam no grupo que recebeu a vacina.

A análise final contará com 130 eventos.

bharatbiotech.com/images/press/c…
Segundo a nota do próprio instituto, os dados foram obtidos a partir da participação de 25.800 pessoas, metade recebendo o placebo, metade a vacina.

A análise inicial dos 43 aponta uma eficácia de 81% naqueles sem infecção anterior após tomar a 2ª dose do imunizante
A vacina é de vírus inativado (tecnologia também utilizada na Sinovac e na Sinopharm, por exemplo)

Imagem: g1.globo.com/bemestar/vacin…
Read 14 tweets
2 Mar
Ontem eu publiquei um fio compilando o que sabemos sobre a P.1, em especial, considerando o contexto das vacinas. Temos dados de ação neutralizante (Pfizer, Moderna, Sinopharm) e análises de eficácia (JJ e Novavax).

Mas e as células?

Vem comigo ver esse preprint!
Read 23 tweets
2 Mar
O QUE SABEMOS SOBRE A VARIANTE P.1?

Fio reunindo alguns fios que fiz sobre o assunto, também elencando os (poucos) dados que temos sobre as vacinas da COVID-19 e essa variante!

[Fio que vai ir sendo atualizado]

Vamos dar uma olhada?
Começando pelo começo: como surgiu essa questão da P.1?

Nesse fio, faço o retrospecto temporal dos acontecimentos de sua "descoberta":
Para quem quiser alguns dados sobre a B.1.1.7 e B.1.351:
Read 47 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!