Diante da atuação anticientífica de parte dos médicos durante a pandemia no Brasil, @NilMoretto fez uma pergunta cândida e importante: "Pergunta sincera: médico não estuda método científico na faculdade?"

Prometi para ela que faria uma #aulacordel para tentar responder. Aí vai.
A resposta curta é 'NA TEORIA, SIM'. O marco legal básico para o ensino médico são as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina, do Ministério da Educação. A última edição é de 2014 e determina que os estudantes devem desenvolver essas competências aí.
Muitos cursos tentam cumprir, das mais diversas formas, essa missão. Aqui na Unicamp os alunos de primeiro ano fazem uma disciplina na qual eles devem, com ajuda de orientadores, elaborar (mas não necessariamente executar) um projeto de pesquisa científico.
É comum também, nos melhores cursos médicos, que alunos tenham experiência com pesquisa na forma de projetos reais de Iniciação Científica, também orientados por professores. E eles ainda são usualmente apresentados, nos anos iniciais do ciclo básico, ao raciocínio científico.
Diante disso, por que ocorrem, então, casos de médicos sancionando tratamentos sem qualquer evidência científica? Bem, claro que não se esgota uma questão desse tipo em um cordel de Twitter, mas vou elencar alguns elementos que julgo serem importantes.
Primeiro, só os médicos mais jovens foram expostos ao método científico de forma satisfatória em sua formação. As primeiras Diretrizes Curriculares são de 2001, quando efetivamente começa a mudar (para melhor) a Educação Médica brasileira. Porém, só isso não fecha a questão.
Segundo, embora se baseie na Ciência, entre outros valores, a Medicina não é, em si, uma ciência, mas uma prática. E, por mais incômodo que isso possa parecer, ela é, na maior parte, aprendida a ser exercida assim: na prática mesmo, especialmente nos últimos 2 anos de internato.
E na pauleira do internato, boa parte do aprendizado que tenha ocorrido sobre Medicina Baseada em Evidências fica um pouco de escanteio. A principal questão é “como eu trato isso?” e por vezes a resposta, embora devesse, não discorre sobre metanálises ou qualidades de evidência.
E após a formação, de fato, o contato dos médicos com a última evidência científica disponível é muito variável, e embora os melhores médicos estejam sempre se atualizando, isso não pode ser dito de todos, e talvez nem da maioria, por mais assustador que seja saber disso.
Como aparece no longo artigo de David Epstein e @ProPublica (trad. Google aí), os médicos estão muito mais dispostos a rapidamente adotar um tratamento com baixas chances de funcionar do que abandoná-lo quando ele se mostra inútil, obsoleto ou perigoso.

translate.google.com/translate?sl=e…
Agora pense na situação da covid-19, algo muito novo para a Medicina. Ficar tomando sintomáticos e esperando para saber se o seu caso vai levar a hospitalização (conduta correta) é angustiante, então pacientes pressionam médicos por algum tipo de tratamento – qualquer tipo.
A mistura da angústia do paciente e do médico com a irresponsabilidade do presidente e demais advogados do inútil ‘tratamento precoce’ se torna explosiva, e pensando “se não fizer bem, mal não fará”, muitos médicos, erroneamente, prescrevem kits-covid.
bbc.com/portuguese/bra…
Por fim, pensando na Medicina como um fenômeno social, devemos lembrar que estamos falando de uma profissão cujos praticantes são, em sua maioria, politicamente conservadores.

Mas atenção, NÃO se pode afirmar que médicos de direita sejam menos preparados cientificamente.
Entretanto em alguns casos extremos – e esse parece ser, aparentemente, o do presidente do CFM – as posições políticas muito aguerridas podem, sim, afetar o julgamento sobre o que é correto ou incorreto prescrever do ponto de vista da evidência científica.
revistaoeste.com/brasil/dizer-q…
Como de fato nem tudo é Ciência na Medicina – e eu nem acho que deveria ser – abre-se, na situação atual, uma perigosa brecha para defesas elásticas da ‘autonomia’ do médico.

Felizmente isso já foi revisto pela @AMB_oficial, mas não pelo @Medicina_CFM.

g1.globo.com/sp/campinas-re…
Então, @NilMoretto, para concluir, eu responderia que na maioria os médicos tiveram contato com o método científico em sua formação. Mas isso, apenas isso, não resolve a sequência de erros que leva à tempestade perfeita que tem sido o combate à covid-19 no Brasil. Infelizmente.
Esse é um tema complexo. É impossível dar conta de todas as nuanças. A quem leu tudo até aqui e percebeu que algo mais pode ser apontado, discordado ou corrigido, peço que traga seu ponto aqui para o debate, com educação e respeito. Conversando a gente se entende.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Luís Fernando Tófoli

Luís Fernando Tófoli Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @lftofoli

27 Mar
Eis uma imagem para explicitar por que a fala de Xuxa sobre realizar experimentos médicos em prisioneiros é fascista, provavelmente sem que ela tenha a menor ideia.

Trata-se de uma caricatura publicada em 1933 na qual animais saúdam o líder nazista Herman Göring.
Pouca gente sabe, mas o Nazismo era extremamente preocupado com o bem-estar animal.

Hitler tornou-se vegetariano e seu partido aprovou várias leis que foram da regulação do abate (passou a ser feito com anestésico) à proibição da vivissecção (a dissecação de animais vivos).
Por outro lado, sabemos bem o que o médico Josef Mengele - cujo sobrenome, por coincidência, é incomodamente semelhante ao de Xuxa Meneghel - e mais médicos nazistas fizeram com doentes mentais, judeus, homossexuais e outras minorias encarceradas em campos de concentração.
Read 9 tweets
26 Mar
Estão chegando relatos de nebulização (inalação) de comprimidos macerados de cloroquina. Se você sabe de algum/a médico/a que esteja prescrevendo este absurdo, DENUNCIE O/A PROFISSIONAL AOS ÓRGÃOS COMPETENTES. Trata-se de um absurdo.

g1.globo.com/sp/sao-paulo/n…
Independente da ausência de eficácia do medicamento para covid-19, comprimidos não foram feitos para serem inalados. Além da própria ação irritante da cloroquina nas vias aéreas, o talco usado nos comprimidos pode piorar ainda mais o estado pulmonar.

noticias.r7.com/saude/inalar-c…
Quando me contaram dessa história, achei que era meme, de tão surreal. O mero fato da existência de médicos que fazem esse tipo de prescrição e políticos que a divulgam é um sinal de que a sociedade brasileira está MUITO DOENTE.

Repasse essa informação.

politica.estadao.com.br/blogs/estadao-…
Read 5 tweets
12 Mar
A FAMÍLIA BOLSONARO E O SUICÍDIO

Na mais recente live de quinta-feira divulgada pelo Facebook de @JairBolsonaro e nas redes sociais de seu filho @BolsonaroSP cometem-se erros básicos - e graves - sobre prevenção do suicídio. Acompanhe essa breve #aulacordel para entender melhor.
Antes de começar, é importante ter alguma delicadeza, este é um tema espinhoso.

Se você tem tido pensamentos sobre desistir de viver, é melhor evitar ler este tipo de conteúdo, ele pode disparar gatilhos.

Pare por aqui, ligue para o @CVVoficial pelo número 188 e busque ajuda.
Usando um cientista como fantoche - Marcelo Morales, do Min. da Ciência e Tecnologia - para dar legitimidade ao seu governo negacionaista e incompetente, Jair Bolsonaro, seguiu sua tradição e argumentou que o lockdown causa suicídios, lendo, ao vivo, uma nota de suicídio.
Read 15 tweets
18 Feb
Péssima a manchete da @Folha.

Há várias razões para se preocupar com a nomeação de Bernardon, do ponto de vista político-ideológico. Aplicar e estudar ECT não é uma delas, na minha opinião, e neste sentido acho que a manchete dá um tiro no pé. [+]
O ECT foi usado como tortura e isso é abominável, mas se for feito de maneira correta tem aplicações terapêuticas.

Eu, como muitos psiquiatras, já vi gente que morreria se não tivesse feito ECT. Como qualquer outro tratamento, ele precisa ser regulamentado e FISCALIZADO.
Eu sempre fico um pouco espantado como haja pessoas que são favoráveis à regulação do ECT e ao mesmo tempo querem proibir o uso terapêutico da maconha, e vice-versa.

Os rumos da saúde mental no Brasil são gravíssimos e extremamente preocupantes, mas as razões são outras.
Read 4 tweets
25 Jan
Bem, o presidente do @Medicina_CFM se posicionou na @Folha sobre o 'tratamento precoce', usando dois argumentos que são o refúgio dos negacionistas.

www1.folha.uol.com.br/opiniao/2021/0…
O primeiro deles é: "a ciência ainda não concluiu de maneira definitiva se existe benefício ou não com o uso desses fármacos." O argumento é falso e ignorante.

É ignorante porque qualquer um que entenda minimamente o que é a ciência sabe que ela não tem respostas 'definitivas'.
É falso porque a ausência de evidências de benefício neste momento é justamente a precisa razão que deveria impedir que um médico prescrevesse o tratamento.

O segundo argumento negacionista é que os supostos opositores do CFM "dão opiniões [...] com cunho político e ideológico".
Read 6 tweets
31 Dec 20
Acaba de sair um artigo científico brasileiro que avança um passo no sentido de demonstrar uma potencial proteção a formas graves da covid-19 pela infecção prévia com o vírus da dengue.

Segue o cordel para entender essa rinha de vírus.
Vou resumir os achados do artigo abaixo, publicado por cientistas brasileiros da UFAC, Unicamp e UFPR, e um infectologista da Harvard. O artigo se chama 'Previous dengue infection and mortality in COVID-19' e saiu na revista Clinical Infectious Diseases.

academic.oup.com/cid/advance-ar…
Essa ideia já tinha sido proposta há 3 meses em um pré-print (artigo ainda não publicado em revista científica) do neurocientista @MiguelNicolelis, em um estudo que é mais preliminar, por ter usado dados populacionais e não individuais (estudo ecológico).
medrxiv.org/content/10.110…
Read 14 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!