O novo chanceler fez um bom discurso de posse, pontuou temas urgentes ao 🇧🇷 e ao 🌎, foi pragmático e, acima de tudo, não se rendeu ao léxico conspiratório do antecessor, o ex-Ernesto.

Mas sigo cético. As coisas não ficarão piores, mas dificilmente melhorarão, sabe por quê? 🧵👇
1) A política externa já não é monopólio do Itamaraty há muito tempo. Até os anos 70, todas as relações do Brasil com o mundo passavam pelos diplomatas, até mesmo temas econômicos.

Na queda de braço com os tecnocratas da Fazenda, o MRE frequentemente ganhava. A diplomacia... 👇
2) ...era grande fiadora do projeto nacional-desenvolvimentista, com seus vícios e virtudes.

Nos anos 80, a globalização e a redemocratização vieram mudar esse cenário.

A pressão pela abertura e modernização econômica forçaram governos como @Collor e @FHC a dinamizar... 👇
3) ...a burocracia ligada a comércio exterior, resultando na criação da Camex, a Apex e o MDIC, com agendas e estratégias próprias.

Mais recentemente, o ingresso do 🇧🇷 na OCDE foi agenda tocada primordialmente pela turma do @meirelles.

Essas são só ilustrações de um setor... 👇
4)...fundamental da política externa que saiu (ainda que parcialmente) das mãos do Itamaraty.

Da mesma forma, a redemocratização trouxe desafios à diplomacia: a política externa passou a sofrer pressão da sociedade civil, sindicatos, empresariado, evangélicos.

Aos poucos... 👇
5)...a política externa tornou-se + relevante para a opinião pública e, como consequência, + politizada.

A sobreposição (e concorrência) entre política interna e externa atrapalhou a coerência e linearidade da ação internacional do 🇧🇷.

Outrora criadores de uma narrativa...👇
6)...grandiloquente sobre o lugar do 🇧🇷 no "concerto das nações", a diplomacia passou a reagir à maneira como o noticiário internacional retratava o país.

E o crescente protagonismo presidencial submeteu o MRE, naturalmente, aos interesses pessoais, políticos e partidários...👇
7)...do presidente do momento.

C/o aprofundamento da democracia, a tão celebrada "política de Estado" feita pelos diplomatas foi, aos poucos, normalizando-se em política de governo.

Outros ministérios, agências públicas e governos locais passaram a jogar o jogo internacional 👇
8) De formulador, o Itamaraty passou a ser coordenador da política externa. Foi tragado pelas disputas burocráticas, orçamentárias, legislativas.

No governo @LulaOficial, dividiu espaço com os interesses históricos do PT.

No governo @dilmabr, foi eclipsado pelo desinteresse 👇
9)...presidencial pela política externa, perdendo espaço na Esplanada.

No governo @MichelTemer, o MRE foi inicialmente entregue às ambições eleitorais de @joseserra_.

Sob @jairbolsonaro, a diplomacia foi substituída por uma política externa populista, familiar e conspiratória👇
10) Todas essas transformações inauguraram, na feliz expressão do amigo @dbelemlopes, uma política externa pós-diplomática.

Hoje, a posição (e a imagem) do Brasil no mundo está condicionada cada vez menos ao que fazem os diplomatas, e cada vez mais a como se portam governos 👇
11)...diante dos desafios globais. A política externa é uma política pública cujo sucesso está condicionado a outras políticas públicas.

A digressão foi longa, mas se justifica: a troca do chanceler foi bem-vinda. Mas ela não é suficiente. O novo ministro, sozinho, não mudará 👇
12)...a essência do governo Bolsonaro: a incompetência, o projeto reacionário de destruição institucional, o autoritarismo mambembe e os delírios persecutórios do núcleo famili-ciano do presidente.

Não mudará os sinais terríveis dados pelo governo brasileiro em diversas áreas 👇
13) Não mudará isso aqui:

g1.globo.com/politica/notic…
15) Muito menos isso aqui:

oglobo.globo.com/mundo/museu-do…
16) Isso aqui? Dificilmente.

poder360.com.br/justica/chefe-…
17) Resolverá o desgoverno no enfrentamento da pandemia, com consequências terríveis para os brasileiros e efeitos inesperados para o resto do mundo?

edition.cnn.com/2021/03/20/ame…
18) E não mudará o comportamento inconsequente e assassino do principal responsável pela crise sanitária e pelo abismo moral em que o 🇧🇷 se afundou.

Já podemos falar em crime contra a humanidade? Quem conhece do riscado, como @Deisy_Ventura, diz que sim.

blogs.bmj.com/bmj/2021/04/05…
19) O chanceler terá muito trabalho pra ajudar o 🇧🇷.

Deverá combater as pressões vindas do próprio governo e trabalhar junto a governadores, congressistas e sociedade p/mitigar os efeitos domésticos e globais da nossa catástrofe sanitária e ambiental.

Sorte é o que lhe desejo.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Guilherme Casarões

Guilherme Casarões Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @GCasaroes

25 Mar
Povo, não se engane: a razão pela qual a simbologia da extrema direita é frequentemente chamada de "dog whistle" (apito de cachorro) é justamente porque ela foi feita para passar despercebida pela maioria das pessoas.

Por isso, ela se pauta pela apropriação de símbolos comuns 👇
1) ...e lhes confere conotações específicas.

Copinho de leite, 👌, 🐸, bandeirinhas, frases específicas em latim, poemas, datas/imagens históricas não necessariamente significam algo grave mas, DENTRO DE UM CONTEXTO, assumem outros sentidos.

Isso serve a 2 propósitos básicos 👇
2) O 1o é criar uma identidade de grupo. Digamos que tenha uma função do aperto de mão da sociedade secreta, ou de certas simbologias religiosas.

Quaisquer dessas referências feitas pela extrema direita cria, imediatamente, uma mobilização do grupo, às vezes um chamado à ação 👇
Read 11 tweets
12 Mar
Relutei em dar opinião sobre a mudança do cenário político a partir a anulação dos processos contra @LulaOficial. Uns cravaram que Lula está com a mão na taça, outros disseram que Bolsonaro está reeleito. Mas como as pesquisas recentes sugerem, o cenário é bem + complexo 🧵👇
1) Teremos que observar 3 variáveis fundamentais:

- Como Bolsonaro se comportará diante de Lula;
- Como Lula construirá sua candidatura;
- Em que medida uma terceira via poderá aparecer.

Considero, para fins dessa análise, que não teremos reviravoltas políticas ou econômicas 👇
2) A posição de Bolsonaro é + difícil do que parece. Concordo que ele só sabe fazer política pela confrontação; esse é um dos traços da extrema-direita.

Mas há uma diferença: ao contrário da metralhadora giratória dos últimos 2 anos, em que todo opositor era inimigo da nação 👇
Read 18 tweets
11 Mar
O bom dos posts recalcados do @ernestofaraujo é que é muito fácil desmenti-los. Nem entrarei no mérito de que Ernesto, o camaleão, defendeu a política externa da Era Lula com unhas e dentes. Vamos só focar nas mentiras contadas pelo chanceler?
1) Não houve hostilização dos EUA.

As relações 🇧🇷🇺🇸 viveram bons momentos na era Lula-Bush, avançando em temas como biocombustíveis e a questão palestina.

As tensões com Obama disseram respeito a desencontros naturais entre a superpotência e a busca brasileira por protagonismo.
2) Não houve hostilização da Europa.

Vimos avançar parceria estratégica c/🇪🇺 (2007), além da aproximação c/🇩🇪 no campo ambiental, c/🇫🇷 no campo de defesa/militar, c/🇬🇧 no campo do combate à fome/desenvolvimento.

A área comercial não avançou por resistência em liberalizar o agro
Read 11 tweets
8 Mar
O que @ernestofaraujo fez em benefício das mulheres do Itamaraty - e das mulheres em geral - nos seus dois anos à frente do Itamaraty?
Hoje, 8 de março, o Brasil recusou-se a apoiar declaração da ONU sobre os direitos das mulheres e o avanço nos compromissos internacionais sobre saúde feminina, supostamente em função uso da expressão "direitos sexuais e reprodutivos".

noticias.uol.com.br/colunas/jamil-…
Em jul/20, o Brasil trabalhou para eliminar expressões como "intersecção" e "direitos sexuais e reprodutivos" de projeto de resolução mexicano no Conselho de Direitos Humanos, também se opondo a referências sobre "educação sexual" para mulheres e meninas.

noticias.uol.com.br/colunas/jamil-…
Read 5 tweets
5 Mar
Em artigo recente, @davidmagalhaes e eu argumentamos que, em vez de chamar Bolsonaro de negacionista, deveríamos considerá-lo um "populista sanitário", ou seja, alguém que usa medidas médico-científicas, ainda que desconexas, para legitimar suas (in)ações diante da pandemia 👇
Nem entrarei no mérito, bem levantado pela @brumelianebrum, de que esse caos não é fruto de incompetência, mas de um projeto deliberado de destruição. Tudo indica que é. Quero comentar sobre a ciência alternativa, ou "alt-science", que gravita em torno do governo Bolsonaro 👇
Alt-science é um movimento difuso de supostos "buscadores da verdade" que militam por posições científicas minoritárias a partir de evidências parciais, pseudociência e teorias da conspiração. São médicos, celebridades, empresários unidos pela desconfiança do establishment 👇
Read 15 tweets
19 Feb
Uma vez comentei uma postagem absurda do deputado-bombado com um artigo da CF88. Além de me xingar, naquele mesmo dia ele gravou um vídeo dizendo que gente como eu ("cientistas políticos vagabundos que vêm regurgitar a Constituição") deveriam levar um "tiro bem na cabecinha" 👇🏼
Na época, fiquei até com certo receio, mas não fiz nada. Achei melhor deixar pra lá. Segui criticando o deputado publicamente por + 1 ano, até ele me bloquear recentemente. Passei a tratá-lo como palhaço, um sujeito que decorou palavras difíceis do dicionário p/parecer erudito 👇🏼
Não sei se teria feito alguma diferença se eu entrasse na justiça contra ele. Acho até que não, até porque esses caras são inconsequentes e perigosos. A prisão recente, por mais controversa que seja, tem uma função pedagógica: revela a verdadeira face dos tigrões virtuais... 👇🏼
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!