Além de punir os responsáveis (políticos, militares e elite empresarial), o Brasil deveria construir uma memória pública do genocídio, para que as próximas gerações, ao se perguntarem de avós, tios, pais e mães levados pelo covid, tenham a medida do absurdo que nós naturalizamos.
Enquanto perdíamos nossos parentes e amigos, o presidente falava de mimimi e sabotava a saúde pública. Enquanto 4.000 mil pessoas morriam, a grande mídia e o baronato empresarial não arredava o pé da austeridade, deixando-nos à própria sorte.
Enquanto morria-se de fome ou vírus, o Congresso aprovava as pautas mais absurdas, desde a vacina privada ao retorno às aulas no pior momento da pandemia. Enquanto não havia vacina, médicos criminosos e a indústria farmacêutica lucravam com o charlatanismo do tratamento precoce.
Cada vez mais, infelizmente sinto que o que vivemos diz muito pouco à nossa própria geração. A batalha que se trava agora é pelos que virão.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Marcos Queiroz

Marcos Queiroz Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @marcosvlqueiroz

14 Apr
EUA, que democracia?

Em menos de dois dias, cerca de 100 pessoas foram presas em Brooklyn Center, uma cidade de 30 mil habitantes, nos protestos após a execução de Daunte Wright.

Desde o caso George Floyd, mais de 10 mil (!!) manifestantes foram aprisionados no país. 👇🏾 Image
Além da prisão e de penas pecuniárias, algumas dessas pessoas foram ameaçadas de deportação ou tiverem que se comprometer a nunca mais participar de protestos na vida. Para não falar das restrições dos direitos políticos, como o de voto. 👇🏾

theguardian.com/us-news/2020/o…
Hoje, 28 dos 50 estados da federação estão debatendo leis anti-protestos, que criam uma nova classe de crimes. Na Florida, por exemplo, debate-se a possibilidade de prisão por 15 anos (!) para aqueles que participarem de ato com mais de nove pessoas. 👇🏾

washingtonpost.com/national/flori…
Read 5 tweets
11 Apr
Relendo "Football Mulato", 1938, de Gilberto Freyre, para a aula de amanhã, e é impressionante como o mito da brasilidade vem sempre acompanhado de anticomunismo, ainda que para falar de futebol.

Para quem não conhece, esse é um texto fundacional da crônica esportiva, (...)
escrito logo após as vitórias sobre a Polônia e a Checoslováquia na Copa daquele ano. Ali estão as bases do discurso que estabelece a singularidade da escola brasileira no futebol: espontaneidade, dança, improviso, diversão, mais criativo que tático, mais paixão que razão. (...)
Tal escola se daria justamente pela africanidade, pelo "mulatismo" do escrete brasileiro, que refletia em campo a nossa "formação social democrática como nenhuma". O Brasil era o lado dionisíaco da experiência humana contra o apolíneo totalitarismo europeu. (...)
Read 10 tweets
11 Apr
Liberais brasileiros sempre defendem a barbárie até a razão se tornar inevitável.

No tempo de movimento estudantil, vi essa gente sendo contra cotas raciais e bolsa família, defendendo modelo de segurança militarizada e juntando-se a fascistas em eleições de DCE. 👇🏾
Hoje, vejo essas mesmas pessoas apagando esse passado, quando não muito o deturpando. Dizem que pautas como cotas e bolsa família sempre foram liberais. Bom, pode até ser, mas mesmo sendo liberais, eram radicais demais para serem apoiadas pelos liberais brasileiros. 👇🏾
É a mesma gente que hoje, diante do fascismo instaurado, prega o "não vamos procurar culpados" ou "não temos nada a ver com isso". Essa política do esquecimento é núcleo do liberalismo brasileiro, que o torna ilibado, ideologia perfeita e sem vícios. Vem das origens, aliás. 👇🏾
Read 6 tweets
1 Apr
Se a nossa elite e a nossa mídia não fossem tão escravocratas e se Lula fosse gringo, o ex-presidente seria amado pelas primeiras.

Nada mais liberal que Lula. Só que gostam mesmo é da barbarie pura e possuem um ódio ao povo doentio.
Reinaldo Azevedo mesmo. Os países liberais tudo revendo as políticas de austeridade e a preocupação do gênio é constranger Lula para saber o que seria privatizado. É patético, ridículo. Depois ainda tem a cara de pau de dizer que a discussão está atrasada no país.
E repito. Dentro do marco liberal e social-democrata do pós-Ditadura , o PT e Lula são as duas maiores aquisições evolutivas da política brasileira. Nada representa mais o projeto de 88, em suas possibilidades e contradições, que o Partido.
Read 4 tweets
31 Mar
Vendo a postagem do @VascodaGama e do @CADIR_UnB, inevitavelmente pensei em Honestino Guimarães. O aluno da UnB foi visto pela última vez no Maracanã, em um jogo do Vasco, seu time.

Para nós da UnB, Honestino tem uma mística. Um espelho. O Brasil interrompido que carregamos. 👇🏾
No meio da celebração do absurdo, lembrei de um dos textos que tenho mais carinho dos tempos de movimento estudantil, quando, em um momento crítico dentro e fora da UnB, o futuro tenebroso que vivemos já se anunciava.

Compartilho como memória das lutas que não acabam. 👇🏾
"Quantos anos ele teria?

Que sonhos teria realizado?

Se formaria em geologia? Viraria professor, político, geólogo?

Quais amores ele não realizou? Quantas dores não sofreu? Quantas alegrias não viveu?

O que estaria pensando? Teria filhos? Família? (...)
Read 8 tweets
27 Mar
Barbosa e o Brasil

Gosto de criar narrativas paralelas, em que a história ocorreu de outra forma. Nelas, o Brasil ganhou a Copa de 50. Seus jogadores são lembrados como deveriam ser: no panteão máximo.

Hoje é o centenário de um deles, o eterno Moacir Barbosa! Segue o fio: 👇🏾
Desde ontem, matérias muito lindas estão sendo publicadas, falando de Barbosa muito além de 50. Afinal, ele não é um maiores goleiros da história do futebol à toa. 👇🏾

uol.com.br/esporte/report…
Nas próprias palavras dele:

"Fui tetracampeão com a seleção carioca em 1945, 1946, 1947 e 1948. Fui campeão sul-americano em 1948, invicto. Também fui campeão carioca invicto em 1945, 1947 e 1949. Depois, vencemos 1950, 1952, 1956 e 1958." 👇🏾

interativos.globoesporte.globo.com/futebol/times/…
Read 28 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!