Descrição dos 116 óbitos informados hoje no ES.

106 óbitos, a maioria (56) do sexo M, representando 52,83%; 67 (63,21%) possuíam residência nos municípios da Regional Metropolitana; 23 (21,7%) na Regional Sul; 12 (11,32%) na Regional Central-Norte; e 4 (3,77%) em outras UFs.
47 foram a óbito em hospitais da rede privada (44,34%), seguidos de 38 da rede pública (35,85%) e 21 (19,81%) da rede filantrópica. 29 (27,36%) com menos de 60 anos e 77 (72,64%) com idade igual ou maior a 60. Média de 68 anos, amplitude 15 - 111 anos.
Quanto a ocorrência dos óbitos, 04 ocorreram entre os dias 18/03/2021 e 26/03/2021, 01 ocorreu no dia 01/04/2021, 04 entre os dias 04/04/2021 e 10/04/2021, 17 óbitos na última semana, entre os dias 11/04/2021 e 17/04/2021 e 80 óbitos na semana vigente.
Outros 10 óbitos registrados no painel são: 09 casos reabertos pelos municípios e 01 foi reaberto pela equipe da vigilância da SESA.
O Espírito Santo, até a data de hoje, nunca registrou +100 óbitos em 24h. O recorde de óbitos ocorridos em 24h foi no dia 12/04, com 77 óbitos.
Esse dado será informado diariamente.

#useMascara
O seu descuido hoje pode ser o sofrimento de alguém amanhã.

#COVID19mata

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Nésio Fernandes

Nésio Fernandes Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @dr_nesio

22 Apr
Cenário de Risco e caminhos para a Imunização no Brasil.

Podemos viver um possível "apagão de imunizantes" dependentes de insumos/vacinas da Índia, que vive cenário crítico e que pode assumir piores proporções que a brasileira.

A Índia pode priorizar sua vacinação interna. ImageImage
As pressões internas na Índia podem levar suspensão/redução temporária do insumo farmacêutico ativo (IFA) à @fiocruz e a disponibilidade da vacina COVAXIN da @BharatBiotech, ainda em avaliação pela ANVISA, mas já negociada com o Governo Federal e com a rede privada no Brasil.
Por ser um país produtor de medicamentos, insumos e materiais hospitalares a repercussão pode afetar outros itens que são objetos de exportação da nação indiana. A própria produção de vacinas compete com o consumo de vidros utilizados como frascos de medicamentos injetáveis.
Read 17 tweets
11 Apr
Ele também protagonizou o filme "Adeus, Lenin" (pt.wikipedia.org/wiki/Good_Bye,…!).

Certa vez me senti dentro deste de filme, em um capítulo não publicado, mas vivido em Cuba.
Num plantão de clínica médica no internato, conheci uma "cidadã soviética". Idosa, firme e segura de si, aguardava um familiar buscá-la após aliviar suas dores, uma cólica renal (por uma pequena litíase, "pedra no rim").
Nós, os estrangeiros e imigrantes, em qualquer lugar do mundo nos reconhecemos. Uma sintonia natural da condição de quem em terra alheia fala uma língua não-materna com "acento" e sotaque diferente, somos tratados como "alguém de fora", forasteiro, no caso de Cuba como "yuma".
Read 12 tweets
10 Apr
Serão distribuídos por toda a rede de atenção, com o foco no papel da atenção básica. A orientação é que todo paciente sintomático, independente dos dias de sintomas teste no momento da consulta. Caso negativo deverá manter o isolamento, repetir o RT-PCR na janela de 3-7 dias.
O coronavirus.es.gov.br/painel-covid-1… irá acompanhar a evolução da testagem por tipo de testes realizados nos municípios. Cada caso testado obrigatoriamente deverá ser notificado no Sistema de Informação do SUS para Vigilância em Saúde (eSUS/VS).
Em alguns municípios o absenteísmo a coleta agendada de swab para RT-PCR chegou a 40%. Desta forma iremos garantir resultado imediato, evitar deslocamento de suspeitos e garantir que pacientes sintomáticos realizem adequadamente o isolamento.
Read 4 tweets
3 Apr
A Quarentena/Lockdown reduz a competição pelos recursos hospitalares com outras doenças: caem traumas e condições clínicas/cirúrgicas.

No período da quarentena no ES a demanda diária por leito clínico não-COVID caiu 32,80%. Já a demanda por COVID-19 aumentou 61,47%.
Na atual fase de ampliação de leitos, entre 13/03-31/04/21 serão 824 leitos/COVID-19 abertos, que associados a diminuição de outras demandas, permitirão que o SUS se prepare com maior rapidez para responder a fase de aceleração/estabilidade da pandemia no ES.
O mesmo ocorre com a rede privada que, ao suspender cirurgias eletivas e receber menor pressão por outras doenças, pode ampliar sua capacidade de atendimento.
Read 14 tweets
31 Mar
Na subida, os óbitos dobram. Nas 2 expansões anteriores aconteceram uma sequência de 3 meses de crescimento dos óbitos. Estamos no segundo mês da 3ª expansão. A violência da pandemia nesta fase parece repetir no ES algumas características da 3ª onda da gripe espanhola em 1919.
⚠️Alerto a população: com a carga atual de doentes e infectados (nem todo infectado é doente), é possível ter em abril mais óbitos que em março/21. Serão pelo menos 3 semanas com mais de 900 leitos de UTI/COVID-19 operando com a ocupação crítica.
Na primeira quinzena de abril chegaremos próximo a 2.000 leitos de UTI/Enfermaria COVID-19 operando com mais de 80% de ocupação. A expectativa é que o início da queda na pressão por leitos ocorra na segunda quinzena de abril e deverá ser lenta.
Read 13 tweets
29 Mar
Considero o dia mais triste de toda a pandemia. Tudo que é lícito dizer no exercício da vida privada, nem sempre edifica ou convém na vida pública.

Gostaria que as pessoas que negam o horror tivessem uma expressão mínima de humanidade neste momento hediondo que o Brasil vive.
Hoje não convém dizer, talvez num livro um dia. Para hoje resta serenar e preparar a armadura para mais uma madrugada, ânimo para mais um dia levantar cedo e para o dia depois de amanhã.

Hoje não terminei a coletiva com a expressão "venceremos". Sei que vamos resistir até o final. Já não considero mais uma vitória o ponto de chegada. Seremos sobreviventes de uma catástrofe, não haverá vencedores.
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!