🧵Comparação do número de mortes por #COVID19 em três estados brasileiros com países cuja população é semelhante a deles:
1) Rio Grande do Sul – 23.690 mortos
Grécia – 9.540
Portugal – 16.951
Bolívia – 12.666
Tunísia – 9.825
Suécia – 13.788
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2) São Paulo – 90.627 mortos
Espanha – 77.102
Colômbia – 69.117
Argentina – 59.792
Ucrânia – 42.129
Coréia do Sul – 1.802
África do Sul – 53.757 (com 14 milhões de habitantes a mais).
📌Artigo na @TheLancet (thelancet.com/.../PIIS0140-6… aborda o tema do retorno presencial das escolas e aponta que “a reabertura da escola sem medidas mitigatórias robustas instaura o risco de acelerar a pandemia”. Sintetizo no🧵o argumento do trabalho. Segue 👇1/n
Embora o trabalho foque no contexto europeu, penso que a análise é muito válida para travar o debate no Brasil, atual epicentro da pandemia no mundo e país cuja infraestrutura das escolas está bem abaixo daquela observada nos países desenvolvidos. 2/n
Segue >
O retorno às escolas o mais rápido possível é fundamental para a educação, o desenvolvimento social e o bem-estar físico e mental das crianças, não resta dúvidas. Porém, ao que parece, não foi feito o suficiente para tornar as escolas mais seguras para alunos e funcionários. 3/n
Moro na serra gaúcha, núcleo empresarial bolsonarista. As opiniões retratadas na matéria são comuns inclusive entre trabalhadores e profissionais liberais tb. O tema “corrupção” e o viés moralizador que Bolsonaro representaria são centrais na concepção dessas pessoas. +
Embora muitos sejam sonegadores e cometam outros tipos de corrupção “aceitáveis” em seu meio. Veem Bolsonaro com purismo tb, como alguém que quer o progresso e liberdade “dos empreendedores” e não enxergam o quão sua incompetência e estupidez pessoal inviabiliza isso. +
Fora as exceções, o empresariado médio e o bem sucedido (+ bolsonarista) não tem nível alto de escolaridade e se identifica com a condição rudimentar de Bolsonaro de se expressar e interpretar a realidade. A pandemia e os fechamentos constantes do comércio tem os unido mais. +
Dar fim aos mínimos constitucionais da saúde e educação ou mesmo unificar esses pisos seria uma medida que ataca o coração da Constituição Federal. Desvincular seria um ataque frontal à garantia do direito à educação. Por quê? Acompanha aqui👇 1/n 🧵📓✍️
"Em todos os municípios o percentual aplicado em saúde estava mais distante do mínimo constitucionalmente definido quando comparado ao de aplicação em educação – em geral, o dobro da diferença (3 p.p. acima p/ educação e 5 a 7 p.p. acima p/ saúde)." 2/n ipea.gov.br/portal/index.p…
"A análise revela que o maior risco da unificação dos mínimos constitucionais recairia sobre as aplicações em MDE, ou seja, a educação teria maior risco de perda de recursos que a saúde em 951 municípios, enquanto a saúde estaria em maior risco em 97 municípios." 3/n
1/Ministério da Educação não gasta o dinheiro que tem disponível e sofre redução de recursos em 2020. Orçamento executado da pasta foi o menor desde 2011. Segue 👇
2/O discurso de campanha de Bolsonaro era de que se iria priorizar a educação básica. O repasse do MEC para educação básica foi o menor da década em 2020 (mesmo diante de demandas que a pandemia trouxe de adaptações, inclusão digital, formação docente, combate a evasão. 👇
Um🧵sobre a rede federal de ensino e seus dilemas orçamentários. Em 2003 o país tinha 45 universidades federais, hoje tem 69 (6 em implantação). Desde 2008 a rede federal conta também com 40 institutos federais (com campi em mais de 600 municípios). Veja o mapa da expansão. 1/n
Em 2008 a rede federal oferecia 3.235 cursos, em 2019 esse número dobrou (6.669 cursos). Quando falamos de matrículas, a rede federal também dobrou, saiu de 700 mil em 2008 para 1.335.254 em 2019. Então os gastos do MEC também se duplicaram nessa última década? 2/n
Essa é a execução orçamentária do MEC na última década, corrigida pelo IPCA. Maioria dos recursos são para as universidades e institutos federais e para os hospitais universitários. Repare que mesmo com a expansão descrita acima, a despesa global vem caindo de 2014 para cá. 3/n