Qualquer estratégia de governo, para uma grande população, que envolve saúde, economia, educação ..., implica em uma decisão de quantidade de pessoas com chances de morrer.
Isto não envolve nada de novo dentro do campo dos estudos estatísticos.
É, literalmente, uma previsão +
As decisões do governo envolvem estratégias para tornar a vida da população melhor. O que é "melhor" não é simples ou objetivo.
Mas há indicadores que podem ajudar nestas definições. Assim, temos diretrizes para estabelecer "o mínimo".
Em nosso país isto consta na Constituição
+
No Art.6º consta que
"São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição"
+
Já o Art.5º diz que
"Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade"
+
Perceba que por serem DIREITOS dos cidadãos, existe a contrapartida de isto se constituir em DEVERES do Estado.
Onde temos falhado?
Nós temos HOJE 420 mil mortes hoje por covid-19.
Tivemos uma semana de questões relevantes levantadas em nosso país, citarei algumas delas...
Dia 5 de maio foi noticiado que houve intencionalidade em tornar MANAUS um laboratório para a imunidade de rebanho.
Decisões estratégicas para gerir a crise. Isto não é "não fazer nada". São decisões precisas de fazer o vírus circular para um resultado definido.
Mas, vejamos:
+
Mesmo considerando que exista a possibilidade de (1) Imunidade de Rebanho X (2) Política de Isolamento, o que está em jogo? Que ações existem nestas duas opções?
Vou citar alguns pontos que imagino que possam ser pensados como ações do governo:
1) Imunidade de Rebanho:
sem ações de controle de mobilidade urbana, ajuda de custo para a população vulnerável, e linhas de financiamento para pequenas e médias empresas, campanhas de incentivo para retomada da economia com tudo aberto e pedidos para ocupar a rua;
2) Políticas para o isolamento:
campanhas públicas de conscientização de isolamento, distanciamento, uso de máscaras, higienização, auxílio emergencial, aplicação de multas para quebra de isolamento, financiamento de emergência para pequenas e médias empresas;
Temos duas linhas estratégicas de condução do governo que mudam o que acontece com sua população.
Tais ações geram resultados diferentes.
Na primeira, apostamos que as mortes acontecerão, mas em breve todos estarão seguros por estarem 100% contaminados (eventualmente mortos).
Na segunda opção temos uma busca por contaminar a menor quantidade de pessoas possível, mantendo-as em casa, financeiramente resguardadas.

Supondo que nas duas opções exista investimento igual do governo para buscar uma solução (cura ou vacina) e, alem disso, +
supondo que assim que a solução for encontrada haverá investimento e campanha em massa para que a solução chegue a todos o mais rápido possível, poderíamos perguntar, como governantes:
Qual das duas estratégias haverá mais mortes?
Qual das duas terá menor impacto econômico?
+
Qual das duas estratégias teremos menores custos em longo prazo?
Qual das duas estratégias teremos uma recuperação mais rápida da economia?
Qual das duas teremos menos UTIs ocupadas e qual o custo disto?

A partir destas perguntas, poderemos fazer algum tipo de análise e +
julgar qual caminho podemos tomar, considerando os artigos 5º e 6º de nossa constituição como base, claro.

Adivinha qual das estratégias rompe com vários pressupostos da constituição e não foram tomadas como decisões UMA vez, mas foram reiteradas ao longo deste último ano?
+

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6 May
Sobre a Divulgação científica, as especialidades e os especialistas...
O que faz com que nós tenhamos parte de nossa carreira dedicada à Divulgação Científica (DC) e o que isto tem a ver com nossa formação?
Segue o fio!
Primeiro queria lembrar que algumas coisinhas que falarei aqui estão neste fio:
Vamos começar do princípio: área de formação.
Ela é fundamental para trabalharmos na Divulgação Científica. Temos, em um curso de graduação, uma introdução ampla a um campo de atuação que nos dá condições de atuar em uma profissão que exige ensino superior.
Até aí, nada de novo +
Read 22 tweets
5 May
Mês passado eu comentei com meu colega aqui em casa, a mãe dele na UTI. A primeira previsão de vacina era a primeira dose em fevereiro.
A segunda 21 dias depois.
Ela estaria protegida quando se contaminou.
Se a vacinação tivesse começado em dezembro ou janeiro - e nós teríamos essa condição - eu ñ teria me despedido de muitas pessoas esse ano. Próximas. Não estaria apreensiva esperando notícias diariamente de outras tantas. Há amigos fora do país com 20 anos menos q eu já vacinados
Aqui no Brasil eu tenho muitos amigos vacinados por um privilégio de estarem em grupo de risco (trabalhadores da saúde) e agora docentes com mais de 47 anos.
E digo privilégio por sermos profissionais de ensino superior em uma imensa maioria.
Read 6 tweets
4 May
1/15
Então você acha que não usa o SUS?
Pois tu achas errado, queride!
Tu conheces o Plano de Resposta às Emergências em Saúde Pública?
Ele é de 2013 e têm como objetivo criar um controle em situações de emergência para respostas eficientes
Segue o Fio+
#coronavirus #SUS #COVID19
2/15
Este plano estabelece a atuação da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), da esfera federal do Sistema Único de Saúde (SUS) na resposta às emergências em saúde pública.
E isto vai acontecer por uma série de etapas específicas, eu vou falar sobre o COE, hoje
+
3/15
COE quer dizer Centro de Operações de Emergências em Saúde e ele faz parte do Sistema de Gestão de Riscos em Saúde, que compreende um conjunto de estratégias para conter, controlar e minimizar efeitos de alguma emergência.
+
Read 18 tweets
4 May
BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO DE JANEIRO DE 2020, feito pelo corpo técnico do MS, apontando a situação da COVID-19 no mundo. ANÁLISE TÉCNICA, DE FUNCIONÁRIO DE CARREIRA.
Vocês têm noção do que é isto?
Pois vejam...
portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/202…
Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública | COE-nCoV
o COE foi instituído em 2013, no Plano de Resposta à Emergências em Saúde Pública.
O intuito é, exatamente, o corpo técnico agir monitorando o que acontece no mundo e como pode responder +
portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/201…
O COE produz documentos analisando o que acontece e apresenta planos de ação para o ministério. O primeiro referente ao SARS-CoV-2 é de janeiro! Em 4 de fevereiro sai a portaria que nos coloca em situaçaõ de Emergência.
Não venha falar mal de funcionários de carreira do MS.
+
Read 5 tweets
3 May
Dia desses eu fiz um fio sobre uso de EPIs Respiratórios e o retorno do trabalho.
Hoje eu fiz uns cards pro Instagram e vou colocar aqui pra quem quiser usar, comentar (etc.).
+
Read 4 tweets
29 Apr
“Olha que legal, um professor com sobrecarga fazendo mais do que sua tarefa pq não temos estrutura para realmente trabalhar como temos que trabalhar”
@eptvoficial não. Não é legal. Se tem algo que não é, é legal.
Isso é trágico, triste e só mostra a crueldade de nossa realidade.
Não romantizem sobrecarga docente. Não romantizem o cotidiano de miséria da educação brasileira com discursos que mostram grandes salvadores. Ninguém teria que ser exaltado por isso se a gestão pública entregasse o que é constitucional à população.
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Professores não são voluntários, são profissionais. Devem ser tratados como tais. Não é vocação - a gente estuda e se forma para ocupar esse espaço.
Respeita a profissão. Respeita o trabalho e o trabalhador. Não romantiza nos tornando grande herói.
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