Sobre a Divulgação científica, as especialidades e os especialistas...
O que faz com que nós tenhamos parte de nossa carreira dedicada à Divulgação Científica (DC) e o que isto tem a ver com nossa formação?
Segue o fio!
Primeiro queria lembrar que algumas coisinhas que falarei aqui estão neste fio:
Vamos começar do princípio: área de formação.
Ela é fundamental para trabalharmos na Divulgação Científica. Temos, em um curso de graduação, uma introdução ampla a um campo de atuação que nos dá condições de atuar em uma profissão que exige ensino superior.
Até aí, nada de novo +
A pós-graduação (mestrado ou doutorado) são cursos em que nos especializamos em uma área específica, desenvolvendo uma PESQUISA nesta área. Mas a pós-graduação é mais do que isto. No Brasil, também é parte da formação para atuação como docente de nível superior.
Tá, mas e a DC? +
A DC pertence à área da COMUNICAÇÃO, que é considerada das Ciências Sociais Aplicadas.
Isto em um campo de formalidades e caixinhas acadêmicas - que são importantes para muitas coisas. No entanto, não dão conta de tudo, óbvio.

E como nossa formação se relaciona com a divulgação?
É aí que vários meandros se fazem presentes.
A divulgação científica é "tornar de domínio público o conhecimento científico", segundo o Eduardo Bessa - e esta é uma das definições mais bonitas que eu conheço.
A Divulgação é uma via de democratização do conhecimento científico+
Mas a DC tem lá seus embates...
- Existem aqueles que defendem o preciosismo da especialidade (mas e aí? Alguém que não é da comunicação poderia fazer DC?)
- Outros já apontam que a DC pode ser feita a partir da especialidade, mas ela é mais ampla do que nosso curso de pós.
+
(claro que há mais do que isso também...)
Aqui há uma certa dificuldade em delimitar. Por exemplo: meu doutorado é em Educação. Mas eu pesquisei uma revista de divulgação científica e os conteúdos de genética humana nesta revista.
Minha pesquisa falou sobre o quê?
De um modo amplo, eu abordei determinismo biológico, conceito de ciência, determinismo genético, eugenia, evolução e noções de sujeito.
Um dos temas que eu menos me sinto à vontade para falar é "Educação" no sentido mais usual do termo.
+
As áreas de formação, dependendo dos projetos de pesquisa, são bastante interdisciplinares - e precisam ser. Nenhum pesquisador passa incólume de estudar inúmeros textos, artigos, teses que atravessam nossa área.
As delimitações são tênues e nem sempre fazem sentido +
Além disso, não é como se, na ciência, nós parássemos de estudar após o mestrado ou doutorado.
Iniciar novos estudos, se jogar em áreas de pesquisa ou de atuação, buscando rigor no que se faz e se aprofundando em novas áreas é absolutamente COMUM no meio científico.
+
Além disso, nós trabalhamos em equipes interdisciplinares. Debatemos conceitos, artigos, áreas de conhecimento. Articulamos ideias para elaborar trabalhos conjuntos.
A DC busca democratizar conhecimento e deveria ser sobre humildade e reconhecimento de limites.
Limites?
+
Sim! Limites, pois nos possibilita ampliar mais e mais nossas condições de trabalho.
E eu usei aqui a MINHA experiência como parte do debate.
Precisa ter mestrado e doutorado para fazer Divulgação Científica?
Não. Não precisa.
Precisa buscar conhecimento técnico e científico.
+
precisa aprofundar o olhar e analisar com acurácia os dados.
É preciso, sim, se jogar em campos de conhecimento - e as especializações ajudam (e muito...).
Porém podem também nos deixar desnorteados achando que é só sobre isto que se trata.
E, ao fim e ao cabo, (tcharammm)+
podemos nos esquecer que nossa formação não é em COMUNICAÇÃO, por exemplo. E que fazer fio no twitter, cards no insta, podcasts ou vídeos não necessariamente me faz alguém entendedora da DC. Me faz alguém que está fazendo fios, cards, áudios e vídeos (risos).
Se formos comunicar apenas - e tão somente - nossa área de especialidade no sentido estrito do termo, estaríamos circulares e sem qualquer condição de estabelecer diálogo entre pares.
A pesquisa é, e deve ser, interdisciplinar - tanto quanto deve reconhecer seus limites.
+
parcerias são bem vindas, pois agregam conhecimento, nos possibilitam ampliar a visão e democratizar não apenas o nosso conhecimento específico e de nossa caixinha. Possibilitam que vejamos o conhecimento como integrado e passível de ser construído como deve ser: coletivamente.
A divulgação científica não está aqui para ser messiânica e salvadora de todos (ou não deveria estar aqui para isto).
A divulgação científica está aqui para ser acessível e acessada, pelo encantamento que temos pela ciência e por tudo o que ela nos possibilita entender do mundo +
E é por nos encantarmos por tudo o que o conhecimento nos possibilita que organizamos conteúdo, colaboramos com colegas, dialogamos com todos que for possível.
A democratização do conhecimento também não se faz por uma só pessoa - por ser democrática, busca ampliar seu escopo.
E se não for para mergulhar de cabeça em algo colaborativo, coletivo, compartilhado e, acima de tudo, HUMILDE em relação à construção do que queremos para nosso futuro, a partir de uma ciência para todos, a gente nem começa...
;-)
o fio de hoje eu nem vou pedir rt, vou só dedicar a todes da DC que tem sido colabs tão incríveis e potentes em tempos tão árduos
é nóix

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8 May
Qualquer estratégia de governo, para uma grande população, que envolve saúde, economia, educação ..., implica em uma decisão de quantidade de pessoas com chances de morrer.
Isto não envolve nada de novo dentro do campo dos estudos estatísticos.
É, literalmente, uma previsão +
As decisões do governo envolvem estratégias para tornar a vida da população melhor. O que é "melhor" não é simples ou objetivo.
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Em nosso país isto consta na Constituição
+
No Art.6º consta que
"São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição"
+
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5 May
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#coronavirus #SUS #COVID19
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Dia desses eu fiz um fio sobre uso de EPIs Respiratórios e o retorno do trabalho.
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29 Apr
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