Camarote, amanhã será depoimento de Antonio Barra Torres!
Então... vamos recapitular algumas coisas?
Barra Torres chegou a diretoria da ANVISA em julho de 2019, por indicação do presidente da república Jair Bolsonaro.
Em janeiro de 2020, foi indicado para assumir a presidência da Agência e aguardou a sabatina do Senado que ocorreu em 19 de Outubro de 2020.
No primeiro semestre de 2020 Torres defendia, nas reuniões do Grupo Executivo Interministerial de Emergência em Saúde Pública, posição similar a de Bolsonaro, defendendo que medidas drásticas em relação ao coronavírus não deveriam ser tomadas para evitar pânico na população.
Ao longo da gestão de Mandetta frente ao Ministério da Saúde, Barra Torres acentuou a crise entre a o presidente e o então ministro, ao aconselhar Bolsonaro a recuar sobre impedimento de saídas de cruzeiros no país enquanto durasse a situação de emergência sanitária.
Além disso, o Ministério da Saúde também precisou retroceder na recomendação de que viajantes internacionais ficassem em isolamento por sete dias a partir da data de desembarque (recuo publicado em 14 de março de 2020, na atualização do boletim epidemiológico).
Lembrando que: entre janeiro e março de 2020, Barra Torres teve oito reuniões a sós com presidente da república, no mesmo período teve apenas uma agenda com o então ministro Mandetta.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Senador Omar Aziz dá abertura aos trabalhos, agora os senadores se inscrevem para fala.
Precisamos dizer a senadores governistas tentaram levantar teses de perseguição ao Jair Bolsonaro?
Nesse momento Senador Humberto Costa (PT) fala sobre o pedido do líder do Partido dos Trabalhadores quanto as dúvidas jurídicas relativas a CPI poder ou não investigar governadores e prefeitos.
🚨 | "Enquanto a Pfizer, que obteve registro definitivo para sua vacina em fevereiro, esperou 7 meses, participou de dez reuniões e teve que recorrer a muita gente no governo para conseguir fechar um +
+ contrato – incluindo o ex-secretário de Comunicação, Fábio Wajngarten, que depõe hoje à CPI da Covid –, a Precisa fez apenas seis reuniões e liquidou a fatura em menos de quatro meses."
"O contrato com a Pfizer foi fechado em março. A primeira remessa de doses da vacina, com um milhão de unidades, chegou ao país no último dia 29. O ministério assinou ontem o segundo contrato, para o fornecimento de mais 100 milhões de doses."
Na prática, o CFM ratifica que qualquer tentativa de se fazer uso da cloroquina através de inalação - fora de estudos e pesquisas cientificas - será considerada irregular, ilegal e antiética.
A título de lembrete, pontuamos que ao menos 8 pessoas morreram no Brasil em 2021 após serem tratadas para Covid-19 com nebulização de comprimidos de cloroquina ou hidroxicloroquina. Foram quatro casos no RS e cinco no AM, todos de pessoas submetidas a procedimentos clandestinos.
O presidente Bolsonaro também defendeu o uso da cloroquina por inalação, mesmo diante da inexistência de estudos quanto a eficácia e confiabilidade do procedimento que resultou em vítimas fatais.
Hoje o diretor-presidente da ANVISA, \ Torres, ao ser questionado sobre os demais países e suas agências regulatórias mencionou duas siglas : ICH e PIC/S.
Mas o que são? O que fazem? Onde vivem?
Sigam o fio 👇
O ICH é o International Council on Harmonization for Technical Requirements for Pharmaceuticals for Human Use.
ou seja: O Conselho Internacional de Harmonização para Requisitos Técnicos para Produtos Farmacêuticos de Uso Humano.
O foco aqui é harmonização
A ideia é que se chegue a um consenso internacional do que é necessário para aprovar medicamentos e produtos farmacêuticos (vacinas).
Assim, se o colega internacional avaliou (e aprovou), há boa parte da documentação que está pronta e isso acelerar a aprovação em outros países
Advogado e empresário do setor de pesquisa de mídia, apoiou a campanha eleitoral de Jair Bolsonaro em 2018 e auxiliou o presidente em sua aproximação com a comunidade judaica.
Foi nomeado, em abril de 2019, chefe da Secretaria Especial de Comunicação Social (SECOM), cargo que ocupou até março de 2021. jc.ne10.uol.com.br/politica/2021/…
Em fevereiro de 2020 teve contra sí inquérito aberto pela Polícia Federal sendo suspeito de corrupção e peculato.
O diretor da Fiocruz solicitou a mudança da data de depoimento, marcada para o dia 26, em face a comemorações de aniversário da instituição.
Aziz informa que possivelmente fará substituição com a do Butantã, marcada no dia anterior.
Girão (PODEMOS-CE) volta a falar do uso de valores pelos Estados.
Menciona Paulo Gustavo e o depoimento de sua mãe no Fantástico do domingo, que disse que desvio de dinheiro público se igualava a assassinato na pandemia.